Turismo na Rússia: o maior país do mundo
No sexto post da série “Turismo no Ártico”, vamos falar sobre o turismo na Rússia. Uma mistura de tradição e magia em uma arquitetura fantástica.
A Rússia é o maior país do mundo em área territorial! Por essa razão, possui uma diversidade biológica, geográfica e climática surpreendente.
Um país dessa dimensão e com essa diversidade oferece aos turistas uma gama de locais e atrações para visitas e experiências de arrepiar.
Vamos conhecer um pouco mais sobre turismo na Rússia?
Um pouco de história da Rússia: palco de revoluções e viagens espaciais!
A Rússia já foi palco da maior revolução do século XX. Inclusive, o país ainda abriga diversas memórias em forma de museu e tradições que perduram dessa época.
Em 1917, a Rússia passou pela chamada Revolução de Outubro, que derrubou o Império Russo.
Alguns anos depois, em 1922, foi estabelecida a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que perdurou até 1991.
Um marco importante da União Soviética foi o lançamento do satélite Sputnik I em 1957, dando início à corrida espacial.
Em 1991, com a queda da União Soviética, estabeleceu-se a Federação Russa, que dura até hoje.
A extensão territorial da Rússia é de mais de 17 mil km², equivalente a aproximadamente 2 vezes a extensão territorial brasileira!
Por causa de sua dimensão, que ocupa quase metade da Europa e um terço da Ásia, o país possui quatro climas predominantes em diferentes regiões: ártico, subártico, temperado e subtropical.
No extremo norte da Rússia está localizada a Sibéria, região mais fria do país. No inverno, registram-se temperaturas de até -60oC!
Em função da extremidade climática ao norte do país, a maior parte da população vive no centro e centro-leste do país, perto da fronteira com outros países da Europa.
A capital, Moscou, é a maior cidade da Rússia, possuindo quase 12 milhões de habitantes!
Arte, ciência e tecnologia
Na arte e nas ciências, o povo russo se orgulha muito das contribuições do País. Com forte tradição tecnológica, uma de suas grandes realizações é o envio do primeiro voo espacial humano.
Em 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin orbitou a Terra por mais de 1h na missão do programa espacial Vostok 1.
A partir da segunda metade do século XIX, a literatura russa se tornou destaque mundial, principalmente com os autores Liev Tolstoi e Fiodor Dostoievski.
Além disso, você já deve ter ouvido falar do Ballet Bolshoi! A companhia de ballet mais famosa do mundo foi fundada ainda no Império Russo em 1776.
Você sabia que a única filial da escola de Ballet Bolshoi fora do território russo fica no Brasil?
Isso mesmo! Localizada na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, foi fundada em 2000 e possui alunos de diversos países.
Turismo russo: melhores atividades e atrações no país
A Rússia oferece uma gama de atividades para turistas que envolvem elementos históricos, culturais, artísticos e geográficos!
Na capital, Moscou, e na segunda maior cidade do país, São Petersburgo, encontramos diversas atrações turísticas que remontam a história do país.
Mais ao norte, já na região do Círculo Polar do Ártico, somos brindados com características geográficas e climáticas que possibilitam a Caçada à Aurora®.
Praça Vermelha
Na capital, Moscou, você encontra um dos pontos turísticos mais visitados da Rússia: a Praça Vermelha.
Esta praça é a principal do país, que já foi palco de majestosos desfiles militares durante a União Soviética.
Hoje abriga outras principais atrações na cidade, como o Mausoléu de Lênin, o Museu Histórico da Cidade e a Catedral de São Basílio.
Da praça, partem as principais ruas da cidade que se transformam em rodovias e dão acesso a todos os cantos do país.
Mausoléu do Lênin
Do ponto de vista da historicidade, este talvez seja um dos pontos turísticos mais simbólicos da capital russa.
Na principal praça russa, Praça Vermelha, está localizado o mausoléu de uma das personalidades mais importantes da Revolução Russa: Vladimir Ilyich Ulianov, conhecido como Lênin.
Após sua morte em 1924, o corpo do líder revolucionário foi mumificado e está abrigado em um mausoléu de granito no centro da cidade.
Catedral de São Basílio
Também localizada na Praça Vermelha, a Catedral de São Basílio é um dos principais cartões-postais do país.
Foi construída entre 1555 e 1561 a mando de Ivan, O Terrível, para celebrar a vitória na batalha de Kazan.
Sua fachada imponente pode esconder uma característica que surpreende quem adentra seu espaço: ela é, na verdade, constituída por 9 pequenas capelas, e não uma grande capela central.
Mais informações sobre a Catedral e como visitá-la você pode encontrar no site oficial.
Kremlin
O Kremlin de Moscou era inicialmente uma fortaleza de madeira construída no século XII.
Hoje é uma cidadela fortificada que abriga a sede da Federação Russa, museus e palácios.
As principais atrações no local são o Grande Palácio do Kremlin, o Palácio do Arsenal e a Catedral da Assunção.
Ainda, no Kremlin você encontra diversos artefatos bélicos, jardins e museus. O local remonta a história Russa de uma forma única! Vale a pena visitar!
Teatro Bolshoi
Um dos teatros de ballet mais famosos do mundo, o Teatro Bolshoi é ponto de parada obrigatória até se você não se considera um amante do ballet!
Foi inaugurado em 1825, ainda no Império Russo, e possui hoje capacidade para 2 mil lugares.
À época que foi construído, era frequentado pelos czares e líderes russos, principalmente para assistirem ópera e ao ballet da companhia mais famosa do mundo – o Ballet Bolshoi.
Seu salão principal possui 21 metros de altura e é decorado com folhas de ouro, além de possuir um esplendoroso lustre de 6 metros de comprimento com 336 lâmpadas.
Você pode assistir a algum espetáculo no teatro ou também realizar uma visita guiada do seu espaço e conhecer um pouco mais de sua história.
Expedição Aurora Boreal®
Longe dos holofotes da capital, outro espetáculo que você pode encontrar na Rússia é a Aurora Boreal®.
O norte do país faz parte do Círculo Polar Ártico, oferecendo assim condições geográficas, climatológicas e de luminosidade ideais para a Caçada à Aurora®.
Também conhecida como Northern Lights ou Luzes do Norte, esse fenômeno da natureza reúne em sua apresentação um mix de emoções inesquecíveis.
A Expedição Aurora Boreal®, guiada e coordenada por mim, Marco Brotto, é formada por uma equipe especializada que pode garantir uma experiência incrível, segura e confortável para todos que desejam Caçar as Luzes do Norte na Rússia!
Venha conhecer a Rússia e caçar conosco este espetáculo à parte que a natureza oferece!
Confira mais informações sobre a próxima Expedição Aurora Boreal® para a Rússia.