Home » DESTINOS FOTOGRÁFICOS » Aurora Boreal na Finlândia: Expedição em 2022

Aurora Boreal na Finlândia: Expedição em 2022

aurora boreal na finlândia
22 fev 2021 DESTINOS FOTOGRÁFICOS, Finlândia 0 COMENTÁRIOS

A Aurora Boreal na Finlândia é definitivamente um dos destinos mais procurados por quem deseja viajar comigo para caçar a Aurora Boreal.  

Eu e minha equipe fazemos o possível para tornar essa experiência ainda mais especial, explorando juntos países inóspitos e peculiares do círculo polar ártico, com muita segurança e conforto. 

Além do cuidado no planejamento da viagem, existe uma questão muito lúdica sobre a Finlândia. Além dos “mil lagos”, dos territórios que dão forma à Lapônia. Esse destino também é conhecido como a terra do Papai Noel. 

Confira alguns pontos que separei sobre a Expedição Aurora Boreal® Finlândia.

Caçando a Aurora Boreal: Finlândia

A Finlândia é um dos destinos mais buscados para a visualização da Aurora. Na região é possível encontrar belíssimas e curiosas paisagens, principalmente por conta de seus “mil lagos”. 

O país recebe esse apelido carinhoso por conta de possuir cerca de 187 mil lagos em seu território, em muitos deles têm um vilarejo ao redor. 

Explorar a Finlândia é como encontrar arte em um museu, a cada olhar parece que enxergamos um quadro, tendo quase a certeza que estamos fazendo parte de um cenário completamente imaginado. O país possui uma cultura muito rica e fascinante, proporcionando momentos inesquecíveis junto aos moradores locais. 

Para quem gosta de frio, a região é uma pedida certa! A temperatura de lá costuma ser 5ºC mais baixa que em outros países nórdicos, variando durante o verão de 25C até no inverno chegando facilmente a -35C e até mais. 

Quando ver a Aurora Boreal?

Na Finlândia, a Aurora Boreal acontece durante muitas noites por ano! Mas não é durante todo ano, que as chances de ver a olho nu as Luzes da Noite existem, por conta da escuridão que é necessário. 

A temporada começa no final do Verão e início do Outono, quando  o frio é menos intenso, não tendo tantas noites escuras  como nos dias de Inverno. Porém o deslocamento durante a Caçada a Aurora Boreal® pode ser mais fácil e longo , equilibrando assim as chances durante todos os meses do ano. 

Então, elas podem ser vistas basicamente entre o final do mês de setembro e início de abril, sendo que não existe um mês melhor que o outro. Cada destino e mês tem suas características e escolho as datas imaginando quais dinâmicas poderemos usar maximizando as chances de um lindo espetáculo.

Sempre lembrando que, lidamos com a mãe natureza, então conseguimos uma excelente previsão mas não ter uma exatidão sobre o aparecimento das auroras, ela depende de diversos fatores, como a intensidade das atividades solares, condições meteorológicas, entre outros.  Porém com 82 expedições e todas elas vendo a olho nú a Aurora Boreal 

aurora-boreal-na-finlandia
Aurora Boreal na Finlândia

Onde caçar a Aurora Boreal na Finlândia?

Rovaniemi

A região de Rovaniemi é um dos locais mais conhecidos no país onde é possível observar o fenômeno da Aurora Boreal. E o monitoramento da atividade é realizado em Sodankyla, no Centro de Investigação de Auroras Boreais. 

Capital da Lapônia Finlandesa, tem uma população de 62 mil habitantes, oferecendo uma ótima estrutura turística e de transportes, incluindo aeroportos, estações de trem e de ônibus. E, a cidade é conhecida também como terra do Papai Noel, possuindo uma vila muito legal para visitação, assim como a fazenda de renas.

Tankavaara

Nesta belíssima região, além de ser possível observar esse lindo fenômeno, você pode ter uma experiência com os Huskies Siberianos, que, em seu ambiente natural, nos recebem com muito amor e carinho. Região que está em nossos roteiros. No período da noite saímos para caçar a Aurora Boreal. 

Inari

A região cercada por lagos tem uma possibilidade de deslocamento que me agrada muito para buscarmos as luzes. É possível alcançar a Noruega e a fronteira da Rússia com conforto, e aí, uma noite muito emocionante nos aguarda! Nesta região, é possível com muita sorte, observar o fenômeno da Dama da Noite deitado em um Igloo de vidro! em alguns roteiros incluímos uma noite no igloo.

Kilpisjarvi

Kilpisjarvi é um vilarejo finlandês, situado entre a tríplice fronteira entre Noruega, Suécia e Finlândia. A região é pouco povoada e seus habitantes são os sami, ou lapão, grupo indigena que ocupa o território nórdico há milhares de anos. É um local bem isolado, oferecendo boas condições de visibilidade para as caçadas. Um dos meus locais prediletos, visito anualmente o vilarejo desde 2012.

Além disso, as regiões de Inari e Saariselkä são locais notáveis para observar a Aurora Boreal no país. 

Confira mais roteiros aqui.

Como fazer uma expedição inesquecível

Durante as caçadas das luzes do Norte nós somos imparáveis! Em tempo , sempre precisamos seguir as regras locais de transporte de turistas, os motoristas por lei devem ser locais, fazem cursos regularmente e precisam de uma autorização especial para isso. E eu e minha equipe não descansamos enquanto não temos certeza de que estamos fazendo o máximo para proporcionar a melhor experiência e emoção aos nossos grupos. 

Com muita qualidade e experiência, trabalhamos dia após dia para que seja possível aos viajantes sentir e observar as luzes dançantes, nas mais variadas formas, tamanhos, cores e intensidade, mantendo assim um alto índice de aproveitamento nas noites em que os grupos se deslocam para caçar. Todo o estudo e análise durante as viagens fazem diferença. 

Vem com a gente nessa aventura única! 

E para mais conteúdos sobre a Aurora Boreal e sobre nossas próximas expedições é só acompanhar nosso blog. Fique atento que traremos mais novidades!

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Aurora Boreal: o que é e quais são as características
Aurora Boreal: o que é e quais são as características
< LEIA MAIS
Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos
Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos
< LEIA MAIS
Imagens de Aurora Boreal: confira fotos reais do fenômeno
Imagens de Aurora Boreal: confira fotos reais do fenômeno
< LEIA MAIS