Home » Destinos » Você já ouviu falar na cidade do fim do mundo? Conheça Svalbard!

Você já ouviu falar na cidade do fim do mundo? Conheça Svalbard!

Svalbard
19 jul 2021 Destinos, Svalbard 0 COMENTÁRIOS

Svalbard é um território da Noruega que fica no fim do mundo! Literalmente, é o local permanentemente habitado na Terra mais próximo do Pólo Norte.

Se você acha que viajar para o fim do mundo seria loucura, não poderia estar mais enganado! As experiências e paisagens que Svalbard propicia são inesquecíveis.

Sou Marco Brotto, o Caçador de Aurora Boreal®. E Svalbard é um dos locais onde eu e minha equipe realizamos nossas Expedições Aurora Boreal

Por isso, trouxe nesse post as curiosidades e maravilhas que a cidade do fim do mundo tem para oferecer e tenho certeza que você vai querer conhecê-la depois de ler!

Onde fica Svalbard?

Se não é no fim do mundo, podemos dizer que Svalbard fica no topo do mundo. Em vermelho, no globo abaixo, é o território da Noruega. Svalbard fica em uma ilha a 560 km da costa norueguesa no continente europeu.

Sobre como chegar em Svalbard, você tem duas opções: por avião, saindo do aeroporto de Tromso na Noruega, ou por um cruzeiro, mas os cruzeiros só conseguem chegar em Svalbard no verão.

Para conhecer melhor como funciona a vida peculiar em Svalbard, que significa “costa fria” no nórdico antigo, trouxemos algumas curiosidades abaixo.

Curiosidades sobre Svalbard

Svalbard é o reino dos ursos polares

 

Em Svalbard existe uma grande população de ursos polares. A população permanente lá é de aproximadamente 2.500 pessoas, enquanto a de ursos polares fica entre 250 e 300. Ou seja, existe mais ou menos 1 urso polar para cada 8 habitantes de Svalbard!

Por isso, recomenda-se para os turistas que estejam com guias experientes e que não desbravem os entornos da cidade sozinhos.

Inclusive, existe uma lei local que grupos que saem para passeio devem estar acompanhados de alguém que possua e saiba utilizar rifles com munição dumdum (que expandem sob impacto).

Essa é uma curiosidade que não tem o objetivo de ser assustadora, mas sim um exemplo de como os diversos locais do mundo são peculiares e possuem formas de lidar com adversidades que geralmente não encontramos usualmente.

Svalbard é um deserto!

Você sabia que, por definição, um deserto não é um local seco e sem chuva? Na verdade, a classificação de um deserto é um lugar onde a evaporação ou congelamento da umidade do ar supera a precipitação.

A Antártica, por exemplo, é o maior deserto do mundo. Svalbard é um deserto também! Embora seja coberta por gelo, a cidade se encontra na região terrestre acima da latitude de 75 graus em cima do Círculo Polar Ártico, conhecida como Deserto Ártico.

Somente 10% da região é coberta por vegetação

Apenas 10% de toda região de Svalbard é coberta por vegetação, por isso as coisas costumam ser caras lá.

Praticamente tudo que é consumido na ilha vem de fora, geralmente da Noruega!

O trenó motorizado é o transporte mais comum

Durante a maior parte do ano, Svalbard fica coberta por gelo. Por essa razão, os trenós motorizados (snow-mobiles) são o transporte mais utilizado pela maioria das pessoas que circulam por lá.

Passeio de trenó em Svalbard

Você pode alugar um trenó motorizado mesmo sem carteira de habilitação específica, mas não recomendamos desbravar a ilha sozinho por questões de emergência e segurança.

Já pensou se acaba a gasolina do snowmobile e você está sozinho no meio da neve? Por essa e outras razões, recomendamos que visitas turísticas à Svalbard sejam feitas sempre com guia e, se possível, junto de uma equipe especializada.

Você pode ver a Aurora Boreal a qualquer hora do dia

A Aurora Boreal é um fenômeno da natureza que pode ser visto em vários países próximos ou dentro do Círculo Polar Ártico. No entanto, existem condições bem específicas para esse encontro.

Tudo importa quando estamos falando de Aurora Boreal! Condições climáticas, geográficas, de luminosidade. Por isso, nossa Caçada à Aurora® é feita com guias experientes, incluindo Marco Brotto, que possui uma experiência de mais de 100 expedições para o norte do mundo em busca do fenômeno.

O que muda em Svalbard? Bom, durante aproximadamente 3 meses do ano, ao longo do inverno, o sol não nasce em Svalbard, é uma completa escuridão. Dessa forma, quando falamos que a Aurora Boreal pode ser vista em qualquer horário do dia, isso não significa que é em conjunto com a luz do sol.

Como se tem praticamente 3 meses de uma noite contínua, é possível ver a Aurora Boreal em diversos horários ao longo do dia, o que não ocorre em países que ficam mais afastados do Pólo Norte.

Agora que você já conhece algumas curiosidades deste lugar peculiar e incrível, descubra o que fazer em uma visita à Svalbard!

O que fazer em Svalbard?

Será que Svalbard se resume à muita neve e ursos polares? Nem de longe! Existem diversos locais e atividades fantásticas para se fazer na cidade do fim do mundo.

Visitar cavernas e grutas de gelo

Gruta Svalbard

Se você acha que as cavernas de gelo são frias como lá fora, não poderia estar mais enganado. As grutas de gelo de Svalbard são bem menos geladas, geralmente em temperaturas de “apenas” -3 graus Celsius.

Pyramiden, a cidade fantasma da era soviética

Calma! Pyramiden não é uma cidade assombrada nos arredores de Svalbard. Até 1998, a pequena vila era habitada quase que somente por trabalhadores de uma empresa soviética de exploração de carvão.

Svalbard Pyramiden

Mas com o fim da mineração do local, a cidade foi completamente abandonada e hoje está inabitada. Tudo foi deixado lá, as casas e suas mobílias, bem como alguns pertences dos antigos moradores.

Svalbard Pyramiden Cidade Fantasma

Como o frio é intenso durante quase todo o ano, tudo ficou muito bem conservado. É uma experiência e tanto!

Svalbard Global Seed Vault

O Banco de Sementes Global é uma instalação que armazena sementes e foi construída para resistir ao tempo e ao desafio de desastres naturais ou causados pelo homem.

Svalbard Global Seed Vault

O Seed Vault representa a maior coleção de diversidade de culturas do mundo! E as condições climáticas de Svalbard propiciam um ambiente barato e ideal para conservar as sementes.

Atualmente, existem mais de 1 milhão de sementes no banco, que possui capacidade para armazenar 4,5 milhões de variedades, o que resulta em mais de 2,5 bilhões de sementes!

Andar de trenó

Você sabia que os huskies siberianos são cachorros com muita energia? Por isso, e com todos os cuidados, eles são animais que precisam de diversos exercícios para ficarem calmos.

Svalbard Trenó Husky

Por causa disso, eles são usados para puxar trenós há centenas de anos. Em Svalbard, você pode contratar um passeio com um piloto experiente e ter essa experiência incrível que é um passeio de trenó pertinho do Pólo Norte!

Nordic Skiing (Esqui Nórdico)

Svalbard Nordic Skiing

Nordic Skiing ou esqui nórdico é considerado a versão original do ski. Em Svalbard, é comum as pessoas se juntarem e atravessarem longos trechos para visitar uma caverna de gelo ou apenas para se deslocar à passeio.

O Nordic Skiing é uma das formas de visitar as cavernas de gelo que comentamos acima! Mas é preciso uma boa dose de condicionamento físico e espírito esportivo para encarar essa atividade.

Aurora Boreal em Svalbard

Aurora Boreal em Svalbard

Foto de uma Expedição Aurora Boreal® com Marco Brotto para Svalbard em 2020.

Além de todas as maravilhas que Svalbard propícia para turistas, a experiência da Aurora Boreal na cidade do fim do mundo é especial. Sempre digo que não existe Aurora Boreal mais bonita que a outra em determinado lugar. 

Na prática, a experiência da Aurora Boreal é composta pelo espetáculo do fenômeno do céu, mas também seu estado emocional no momento, as belezas do local que está sendo palco para a Dama da Noite, e muito mais!

Cada encontro com as Luzes do Norte é único, mas uma coisa é igual para todos: são encontros inesquecíveis.

Conheça as Expedições Aurora Boreal para Svalbard e venha conosco partilhar e descobrir as maravilhas da cidade do fim do mundo!

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
< LEIA MAIS
Conheça Talkeetna: a pequena cidade do Alasca que oferece grandes experiências
Conheça Talkeetna: a pequena cidade do Alasca que oferece grandes experiências
< LEIA MAIS
Conheça os países que têm Aurora Boreal e descubra como visitá-los!
Conheça os países que têm Aurora Boreal e descubra como visitá-los!
< LEIA MAIS