Home » DESTINOS FOTOGRÁFICOS » Aurora Boreal: o que é e quais são as características

Aurora Boreal: o que é e quais são as características

aurora-boreal
08 mar 2021 DESTINOS FOTOGRÁFICOS 0 COMENTÁRIOS

Ah, a beleza da Aurora Boreal! Esse jogo de luzes que acontece no céu é capaz de encantar qualquer ser humano com sua grandiosidade. Para mim, o Caçador de Aurora Boreal®, ela é sem dúvida o fenômeno mais lindo do mundo!

Apesar da chamada Dama da Noite ser impressionante, ela simplesmente não aparece no céu com dia e hora marcados. Para presenciar este fenômeno é preciso força de vontade para caça-lá, muita experiência e estudos para entender como ele funciona, onde pode aparecer, como se forma e quais são suas cores. 

No conteúdo de hoje vou explicar para você o que é a Aurora Boreal e quais são suas características. Vem comigo! 

O que é a Aurora Boreal?

A Aurora Boreal (hemisfério norte) ou Aurora Austral (hemisfério sul), conhecida cientificamente pelo nome de Aurora Polar, é um fenômeno físico-químico, que é resultado do choque do plasma solar, que é composto por elétrons, prótons e neutrinos com os elementos das camadas mais superiores da Terra. 

Esse mesmo plasma que viaja centenas de quilômetros por segundo no sistema solar é que irá dar as características para as auroras, em relação a sua cor e luminosidade. Os prótons acabam por formar auroras mais difusas e não tão brilhantes, pouco visíveis ao olho humano. 

Já os elétrons, que chegam super energizados na Terra por conta de sua alta velocidade e características , rompem o campo magnético do planeta, colide com átomos e moléculas de oxigênio e nitrogênio, criando auroras mais visíveis e brilhantes, possíveis de serem vistas a olho nu. 

Por que ela ocorre nos pólos da Terra?

Tanto as Auroras Boreais quanto as Auroras Austrais, ocorrem nos pólos da Terra por conta da força magnética que lá se encontra. Elas ocorrem em regiões com latitudes elevadas, pois os ventos solares chegam aqui em altíssima velocidade, aí são atraídos diretamente para os pólos, onde há maior incidência de força magnética e fragilidade no campo magnético. 

Então parte desses ventos solares se direcionam para uma camada mais superior da Terra, entrando em uma espécie de túnel magnético, aumentando mais sua velocidade. Quando esse vento composto do plasma , rompe o campo magnético e  entra em contato com os gases atmosféricos, eles se chocam,  aí temos a Aurora Boreal!

Quantas cores uma Aurora Boreal pode ter?

Como já comentei, em minha jornada de 10 anos como o Caçador de Aurora®,  já presenciei a Aurora centenas de vezes em suas diversas cores, formas e perspectivas. 

A cor da Aurora Boreal vem como resultado da ação do plasma com os diferentes elementos da atmosfera terrestre, dependendo de sua velocidade e da altitude em que se encontra. 

Entre as cores mais associadas ao fenômeno estão:

  • Vermelho.
  • Laranja.
  • Amarelo.
  • Verde.
  • Azul.
  • Anil (ou índigo)
  • Violeta.

Quando os elétrons se chocam com o oxigênio acaba por emitir luzes nas cores amarelas, esverdeadas e vermelhas. Já quando se choca com o nitrogênio, emite uma luz azul e violeta.

Localizando a Aurora no Planeta Terra

Sabemos que esse fenômeno pode acontecer nos pólos terrestres, mas em que países especificamente? Primeiro é preciso entender que as auroras acontecem de 50 km a 200 km da Terra, não importando o lugar que você esteja, desde que esteja localizado no que chamamos de Faixa da Aurora, próximo a região dos círculos polares. 

A faixa mais próxima aos círculos é onde a Aurora Boreal ocorre com maior frequência, o qual chamo de Oval da Aurora, Zona Auroral ou Trilho da Aurora. Gosto de sempre reforçar que, se você estiver dentro dessa área, existem sim chances de presenciar a Dama da Noite, mas é preciso ir a campo e caçá-la de fato, pois como é um fenômeno da natureza, não é 100% previsível.

Países em que podemos ver a Aurora Boreal:

    • Noruega: nas cidades de Tromso, Alta, Nordkapp e Kirkenes. Mais ao Sul, Narvik, Tromdhein e Mo i Rana. 

 

  • Finlândia: Toda a região da Lapónia, Ivalo, Rovaniemi, Hetta, Kilpisjarvi e Levi são cidades que estão na Oval da Aurora Boreal. 
  • Suécia: o lugar que é mais recomendado para encontrar auroras boreais é a região de Nordbotten, onde está localizada a cidade de Abisko.
  • Islândia: Toda a região da Islândia é favorável para a caçada das Auroras Boreais. Reykjavik, Vik y Myrdal , Jokulsarlon , Akureyri e Selfoss são regiões mais disputadas no país.
  • Groenlândia: o centro-sul da Groenlândia, Ilulusat , Kangerlussuat e Nuuk são as minhas cidades preferidas. 
  • Alasca: A região de Fairbanks está no Trilho da Aurora. 

 

 

Lembre-se que não existem fronteiras no céu, o vento, a chuva ou a Aurora Boreal não param em fronteiras entre os países. 

Confira aqui Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos. 

Em que época do ano a Aurora pode aparecer?

Assim como não existe um lugar melhor para presenciar esse jogo de luzes no céu, não existe apenas uma época do ano ou mês para saber quando ela irá nos agraciar com sua presença. A Aurora é um fenômeno natural, por isso não dou a garantia aos meus viajantes que com certeza irão observar a Aurora Boreal, mas realizo estudos para que nossas chances sejam maximizadas. 

O que devemos entender é: para que a gente consiga visualizar as luzes coloridas no céu, necessitamos de escuridão. 

Durante os meses de agosto a abril, temos melhor amplitude entre os horários de escuridão e luz. Por esse fator, essa época torna-se interessante para ver a Aurora Boreal entre os dias antes do equinócio de primavera, e alguns dias depois do equinócio de outono. De modo geral, de Agosto até meados de Abril.

Mais informações sobre a Aurora Boreal você encontra aqui! Confira nossas próximas expedições e continue acompanhando nosso blog para mais novidades! 

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Aurora Boreal na Finlândia: Expedição em 2022
Aurora Boreal na Finlândia: Expedição em 2022
< LEIA MAIS
Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos
Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos
< LEIA MAIS
Imagens de Aurora Boreal: confira fotos reais do fenômeno
Imagens de Aurora Boreal: confira fotos reais do fenômeno
< LEIA MAIS