Home » Destinos » Finlândia: turismo na terra do papai noel!

Finlândia: turismo na terra do papai noel!

Turismo na Finlândia
03 maio 2021 Destinos, Finlândia, Lapônia, Países do Ártico, TIPOS DE VIAGEM 0 COMENTÁRIOS

No quinto post da série “Turismo no Ártico”, vamos conhecer um pouco mais sobre o Turismo na Finlândia, um país nórdico recheado de surpresas.

A Finlândia é um país nórdico localizado no norte europeu, e faz fronteira terrestre com a Suécia, a Rússia e a Noruega.

Esse país possui mais da metade da sua superfície coberta por florestas de coníferas, sendo assim uma das indústrias mais desenvolvidas de madeira e papel no mundo.

O que será que este país reserva aos turistas que se aventuram no solo finlandês no ártico? Venha com a gente conhecer um pouco mais da história da Finlândia e seus principais pontos e atrações turísticas!

Um pouco da história da Finlândia!

Com uma área total de quase 340 mil km², é o oitavo maior país da Europa em extensão, embora seja o menos densamente povoado do continente.

Com pouco mais de 5 milhões de habitantes, possui uma densidade demográfica de apenas 15 habitantes por km².

A língua materna oficial do país é o Finlandês e a segunda é o sueco, falado por 5% da população. No entanto, quem já visitou o local, diz que todos os habitantes falam inglês, o que é muito bom para os turistas!

Em sua geografia, a Finlândia possui diversos lagos e ilhas. Mais especificamente, possui 187.888 lagos e 179.584 ilhas!

Inclusive, sua capital, Helsinque, é um arquipélago com três centenas de ilhas!

No extremo norte do país, localizado no Círculo Polar Ártico, acontece o fenômeno chamado de sol da meia-noite, onde o sol não se põe durante 73 dias no verão e não nasce durante 51 dias no inverno.

O país nórdico nos surpreende não somente pelas suas belas paisagens, como também pelo seu desempenho em diversas comparações socioeconômicas internacionais.

Com uma das melhores qualidades de vida do mundo, a Finlândia tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano (IDH), transparência pública, prosperidade, paz, democracia…

Neste país não faltam elogios e qualidades para quem mora e para quem visita! Vejamos as melhores atividades turísticas para fazer na Finlândia.

Turismo na Finlândia: história medieval, Aurora Boreal e Papai Noel!

Helsinque: história, museus e… diversão!

Helsinque
Vista aérea de Helsinque, capital da Finlândia

A capital finlandesa, Helsinque, é uma belíssima cidade portuária que geralmente é caminho para os turistas que desejam visitar a famosa Vila do Papai Noel ou a Aurora Boreal.

A cidade é composta por 330 ilhas ao longo de sua extensão, oferecendo em diversas dessas ilhas atividades únicas para os turistas que passam pela capital.

Seja você um apaixonado por história medieval ou um aventureiro que busca diversão e atividades radicais, com certeza você vai amar o principal arquipélago finlandês.

Entre as ilhas mais populares estão Pihlajasaari, Vartiosaari, Kuninkaansaari e Harakka.

Nelas você encontra parques de diversões, esportes aquáticos, praias de nudismo, fortalezas do século XVIII, prados com construções históricas e parques com uma belíssima diversidade botânica.

Já o centro de Helsinque oferece também passeios pela Praça do Senado e sua igreja luterana Tuomiokirkko, ambos a poucos passos da Catedral Ortodoxa Uspensky e seus famosos tijolinhos vermelhos.

Vale a pena conhecer!

Castelo de Turku

Turismo na Finlândia
Castelo de Turku na Finlândia

No sudoeste do país, você pode visitar o Castelo de Turku, um monumento histórico finlandês.

Esta jóia rara histórica, em conjunto com a Catedral de Turku, são os edifícios mais antigos em utilização na Finlândia.

O castelo, por sua vez, é uma das maiores construções medievais do país e também uma das maiores de toda a Escandinávia.

Você pode conferir mais informações no site oficial das atrações.

Oulu: um museu a céu aberto

Turkansaari Open-Air Museum em Oulu na Finlândia
Turkansaari Open-Air Museum em Oulu na Finlândia

Oulu é a capital da província de mesmo nome localizada no centro do país e possui uma vida cultural agitada com festivais ao longo do ano e diversos museus.

Um dos museus mais famosos é o Turkansaari Open-Air Museum. Localizado em uma ilha, possui mais de 40 construções à céu aberto e típicas da região que você pode visitar.

Para os amantes de ciência e tecnologia, você pode visitar o Tietoa Science Centre, um complexo de exposições de tecnologia.

Rovaniemi: Vila do Papai Noel

Vila do Papai Noel
Vila do Papai Noel em Rovaniemi, na Lapônia, Finlândia

Para adultos e crianças, a principal atração da cidade de Rovaniemi é com certeza memorável: a Vila de Santa Claus, ou Vila do Papai Noel (como conhecemos no Brasil). 

Localizada na Lapônia, Rovaniemi fica a aproximadamente 800 km da capital finlandesa. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi completamente destruída, mas com o passar dos anos se tornou uma das cidades mais modernas do país. 

Além de ser o local onde o papai noel reside oficialmente, também é um dos locais no país onde você pode encontrar a famosa Aurora Boreal.

Lapônia: Aurora Boreal!

Aurora Boreal opção de Turismo na Finlândia
Expedição Aurora Boreal® com Marco Brotto na Lapônia em 2017.

A Lapônia é uma região que abrange quatro países: Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia.

É nela que fica a Vila do Papai Noel, que mencionei acima. Mas deixei esse espaço especial para falar da Lapônia para trazer outra maravilha que você pode encontrar lá: Aurora Boreal.

Para encontrar este fenômeno da natureza, é preciso planejamento, estratégia e além de tudo, contar com a experiência de quem já presenciou este espetáculo.

Pode parecer trabalhoso, mas ao primeiro vislumbre da Aurora Boreal você sente profundamente como tudo valeu a pena!

Eu, Marco Brotto, e minha equipe somos considerados referência mundial na Caçada à Aurora Boreal®!

Além de já termos caçado o fenômeno em todos os países do Círculo Polar Ártico, ver a Aurora Boreal na Lapônia tem um sentido especial para mim, já que convivi por muito tempo com o povo lapão e tenho, por eles, um carinho singular.

Venha conosco para a próxima Expedição Aurora Boreal® na Finlândia!

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Conheça 3 motivos para caçar a Aurora Boreal com Marco Brotto
Conheça 3 motivos para caçar a Aurora Boreal com Marco Brotto
< LEIA MAIS
10 curiosidades imperdíveis sobre a Finlândia
10 curiosidades imperdíveis sobre a Finlândia
< LEIA MAIS
Confira 8 costumes finlandeses para você conhecer
Confira 8 costumes finlandeses para você conhecer
< LEIA MAIS