Home » Destinos » Saiba mais sobre o turismo para conhecer os Vikings

Saiba mais sobre o turismo para conhecer os Vikings

história dos vikings
17 dez 2022 Destinos, TIPOS DE VIAGEM 0 COMENTÁRIOS

Curioso para conhecer o lar dos vikings? Quando falamos da história desses guerreiros nórdicos, estamos falando da história dos países escandinavos! Esses territórios foram onde os vikings forjaram suas culturas, crenças e vivências. 

Assim, quando olhamos para os países nórdicos, vemos semelhanças não somente por suas proximidades geográficas, mas também pela herança cultural das suas formações.

Com índices de desenvolvimento elevados, tendo pouca divergência entre eles, esses países oferecem toda sorte de experiências culturais, sítios históricos e paisagens que remontam a um passado não tão distante no tempo. Confira a seguir um pouco mais da história desses povos e das oportunidades únicas de visitar os países nórdicos!

Quem foram os vikings?

Os povos vikings habitavam o norte da Europa na região da Escandinávia, no período entre os séculos VIII–XI d.C., que foi marcado por diversas incursões nas regiões europeias. Nelas, os vikings tinham como finalidade a obtenção de novas terras para colonização e cultivo, para isso eles adotaram desde a prática do comércio, como também saques e pilhagens.

Segundo alguns historiadores, o termo viking era utilizado pelos nórdicos para se referir aos mercenários e piratas. Não se tratava de um termo utilizado pelos próprios povos hoje chamados vikings, mas sim atribuído a eles. Além disso, o termo só se popularizou muitos séculos depois da sua passagem pela terra.

Os povos vikings possuíam domínio de técnicas de navegação e, por isso, se espalharam por diversos locais, como o leste europeu (atual Ucrânia e Rússia), Escócia, Islândia, Normandia, Britânia (atual Inglaterra), Groenlândia, chegando até a América do Norte (nas terras do Canadá).

Sociedade

Os vikings possuíam uma sociedade caracterizada por sua hierarquização, com divisões sociais entre classes muito bem definidas. As tomadas de decisões eram feitas exclusivamente pelos homens que compunham a organização social, sendo feitas através de assembleias.

O topo dessa hierarquização era ocupado pelo rei, chefe militar e religioso do território que controlava. Abaixo do rei estavam os nobres, detentores de grandes riquezas e com vasta quantidade de propriedades, esses possuindo autoridade militar. 

Abaixo dos nobres, estavam os nórdicos livres — escandinavos que não eram nobres e nem escravos, e compunham a maior parte da sociedade. Por fim, a sociedade era formada pelos escravos. Base das sociedades vikings, os escravos eram formados por criminosos condenados, estrangeiros e pessoas endividadas.

Religião

A religião dos vikings é denominada de paganismo nórdico pelos historiadores, sendo baseada em elementos do xamanismo, magia e transe. Além disso, era politeísta, tendo em seu panteão, como principais deuses, Odin e Thor.

Na sua crença, os deuses moravam num local chamado Asgard e o mundo teria um fim catastrófico denominado de Ragnarok. Vale destacar que os vikings sofreram, a partir do século X, um intenso processo de cristianização.

Quais são os países nórdicos: berço dos povos vikings

O berço dos povos vikings se divide entre 5 países, que possuem altos índices de qualidade de vida e bem-estar social. Ainda hoje, essas regiões conservam parte da memória viking através da preservação dos restos da sua cultura material e imaterial, através das músicas, arquitetura e sítios históricos. Confira:

Dinamarca

Banhada pelos mares Negro e Báltico, a Dinamarca conta com uma cultura rica e uma arquitetura clássica. Sua capital, Copenhague, foi fundada pelos vikings e conta com pontes, palácios, monumentos e castelos que contam a história dinamarquesa.

Contando com um centro histórico preservado e edifícios de arquitetura medieval, a cidade de Ribe é a mais antiga da Dinamarca. Mas se você deseja conhecer uma cidade tradicionalmente nórdica, a cidade de Aarhus conta com um museu a céu aberto que apresenta 75 prédios originais de mais de vinte cidades dinamarquesas.

Suécia

Repleto de atrações turísticas, o país possui cidades históricas e paisagens deslumbrantes, com prédios de herança medieval. Na Suécia ocorre um dos fenômenos naturais mais interessantes do planeta, o sol da meia-noite e também o espetáculo da Aurora Boreal — que, em algumas cidades, pode ser visto em hotéis com iglus de vidro.

Catedral de Storkyrkan, Suécia História dos Vikings
Catedral de Storkyrkan, Suécia

Na capital, Estocolmo, e nas suas cidades vizinhas é possível encontrar edifícios históricos e instalações famosas. A ilha de Gamla Stan, por exemplo, conta com a catedral de Storkyrkan, a Igreja de Riddarholmen e outros edifícios datados de entre os séculos XVII e XVIII.

Noruega

Além de listado como um dos países mais desenvolvidos do mundo, o turismo da Noruega é baseado em suas belezas naturais como fiordes, Aurora Boreal, cachoeiras deslumbrantes, cidades históricas e praias paradisíacas. Assim, é possível fazer atividades como trilhas, safáris para observar baleias e até passeios de trenós.

Fiorde Noruega Vikings

Em algumas cidades do país você pode visitar museus e galerias de arte, como os de Bergen e Trondheim, cidades de origem medieval que irão fazer você mergulhar na história do país.

Islândia

Para os amantes de belezas naturais, a Islândia é um prato cheio! Com numerosos vulcões ativos, o país conta com fontes de águas termais, trilhas nas montanhas, Aurora Boreal e também o sol da meia noite.

Finlândia

Assim como em alguns outros países nórdicos, na Finlândia também é possível observar o sol da meia noite e a Aurora Boreal. Além disso, o país é considerado o berço da vodca.

Como passeios turísticos para conhecer o país é indicado o Turkan Saari Open-Air Museum — um museu a céu aberto na cidade de Oulu — e uma visita ao zoológico na cidade de Rovaniemi, onde é possível ver ursos polares e renas. Nesta última cidade também é recomendado fazer um passeio de esqui numa das melhores estações do país.

Você sabia que diversos países nórdicos recheados de cultura dos Vikings fazem parte do Círculo Polar Ártico?

Além disso, as regiões que fazem parte do círculo têm pelo menos um dia de sol por 24h ao longo do ano e também pelo menos uma noite em que o sol não nasce por 24h também.

Quanto mais ao norte no sentido do Pólo Norte, maior é a quantidade de dias assim!

Essas e outras condições possibilitam que encontremos Auroras Boreais nos céus nórdicos, que são fenômenos da natureza que pintam de forma quase mágica luzes coloridas e únicas no céu.

Assim, nada mais mágico do que a união da cultura mitológica Viking sob o espetáculo de uma Aurora Boreal no céu!

A foto acima, por exemplo, foi tirada em uma expedição que realizamos na Islândia. Incrível, né?

Venha conosco para a próxima Expedição Aurora Boreal® conhecer as belezas intrigantes dos países do extremo norte do planeta!

Quer sentir um gostinho da emoção que é caçar esse fenômeno? Confira o depoimento de uma viajante sonhadora que foi conosco para a Islândia na Expedição #83.

 

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Conheça o Sol da Meia Noite, um fenômeno da natureza de tirar o fôlego
Conheça o Sol da Meia Noite, um fenômeno da natureza de tirar o fôlego
< LEIA MAIS
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
< LEIA MAIS
Você já ouviu falar na cidade do fim do mundo? Conheça Svalbard!
Você já ouviu falar na cidade do fim do mundo? Conheça Svalbard!
< LEIA MAIS