Turismo na Suécia: entre o antigo e o moderno na Escandinávia!
No quarto post da série “Turismo no Ártico”, vamos falar sobre o Turismo na Suécia, país do Círculo Polar Ártico onde o sol nunca se põe no verão e a noite não tem fim no inverno!
Junto com outros países nórdicos da Escandinávia, a Suécia é considerada um dos melhores lugares para se viver, principalmente quando se fala em igualdade social e qualidade de vida.
O que será que podemos encontrar neste belo país nórdico da Europa? Vamos conhecer a Suécia! Nesse post sobre o turismo na Suécia você encontrará:
- Um pouco de história e curiosidades da Suécia;
- Turismo na Suécia: o que conhecer e visitar?
Um pouco de história e curiosidades da Suécia
A Suécia fica no extremo norte da Europa, fazendo fronteira com a Finlândia e a Noruega.
Como outros países da Escandinávia, fica no Círculo Polar Ártico, o que lhe confere temperaturas baixíssimas, principalmente no norte do país.
É por isso que a maioria da população habita mais ao sul, onde as temperaturas são mais amenas no verão, principalmente na capital Estocolmo.
No norte do país, onde o clima predominante é subártico, as noites não têm fim no inverno e, no verão, o sol nunca se põe! Essa é uma das características que mais favorece o turismo na Suécia.
Com uma população de pouco mais de 10 milhões de habitantes, possui uma densidade populacional relativamente baixa: apenas 23 habitantes por km².
E você sabia que o sistema político da Suécia é uma monarquia constitucional?
Isso significa que, embora possua um rei, a autoridade suprema no país é do parlamento, eleito pela população.
O atual Rei da Suécia, Carlos XVI, é considerado Chefe de Estado e está nessa posição desde 1973.
No entanto, possui poderes bem limitados e, na prática, quem efetivamente governa a nação é o primeiro-ministro.
Socialmente, a Suécia é reconhecida internacionalmente pela liberdade e igualdade de gênero!
Além disso, a literatura no país é vibrante, sendo o terceiro país que mais ganhou prêmios Nobel de Literatura!
E uma curiosidade que pode chocar a nós brasileiros: na Suécia é comum as pessoas deixarem bebês sozinhos nos carrinhos ao lado de fora dos estabelecimentos no frio!
Mas não se preocupe, eles não são um povo irresponsável!
É uma prática que busca deixar os bebês em contato com o ar fresco e fugir de possíveis doenças em lugares fechados, pois se passa muito tempo em locais controlados por aquecimento de ar.
Musicalmente, o país já exportou diversos ícones da cena musical! Você sabia que a famosa banda ABBA é originalmente sueca?
Além disso, o país é forte na cena do Heavy Metal, principalmente no sub-gênero Death Metal. Bandas como Europe, John Norum e Hammerfall vêm de lá!
E, na música eletrônica, figuram os famosos DJs: Alesso e Swedish House Mafia e o inesquecível Avicii.
Incrível, né? Vamos conhecer um pouco mais sobre o que os turistas podem aproveitar e conhecer no país escandinavo?
Turismo: o que conhecer e visitar na Suécia?
O território sueco possui muitas ilhas e lagos, tendo possibilidades de turismo dentro e fora dos centros urbanos.
Essa diversidade geográfica se mistura também com a história e cultura do país, que também é considerado uma terra Viking, como a Noruega!
Estocolmo: museus, realeza e gastronomia!
Na capital, Estocolmo, você pode iniciar seu passeio conhecendo um pouco da história do país a partir dos seus museus.
Com diversos ganhadores de prêmios Nobel, a cidade sueca tem um museu dedicado somente a isso: o Nobel Prize Museum (Nobelmuseet), onde você encontra diversas informações sobre os prêmios e os vencedores suecos.
Além disso, para conhecer um pouco mais sobre a realeza sueca, você também pode visitar o Palácio Real Sueco e ainda tirar a famosa foto com os guardinhas do palácio.
Com arquitetura barroca, o Palácio é a residência permanente da monarquia sueca.
E, ainda na capital, você também pode conhecer um pouco mais da gastronomia do povo sueco.
Por ser localizada em uma região com diversas ilhas, a gastronomia local é rica em peixes frescos e comidas leves.
O prato mais famoso é o Gravlax, feito de salmão cru marinado em um mix de sal grosso, açúcar e temperos! Vale a pena experimentar.
Gotemburgo e Malmo: parques de diversões, rodas gigantes, castelos e igrejas!
As duas maiores cidades do país depois de Estocolmo são Gotemburgo e Malmo. Gotemburgo fica ao sudoeste do país e Malmo no extremo sul, muito próximo à Dinamarca.
Em Gotemburgo, na região de Haga, você encontra uma bela vila histórica com construções antigas, casas feitas de madeira e ruas de paralelepípedo.
Além disso, no Parque de Diversões Liseberg você pode passear na famosa roda gigante da cidade.
O Jardim Botânico de Gotemburgo também é uma atração turística de 175 hectares que conta com mais de 16 mil plantas ao ar livre e 4 mil dentro da estufa do parque.
Já na cidade de Malmo, você consegue vislumbrar de perto um encontro entre o antigo e o moderno.
O Castelo De Malmo, construído em 1530, é atualmente a fortaleza mais antiga no estilo renascentista encontrado nos países nórdicos.
Outro exemplar histórico é a Igreja de St. Peter (São Pedro) em Malmo. Construída no século XIV, foi inicialmente uma basílica no estilo gótico.
Além de possuir diversos afrescos medievais, seu altar, de 1611, é um dos maiores altares da Escandinávia!
Ainda, você pode visitar em Malmo o shopping Emporia, que possui uma arquitetura considerada hiper moderna, sendo modelado como se fosse um “8” todo em vidro! E sua área total é equivalente a 4 estádios de futebol!
Arquipélago de Estocolmo: passeios de barco pelas ilhas!
Estocolmo é construída por 14 ilhas e possui mais de 50 pontes! Por isso, um passeio magnífico que pode ser feito na região é de barco em meio às ilhas.
No passeio, você passa pelo Mar Báltico e também por pequenos becos, vislumbrando de perto edificações do século XIX e também mansões modernas e cheias de luxo!
Caçada à Aurora Boreal®
Outra atividade incrível de se realizar na Suécia é a Caçada à Aurora®!
Mais ao norte do país, o céu sueco é mais escuro e limpo, possibilitando uma maior chance de encontrá-la.
Esse fenômeno da natureza pode ser encontrado em regiões do Círculo Polar Ártico, principalmente em regiões mais remotas e afastadas de centros urbanos e iluminados.
Para que seja possível observá-la, é necessário se atentar a diversos fatores, como:
- Condições meteorológicas;
- Intensidade dos raios solares;
- Luminosidade do céu.
Portanto, é recomendável que você faça sua jornada de Caçada à Aurora Boreal orientada sempre por um especialista que conheça (e muito!) o fenômeno, além de ter também o amparo de uma equipe técnica adequada.
Com mais de 80 expedições por todo o Círculo Polar Ártico, eu, Marco Brotto, sou conhecido em todo Brasil como Caçador de Aurora Boreal®!
Nenhuma foto é capaz de fazer jus à grandiosidade e magnificência da Aurora Boreal. Venha conosco nessa jornada que reúne experiências incríveis e de tirar o fôlego!
Saiba mais sobre a próxima Expedição Aurora Boreal® para a Suécia.
Fique por dentro!
- O que é a Aurora Boreal?
- Marco Brotto – O Caçador de Aurora Boreal®
- Blog da Aurora Boreal – Tudo sobre o fenômeno!
Segurança garantida! Todas as expedições de Caçada à Aurora® com Marco Brotto seguem rigorosamente a legislação de cada país, incluindo meio de transporte com motorista local e leis de enfrentamento ao Coronavírus.