Conheça o Sol da Meia Noite, um fenômeno da natureza de tirar o fôlego
..Apaixonado pelo céu e seus astros? Então você precisa conhecer o Sol da Meia Noite! Esse fenômeno natural fantástico ocorre todos os anos bem próximo da extremidade dos pólos do nosso planeta.
O Sol da Meia Noite fica no céu com seu brilho único de forma ininterrupta, que pode durar por dias ou até meses. Ele surge durante o verão do hemisfério Norte e é responsável por atrair diversos turistas e entusiastas da astronomia.
O seu brilho pode ser observado por toda a região dos hemisférios, inclusive no próprio Alasca, Canadá, Islândia, Rússia e na Escandinávia. Por não ter população fixa na Antártida, esse fenômeno afeta mais quem está no Norte.
Há diversos festivais e eventos nas regiões para prestigiar o fenômeno, com muitas músicas, danças regionais e bebida para celebrar o momento. Quer saber mais sobre o Sol da Meia-Noite e o turismo nas áreas que ele surge? Vem com a gente fazer essa viagem!
O que é o Sol da Meia-Noite?
O Sol da Meia Noite é um fenômeno no qual o sol fica presente no céu por 24 horas, durante um período indeterminado de tempo. Esse fenômeno ocorre nos dois hemisférios do nosso planeta, durante o verão de cada região, respectivamente.
Assim, no Pólo Sul, o fenômeno acontece entre os meses de Outubro e Março, enquanto que, no Polo Norte, o Sol da Meia Noite permanece entre Abril e Setembro. Nesses meses, o sol estará presente e visível tanto durante o dia quanto à noite, o que torna a experiência única e ideal para aproveitar belas paisagens desses locais e realizar descobertas incríveis.
Como no hemisfério Sul não há uma população fixa de moradores, apenas bases habitadas por cientistas ou militares, as regiões onde o fenômeno se torna mais visível são no hemisfério Norte, como o Alasca, a Groenlândia, o Canadá, Suécia, Noruega, a Finlândia, a Islândia e a Rússia.
E o Sol da Meia Noite só acontece por causa da localização que esses hemisférios se encontram em nosso planeta, em conjunto com os movimentos da Terra, de translação, rotação e sua inclinação de eixo. Como consequência desse conjunto de fatores, só temos dias atrás de dias nessas regiões, até o término do Sol da Meia Noite.
Quanto tempo dura o Sol da Meia-Noite?
O fenômeno pode ser observado nos dois hemisférios do planeta Terra durante o verão destas regiões. No hemisfério Norte, temos o Sol da Meia Noite presente no céu durante Abril e Setembro, enquanto que no hemisfério Sul observamos o fenômeno entre Outubro e Março.
Apesar de estar presente durante esses meses, não há duração de sua presença no céu. Mas, como assim? Os dias se tornam sem fim, e o Sol da Meia Noite não indica um tempo específico no qual fica presente nessas regiões.
De forma geral, dizemos que ele ocorre nesses oito meses sem interrupção, nos quais apenas dois desses o Sol se torna parcialmente visível por se localizar abaixo da linha do horizonte. Nos demais, o fenômeno transforma as noites em dias e mantém o céu claro durante todo o período de verão presente nos dois pólos do planeta.
Onde ocorre o Sol da Meia-Noite?
O Sol da Meia Noite ocorre nos dois extremos do nosso planeta, ou seja, tanto no hemisfério Norte como no hemisfério Sul. Durante esse período, o fenômeno será responsável por garantir que as noites fiquem totalmente iluminadas — ou seja, teremos apenas dias após dias sem interrupção.
E isso tudo ocorre por causa da inclinação do planeta Terra à medida que orbita ao redor do Sol. Dessa forma, o planeta sempre vai realizar um movimento circular de modo que a estrela esteja sempre próxima ao horizonte de um dos hemisférios, durante os dois semestres presentes no ano. Assim, o Sol apenas muda sua posição, mas nunca deixa de ser dia.
Por mais que ocorra nos dois hemisférios, apenas no extremo Norte há oportunidades de turismo e lazer para observá-lo. Afinal, no hemisfério Sul não há população que habita a região, apenas militares e cientistas que a estudam.
Por isso, o maior aproveitamento do fenômeno é feito na região do extremo Norte, em especial no Alasca, na Finlândia, na Noruega e na Rússia — excelentes lugares para conhecer e curtir essa beleza da natureza!
Alasca
No Alasca, o Sol da Meia Noite está presente entre Abril e Agosto, entretanto, é em Junho que a luz do Sol fica exposta por 24 horas no céu.
O fenômeno é um marco na cidade de Fairbanks, que oferece até um festival para celebrar o fenômeno. São diversas horas de jogos e músicas, assim como comidas e apresentações regionais.
Finlândia
Já na região da Finlândia, o Sol da Meia Noite pode ser visto de diversas cidades. Uma delas é a capital da Lapônia, a cidade de Rovaniemi. Também conhecida como a terra natal do Papai Noel, lá os turistas podem viver diversas experiências além de observar o fenômeno do Sol da meia noite, tais como fazer trilhas com lindos huskies siberianos ou aproveitar a paisagem.
Noruega
A Noruega é uma ótima escolha para curtir o fenômeno — em especial, em sua região Norte. A luz proporcionada pelo Sol enaltece a beleza que as paisagens naturais apresentam e realça o verde da vegetação.
Duas grandes recomendações para o turismo na região são as Ilhas Svalbard, que entre Abril e Agosto ainda é possível encontrar os lindos ursos polares, e as Ilhas Lofoten, que apresentam o Sol da Meia Noite nítido durante Maio até meados de Junho.
Como é o turismo nos locais onde ocorre o Sol da Meia-Noite?
Diferentes países e cidades localizados na região Norte elaboram diversos festivais para celebrar a vinda do fenômeno. Com danças culturais, apresentações artísticas, dentre outras.
O próprio Alasca, por exemplo, promove um festival na cidade de Fairbanks, com músicas regionais, comidas típicas e outras apresentações.
O que causa o fenômeno do Sol da Meia-Noite?
O fenômeno acontece por conta do movimento que o planeta Terra tem em relação ao Sol, através dos movimentos de translação, rotação e da inclinação em relação a seu próprio eixo.
De forma simples, sabemos que o planeta Terra realiza o movimento completo de rotação em 24 horas, o que resulta nos dias e nas noites. Por conta de sua inclinação em relação ao próprio eixo ser de, em média, 23,5º, há uma variação desses períodos de dia e noite.
E podemos ver o quanto a inclinação influencia o fenômeno nesse caso. Pois, se o nosso planeta fosse perpendicular em relação ao eixo, a noite teria uma duração de cerca de 12 horas, assim como o dia. Logo, essa inclinação faz com que os raios solares atinjam o hemisfério norte durante um semestre, enquanto atinge o sul em outro.
É um fenômeno fantástico! Para os amantes de astronomia ou apenas apreciadores da beleza presente no céu, o turismo para as áreas próximas à região do hemisfério Norte é perfeito. Não só pela oportunidade de ver essa beleza única, mas também para conhecer diferentes culturas.