Home » DESTINOS FOTOGRÁFICOS » Caçador de Aurora Boreal: quem é Marco Brotto?

Caçador de Aurora Boreal: quem é Marco Brotto?

caçador de aurora boreal
19 mar 2021 DESTINOS FOTOGRÁFICOS 0 COMENTÁRIOS

Marco Brotto, o caçador de Aurora Boreal, é um brasileiro com apaixonado pelas Northern Lights. 

Em 2008 depois de uma viagem ao Alaska imaginando que veria a Aurora confortavelmente do deck de um navio, Marco decidiu pesquisar mais sobre a Aurora Boreal.

Em 2011 enfim o esperado encontro, a paixão e virou seu hobby. Durante anos viajava com seus conhecidos ou sozinho por todos os países do ártico.

Anos foram se passando e fez de um hobby seu trabalho, aderindo ao profissionalismo por trás de uma Caçada à Aurora Boreal.

Mas, antes de se tornar o caçador exímio que é hoje, Marco Brotto iniciou uma carreira em design, morou na Itália e teve vários empregos.

Até que resolveu abrir a própria operadora de viagem para realizar o sonho daqueles que desejam observar a Aurora Boreal. 

Vamos conhecer um pouco mais a fundo o Caçador da Aurora Boreal?

Mas, quem é Marco Brotto, o Caçador da Aurora Boreal Brasileiro?

Nascido em Curitiba no dia 11 de dezembro, do signo de sagitário, Marco é um viajante de nascença, e não nega uma boa aventura. Brotto morou em Firenze na Itália durante os anos 1990, estudou História Dell’ arte conheceu o país dos seus ancestrais.

Mesmo iniciando os estudos na área de design com apenas 16 anos, foi lá na Itália que o jovem Marco aprendeu a aprimorar seu olhar para a estética de uma maneira geral. Apesar de não ter terminado o curso, Brotto não parou seus estudos por aí, passando também pelos cursos de história e administração.

A volta de Marco Brotto para o Brasil não foi um caminho tranquilo, no início foi muito trabalho e dedicação. Além de ter tido um comércio de roupas, móveis e também restaurante , ele foi um torcedor ávido do Coritiba Futebol Clube, onde foi vice-presidente durante os anos de 1996 a 2000.

Bom, mas sua paixão pela Aurora Boreal começou alguns anos depois de ter retornado para solos brasileiros. No ano de 2008, viajou para o Vale da Morte, na Califórnia, com seus amigos, que já tinham comentado sobre as luzes dançantes no céu, e voltando para o Brasil iniciou suas pesquisas nessa área. 

Com a curiosidade a mil, Brotto comprou um pacote marítimo para o Alaska. Da Vancouver a Anchorage.Mas, neste momento, não sabia como aconteciam as Auroras e pensava que poderia ver uma Aurora da maneira mais simples: do deck do Navio.

2008: o ano que Marco NÃO viu a Aurora Boreal

Apesar de ter pesquisado algumas informações sobre a Aurora antes de sua viagem, o inexperiente futuro  Caçador de Aurora Boreal decidiu embarcar nessa aventura.

Durante os 10 dias que ficou no cruzeiro pelo Alaska não observou uma luz sequer, voltando para o Brasil completamente decepcionado. Lá descobriu que a Aurora tem seus segredos e suas vontades.

E foi dessa pequena frustração que sua vontade aumentou, desvendar a Aurora Boreal. Foi aí, depois deste fiasco de viagem, que Marco nunca mais perdeu a oportunidade de se encontrar com  a Dama da Noite.

A primeira vez que Marco Brotto presenciou a Aurora Boreal foi em 2011 e mesmo mais preparado não foi fácil. Depois de muita pesquisa decidiu ir à Noruega, Tromso.

Reservou 5 noites no local e contratou para todas as noites diferentes ” passeios ” para ver a Aurora Boreal. Mais uma frustração? 4 noites de tentativas e um sucesso pífio.

Na última noite, sozinho nos fjords, enfim ele conseguiu ver o que chamou de “monstro verde”, já que no primeiro momento teve medo. Depois só foi paixão e esse romance pela Dama da Noite permanece até hoje.

Ali surgiu a paixão e o  Caçador da Aurora Boreal®, marca registrada por ele no INPI para as classes relacionadas a viagens e afins. 

aurora boreal groenlândia

Quantas vezes já fui para o Ártico?

Até então, o brasileiro Caçador da Aurora Boreal já visitou o Ártico mais de 80 vezes e viu a Aurora Boreal em todas elas. Por isso, se você quiser e estiver com muita vontade de ver tal fenômeno, conte com o Marco para embarcar nesta jornada. 

Brotto, um aventureiro nato, também embarca em viagens totalmente sozinho. A fim de conhecer novas culturas e lugares, sempre volta com boas histórias para contar.  

Uma das maiores qualidades do Marco é saber e entender a diferença entre ver um lugar e conhecer ele de verdade. Por isso, em todas as suas viagens, dedica um tempo especial para desviar de caminhos óbvios e turísticos, para absorver a cultura local.

Para o caçador, o maior atrativo das luzes é sua beleza visual, assim como a energia que a envolve. É como se fosse um presente para a vida. 

A maior dificuldade que Brotto enxerga para a Caçada da Aurora Boreal são os estudos que a envolvem e estar disposto a sair de sua zona de conforto. Também é preciso ter paciência e compreender que este é um fenômeno da natureza, não pode ser controlado.

O Caçador de Aurora Boreal e a fotografia

Marco Brotto tornou- se um fotógrafo autodidata por conta de toda sua paixão pela Aurora Boreal. 

No ano de 2015 levou o 1º lugar no Concurso Nacional de Astrografia, e, no mesmo ano, foi convidado pela embaixada da Noruega para participar da Feira Escandinava expondo suas fotos fora de solos brasileiros. 

Nesses anos todos, expôs suas fotografias em diversos eventos, exposições de âmbito internacional, individuais ou coletivas fotógrafos profissionais. 

Em março de 2021 Marco lançou o livro “Aurora Boreal: Amor em forma de luzes e cores”, uma coletânea que reúne fotografias realizadas durante seus 10 anos de expedição. 

O livro possui 220 duas páginas e conta com fotos de 82 expedições pelo Ártico, simbolizando seu sucesso em encontrar a Aurora Boreal, obtendo uma taxa de 100% com todas as suas viagens realizadas.

Ainda, as fotos que estão em seu livro ilustram páginas de publicações pelo mundo todo, como a revista Veja e National Geographic da Espanha, Itália, Japão, Twain e Hong Kong. 

A obra também conta com incríveis depoimentos de viajantes que já conseguiram experienciar este belíssimo fenômeno junto ao Caçador de Aurora Boreal. 

Além disso,  já foi entrevistado pelo grande Jô Soares, e é a referência nacional no estudo e assuntos relacionados a Aurora Boreal.

Como fazer para embarcar nesta jornada?

Marco oferece em seu site diversas opções de expedições por 11 países diferentes na região do Ártico. você pode conferir os roteiros e entender o que cada região tem a oferecer! 

Mas, vá preparado mentalmente, pois caçar a aurora boreal não é tarefa para muitos, mas com certeza dá uma bela recompensa! É um processo longo, e com muita busca,  precisa sair da zona de conforto, é um fenômeno que existe o tempo todo, mas é preciso buscá-lo. 

As expectativas precisam ser gerenciadas quando tratamos da Aurora. Com a quantidade de fotos que existem por aí do fenômeno, é preciso entender que diversas delas são modificadas digitalmente, passando uma falsa impressão de como a aurora deveria ser. 

As chances de presenciar a Dama do Norte são maximizadas quando se obtém paciência, estudo e expertise. A experiência envolve muito mais que olhar para o céu, ela se inicia no momento de decisão de embarcar nesta jornada.

A Aurora também não aparece em nenhum lugar mais bonita do que em outro. Como este fenômeno acontece entre 50 km e 200 km da Terra, desde que estejamos localizados na Faixa da Aurora, região próxima aos círculos polares, já é possível observá-la. 

Gostou de saber um pouco mais sobre o Caçador de Aurora Boreal? Continue acompanhando o blog para mais conteúdos e novidades sobre a Caçada à Aurora Boreal®. Venha viver esse fenômeno conosco! 

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Turismo na Suécia: entre o antigo e o moderno na Escandinávia!
Turismo na Suécia: entre o antigo e o moderno na Escandinávia!
< LEIA MAIS
Aurora Boreal: o que é e quais são as características
Aurora Boreal: o que é e quais são as características
< LEIA MAIS
Aurora Boreal na Finlândia: Expedição em 2022
Aurora Boreal na Finlândia: Expedição em 2022
< LEIA MAIS