Home » Noruega » Aurora Boreal na Noruega em 2022. Prepare-se!

Aurora Boreal na Noruega em 2022. Prepare-se!

aurora-na-noruega
01 mar 2021 Noruega, ÚLTIMOS DESTINOS 0 COMENTÁRIOS

A cada roteiro que elaboro para a caçada da Aurora Boreal na Noruega, me sinto revivendo um sonho. É impossível não relembrar dos momentos que passei junto de outros viajantes, o país é definitivamente um daqueles lugares que você não abandona, nem quando se despede deles. 

A Noruega é, sem dúvida, um lugar muito encantador ainda mais para quem quer ir em busca da Aurora Boreal. O país já atrai turistas por conta se suas lindas paisagens e cultura diferente, mas, sair comigo para uma Caçada à Aurora® é com toda certeza uma atividade inesquecível a se fazer. 

Quer saber mais sobre a Aurora Boreal na Noruega? Acompanhe com a gente a seguir!

Aurora Boreal na Noruega: uma jornada inesquecível 

A Noruega é referência em turismo pelo mundo todo, e isso é por algum motivo. Os cenários que encontramos lá parecem algo retirado de um conto de fadas, cada foto é um cartão postal e tendo como plano de fundo claro, a dançante Aurora Boreal pairando no céu. Por ser já um atrativo turístico, o país conta com vários hotéis, restaurantes e atividades. 

O país também já foi considerado diversas vezes como melhor país para se viver, sendo o mais pácifico e o mais feliz do mundo! Uma região super bem desenvolvida, e está no Trilho da Aurora oi Zona Auroral, propícios à receber atividade solar para ver a Aurora Boreal. Dentre tantos destinos neste grande território, já visitei: Ilhas Lofoten, Svalbard, o Cabo do Norte e Bodø. 

Assim como o Alasca, a Noruega também possui uma grande riqueza em sua fauna e flora. A paisagem é completamente diferente da daqui do Brasil, com montanhas fiordes, taiga, tundra, além das Florestas Boreais.

Lá também temos a oportunidade de visitar o Polar Park, parque da vida selvagem que fica na região de Bardu, onde é possível conhecer diversos animais bem diferentes. A visualização pode ser um pouco complicada devido a hibernação dos animais, mas nada tira a energia que é estar na Expedição Aurora Boreal® na Noruega; vendo a vida selvagem e com o Caçador de Aurora Boreal(r) percorrendo esse fantástico pais. 

O país também é parte da terra nativa do povo Sami, que se estende pela Finlândia, Suécia e península de Kola, na Rússia. Essa região se chama Laponia. 

Roteiro de viagem para a Noruega

O roteiro das minhas viagens para caçar a Aurora Boreal na Noruega pode variar a cada expedição, mas sempre procuro levar meus grupos ao lugares mais incríveis e favoráveis para a experiência das auroras.

Lapônia

Sim, parte da Lapônia está localizada na Noruega. A região fica dividida entre 4 países diferentes: Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. Além das paisagens magníficas da floresta boreal, o povo de Sami guarda a lenda originária do Papai Noel. Estar neste lugar é experienciar momentos únicos, por isso procuramos fugir das rotas convencionais, levando os grupos a lugares que escolho momentos antes de sairmos do hotel, com menos interferência luminosa, favorecendo a observação das cores no céu. Se prepare por que a roteiro pode mudar a qualquer momento para irmos em busca da Aurora mais impactante possível. 

Tromso

Conhecida como a “Capital Europeia” da Aurora Boreal, a cidade fica dentro do Círculo Polar Ártico, é jovem e cosmopolita, abrigando turistas do mundo todo, com diversos restaurantes e entretenimento cultural. É um dos meus destinos favoritos do Ártico, e você entende isso quando chega lá.

Kilpisjarvi

Cidade próxima a fronteira da Noruega com a Finlândia, lá nos hospedamos em tradicionais chalés finlandeses, aconchegantes e encantadores. A paisagem é belíssima até lá, e também realizamos atividades com o povo Sami, aprendendo sobre a cultura local e a importância das renas. Esse lugar é mágico e visito ele anualmente desde 2012.

Tenevoll

Com um microclima que favorece a caçada das auroras, a região de Tenevoll é excepcional. De lá, visitamos a região de Bardu e o Polar Park, parque de vida selvagem.  Aqui você vai conhecer animais totalmente diferentes do que está acostumado: Ursos, Volverines, Lobos, Renas, Alces, Linces, entre outros animais extraordinários. 

A partir daí, também deixamos a parte continental da Noruega, indo para a ilha de Senja,  “Noruega em miniatura”, assim chamada pela diversidade de paisagens que refletem a natureza da Noruega, curtir as paisagens. .  

Quando visitar a Aurora Boreal na Noruega?

Como a visualização da Aurora Boreal só acontece com a escuridão do céu, existem épocas indicadas para caçar o fenômeno na Noruega, e conseguir mais precisão na observação do fenômeno. Lá, durante o verão, existe o que chama-se “Sol da Meia Noite”, ou seja, tem dias que não escurecem nunca lá, então fica impossível presenciar as auroras; já que a luz solar é mais forte que as auroras.  

Para otimizar as chances de presenciar a Aurora, nossas expedições acontecem entre setembro e abril, que é quando a escuridão chega na Noruega. E com isso, conseguimos realizar Caçada à Aurora Boreal® e ver as Luzes do Norte a olho nu!

Também considero que não existe um tempo de viagem melhor. Minhas expedições tem duração de no mínimo sete noites sem contar o deslocamento aéreo , pois como estamos em busca de um fenômeno natural, ele é imprevisível, se a viagem for mais curta as chances de conseguir ver as auroras e conseguir sentir a emoção única, são menores.

Digo com orgulho, que das mais de 80 expedições que já fiz, em todas elas tive 100% de aproveitamento, vimos a Aurora Boreal a olho nu em todas as minhas viagens. E isso é fruto de muito estudo, dedicação e respeito à natureza, respeito ao tempo das Auroras e entendo quando elas não aparecem.  

Aproveite e confira nossas expedições para a Noruega aqui.

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre as expedições e a Caçada à Aurora®. 

 

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos
Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos
< LEIA MAIS
Imagens de Aurora Boreal: confira fotos reais do fenômeno
Imagens de Aurora Boreal: confira fotos reais do fenômeno
< LEIA MAIS
Aurora Boreal Islândia: participe da Expedição na temporada 2021 e 2022
Aurora Boreal Islândia: participe da Expedição na temporada 2021 e 2022
< LEIA MAIS