Noruega, da série Países do Ártico
A Noruega é um país que faz parte da península Escandinava e é considerado um dos melhores países para se viver. A Caçada à Aurora Boreal no país é extremamente favorável.
Imagine-se em meio a florestas encantadoras, que parecem terem sido tiradas de um conto de fadas, e que tem como pano de fundo o céu com uma imensa e linda Aurora Boreal dançante. Isso (e muito mais) é o que você encontra na Noruega!
Entre tantos adjetivos, pode-se dizer que esse país é fantástico. Ele, que já é conhecido por ser uma referência em turismo, é um dos destinos mais indicados para Caçar a Aurora Boreal.
Quer saber mais sobre esse país nórdico? Acompanhe o conteúdo e descubra a Noruega!
Aurora Boreal na Noruega
A cada novo roteiro planejado para a Noruega me sinto revivendo um sonho, isso porque essa expedição é daquelas que fica pra sempre na memória. Já considerado um dos melhores países para se viver, conta com um sistema turístico de ponta.
Além disso, é uma região extremamente bem desenvolvida estando no que chamo de Trilho da Aurora ou Zona Auroral, área propícia à receber atividade solar para ver a Aurora Boreal.
Localizando a Noruega no Mapa
Localizada na Europa, a Noruega faz parte da porção oeste da península Escandinava, fazendo fronteira com a Suécia, Finlândia e Rússia.
Com uma extensa costa litorânea, o país é recortado por fiordes, característica que proporciona belíssimas paisagens. Parte do território da Lapônia também está localizada na Noruega, terra nativa do povo Sami.
O país também é classificado como um dos melhores países para se viver e já foi classificado como o país mais desenvolvido do mundo.
Além disso, no ano de 2017, uma pesquisa realizada em conjunto com a ONU classificou o país também como o país mais feliz do mundo.
Etimologistas acreditam que o nome do país significa “o caminho para o norte”. De acordo com outra teoria, Noruega advém da palavra nór, que significa estreito ou norte, referindo-se à península Escandinava.
Natureza e Cultura Local
O encontro com a Aurora Boreal na Noruega é de arrepiar. O aspecto natural do país impressiona tanto, que é possível esquecer do frio.
Oferecendo belas paisagens, a vegetação é bem diferente da que encontramos aqui no Brasil, por exemplo.
Como dito anteriormente, o país é recortado por fiordes, que são golfos estreitos e profundos, delimitados por montanhas. A Taiga e Tundra são os tipos de vegetação mais predominantes na região, assim como a floresta boreal.
O país também conta com o Polar Park, que é um parque de vida selvagem na região de Bardu. Lá é possível conhecer animais que não estamos nem um pouco acostumados a ver e são lindos!
Minha paixão pelos ursos é inimaginável, os meus queridos amigos do Polar Park já me conhecem 🙂
Mas, é claro que a visualização irá depender da sorte, já que alguns animais podem estar em época de hibernação.
Mesmo assim, nada tira a energia que é visitar a Noruega, ainda mais em busca da Aurora Boreal, que para mim, é o fenômeno mais lindo do mundo.
Agora, dá uma olhada nos lugares lindos da Noruega:
A Noruega é também centro de uma das culturas mais exploradas no cenário cinematográfico e audiovisual.
Berço de grande parte da cultura dos Vikings, sua era foi extremamente importante para unificar os povos nórdicos e dar origem às mitologias da região.
O termo Viking é aplicado para se referir aos exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos que viviam no território onde hoje está localizada a Noruega, Dinamarca e Suécia.
Gastronomia
Para quem deseja experimentar sabores diferentes, a Noruega é a pedida certa. Por ser um país que vive da pesca, muitas refeições e pratos incluem o peixe como ingrediente principal.
O salmão defumado é o prato típico e mais conhecido internacionalmente. Logo no café da manhã esse prato já é consumido, assim como arenque defumado e óleo de bacalhau.
Outro prato tradicional escandinavo é o Smorgasbord, que consiste em um bufê de frios, pães, arenque, salmão defumado, caviar, entre outros alimentos.
O legal é visitar diferentes estabelecimentos e aproveitar o que há de diferente para comer. Faz parte da nossa viagem ir a lugares em que teremos a experiência cultural e cotidiana dos moradores.
Caçando a Aurora na Noruega
Esse território Nórdico é uma região extremamente bem desenvolvida, possuindo muitos lugares favoráveis à atividade solar para observar a Aurora Boreal, oferecendo um ótimo desafio.
Existem diversos destinos a serem visitados no país. Por lá, já visitei destinos como:
- Ilhas Lofoten; as condições de segurança e logística não me agradam apesar da beleza do local.
- Senja; faz parte de algumas das nossas expedições.
- Cabo Norte;
- Svalbard; Ilha fora da região continental
- Tromso; nosso principal HUB
- Kilpisjarvi; a incrível experiência da Lapônia
- Tenevoll; lugar que está no nosso coração um dos meus prediletos em todo artico.
Período para observar a Aurora Boreal
Como sempre reforço, o ponto chave é pensar na temperatura em que o país irá se encontrar ao escolher qual expedição irá. Lá os invernos costumam ser longos e bem rigorosos, enquanto os verões tendem a ser mais amenos.
Para otimizar as chances, as expedições são realizadas entre setembro e abril, que é quando a escuridão volta para o país. É uma experiência incrível!
Priorizamos sempre o conforto e segurança do início ao fim da viagem.
Garanta já a sua vaga por esse país congelante e amável! Confira as próximas expedições marcadas!
Continue acompanhando o blog para mais novidades sobre a Aurora Boreal.