Home » DICAS DE FOTOGRAFIA » Fotos da Aurora Boreal com Marco Brotto

Fotos da Aurora Boreal com Marco Brotto

Fotos da aurora boreal
15 mar 2021 DICAS DE FOTOGRAFIA, Dicas de Viagem 0 COMENTÁRIOS

Fotos da Aurora Boreal são o registro de uma experiência incrível. Mas como tirar o melhor proveito das imagens realizadas? Aprenda as técnicas aqui!

A Aurora Boreal é uma experiência que merece ser registrada, certo? Sua beleza é algo que qualquer um que presencia sente a vontade de eternizar o momento de alguma forma. 

Mas, como tirar o melhor proveito das imagens realizadas? Como configurar melhor sua câmera ou até mesmo celular para não perder a grandiosidade da Dama da Noite? 

Como fotógrafo autodidata, tenho algumas dicas e técnicas que podem auxiliar na hora de fotografar a Aurora Boreal e ter belas imagens de recordação. Acompanhe o conteúdo!

Algumas Técnicas básicas de fotografia

Não é preciso ser profissional para fazer bons registros das Northern Lights. Mas, é preciso que se conheçam alguns termos sobre câmeras fotográficas, aproveitando melhor o momento das fotos.

A Abertura do diafragma (f) é um termo importante para saber sobre a máquina. Essa abertura trata sobre o quanto a lente da câmera consegue abrir, e isso serve para que a entrada de luz seja menor ou maior na imagem.

Então, para ambientes mais escuros o ideal é abrir ao máximo o diafragma da câmera, para maior entrada de luz, o que indica um número menor no f. Exemplo:

  • Uma abertura de diafragma (f) de 8 é menor que uma abertura de 1.6.

fotos aurora boreal

Outro fator para se atentar quando se realiza imagens da Aurora, por serem feitas em dias escuros, com pouca incidência de luz, é ajustar a câmera para que ela fique com as configurações ideais para o período da noite.

O ISO é a sensibilidade da máquina a luz, que vai de valores de 100 a 6400 em geral. Esse fator também pode ser traduzido como uma luz artificial que é adicionada à câmera.

Por isso, quanto mais escuro o ambiente em que as fotos são realizadas, é preciso colocar um ISO de maior número em sua máquina, aumentando a sensibilidade à luz. 

Atenção: o ISO muito alto pode gerar a granulação nas imagens, diminuindo sua qualidade. 

fotos aurora boreal

Velocidade do Obturador

Outro fator de extrema importância na hora dos registros é a velocidade do obturador, que pode ser traduzida também como o tempo de exposição da imagem. Quanto maior esse número, ou seja, quanto mais tempo ele fica aberto, maior é a entrada de luz  na imagem. 

Exemplificando:

  • A velocidade 1/1600 (menor entrada de luz) é maior que a velocidade 1/25 (maior entrada de luz).

Então, para ter uma imagem mais clara da Aurora Boreal é preciso a união dos fatores citados acima: grande abertura do diafragma (f) da máquina, ISO maior e velocidade do obturador menor.

Mesmo com essas técnicas sua foto pode sair de uma forma não esperada ou idealizada. A prática e paciência são fatores fundamentais, tendo isso em mente as fotografias já sairão muito mais claras e limpas. 

O que levar para realizar imagens da aurora boreal:

  • Tripé;
  • Câmera com controle de funções (citadas anteriormente);
  • Luvas;
  • Câmera configurada no modo manual;
  • Baterias extras.

Nunca utilize flash ou filtros para realizar a captura das imagens, isso interfere muito na qualidade da foto, e até mesmo na edição pode ser impossível de reverter. O flash também acaba por alterar a luminosidade e a aparência da fotografia. As vezes é necessário usar uma luz para melhorar a captação das pessoas junto da Aurora Boreal.

Caso seja possível, ajuste a câmera para realizar a captura no formato RAW. Esse formato possui qualidade superior se comparado ao formato JPEG, mas tem a obrigatoriedade de ser editada em um software de edição.

Se for alguém principiante, realize a captura no formato JPEG, pois assim ela já é processada diretamente na máquina.

Como tirar foto da Aurora Boreal com Iphone?

Caso não tenha acesso a uma câmera que seja possível realizar o controle das funções, é possível sim realizar fotos da Aurora Boreal com seu smartphone. 

Recomendo ter um tripé também para o celular, assim como baixar um aplicativo que permite ajustar a câmera em modo manual e seguir todo o passo a passo mostrado anteriormente, ajustando ISO, velocidade do obturador, abertura e etc.

Veja essa fotos tiradas do Iphone:

Alguns apps para Iphone para realizar a captura das imagens:

  • ProCamera
  • Câmera +2
  • VSCO
  • ProCam 6
  • Halide

Livro de fotos da Aurora Boreal de Marco Brotto.

No início de 2021, lancei meu livro de fotografias “Aurora Boreal: Amor em forma de luzes e cores”, que reúne imagens belíssimas realizadas durante nossas expedições.

O livro conta com fotos de 82 expedições realizadas pelos países do Círculo Polar Ártico, e simboliza todo nosso sucesso em encontrar a Aurora Boreal em 100% das viagens e expedições. 

Além de ilustrar os depoimentos de viajantes que conseguiram encontrar a Dama da Noite, as fotos que estão no livro também ilustram páginas de publicações pelo mundo todo, como a revista Veja e National Geographic da Espanha, Itália, Japão, Twain e Hong Kong. 

O livro passou também por um trabalho cuidadoso e intenso no preparo das imagens, para que retratasse da forma mais fiel a Aurora Boreal. Ele também traz referências relacionadas ao cosmos e a energia. 

Com essas dicas agora fica fácil fazer uma bela imagem da Aurora Boreal. Continue acompanhando nosso blog para mais novidades sobre a Caçada à Aurora.

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Suécia, da Série Países do Ártico
Suécia, da Série Países do Ártico
< LEIA MAIS
Protocolos de Segurança Coronavírus e a expedições de Caçada à Aurora Boreal
Protocolos de Segurança Coronavírus e a expedições de Caçada à Aurora Boreal
< LEIA MAIS
Visto ETIAS: entenda o que é, como tirar e quanto custa
Visto ETIAS: entenda o que é, como tirar e quanto custa
< LEIA MAIS