Home » Destinos » Países onde é possível ver a Aurora Boreal? Mitos e Verdades

Países onde é possível ver a Aurora Boreal? Mitos e Verdades

países onde é possível ver a aurora boreal
12 fev 2021 Destinos, Dicas de Viagem 0 COMENTÁRIOS

Em 2011 quando vi pela primeira vez a Aurora Boreal pouquíssimas pessoas no Brasil e no mundo sabiam em quais países é possível ver esse fenômeno.

Lembro bem das minhas primeiras entrevistas falando sobre o assunto e com o tempo ele explodiu como as Luzes do Norte. 

Eu como Guia especializado em Aurora Boreal tinha que me tornar conhecido por algum apelido ou marco, assim registrei nos órgãos competentes  e utilizo no meio turístico e jornalístico  CAÇADOR DE AURORA BOREAL®.

 Nos últimos anos, o fenômeno da Aurora Boreal alcançou proporções mundiais inimagináveis, principalmente para os moradores de áreas turísticas.

Ondas de turistas e travel bloggers começaram a procurar regiões ao Norte do planeta para “conhecer”  e descobrir os países onde é possível ver a Aurora Boreal.

Seria um cenário ideal se nós pudéssemos conhecer de fato a Aurora, mas, como sabemos, ela não aparece com local e data marcada.

E as fake news começam no momento em que alguém, em busca de likes e compartilhamentos, modifica fotos deixando esse fenômeno com cores e situações impossíveis. 

Por isso hoje, vou explicar aqui mitos e verdades sobre o acontecimento deste fenômeno e os países em que ele pode ocorrer. Vamos lá?

Onde começa a Caçada à Aurora Boreal®?

Para começar a Caçada à Aurora Boreal® é preciso que você esteja ciente que será um processo longo e com muita busca, pois esse fenômeno existe o tempo todo, porém não aparece sempre, é preciso ir atrás dela. 

É preciso estar no campo, na estrada, em busca do momento perfeito, pois ela pode durar apenas alguns segundos, ou a noite toda, não existe um momento exato. Além disso, as chances de ver as luzes são maximizadas com muito estudo, paciência e expertise. 

A experiência da aurora vai além de olhar para o céu. Para mim particularmente, essa jornada se inicia no momento em que você decide embarcar neste sonho, atravessando momentos de dúvida pensando em que roupa levar na mala, sabendo quais são as expectativas com nossas caçadas. 

Gosto de observar também a primeira reação de um viajante ao encontrar a Aurora Boreal pela primeira vez, a primeira caçada, o primeiro encontro. A surpresa ao encontrar as cores, o momento do primeiro verde, rosa, púrpura, vermelho, azul, a primeira dança no céu. Esse momento é muito especial, que tenho certeza que você jamais irá esquecer!

Aurora Boreal no planeta Terra: onde se localiza

Primeiramente, não existe um lugar onde a Aurora seja mais bonita ou mais fácil de ser presenciada. Na natureza na maioria das vezes não existem fronteiras ou meses que determinam as coisas.  O fenômeno acontece de 50km a 200km da Terra, não importando o local que você esteja, desde que esteja localizado no que chamamos de Faixa da Aurora, próximo a região dos círculos polares, já é possível observar a Aurora. 

A faixa próxima aos círculos polares é onde a Aurora ocorre com maior frequência, o qual chamo de Oval da Aurora, Zona Auroral ou Trilho da Aurora. No hemisfério Norte, essa zona se localiza ao longo das regiões do norte da Escandinávia, Islândia, Groenlândia, toda faixa norte do Canadá incluindo a Baía de Hudson, centro do Alasca até a costa leste da Sibéria. 

É importante ressaltar que, conforme recebo informações no gráfico, altero a dinâmica de destino e horário. E essa é a razão de ser uma caçada, dependo de informações para buscar uma perspectiva e experiência diferentes e únicas. 

Países onde é possível ver a Aurora Boreal

Lapônia 

Conhecida também como terra do Papai Noel, ela é uma região situada entre os países da Noruega, Finlândia, Suécia e Rússia. Um pouco confuso, eu sei. Mas, essa região possui uma das paisagens mais incríveis, contando com um visual muito lúdico. 

Noruega

Esse país já possui tradição quando falamos em turismo, a vista nesta região é completamente surreal. Conta com vários hotéis, restaurantes e atividades para realizar ao longo do dia. 

Ao contrário do que muitos podem pensar, não existe uma maior facilidade em caçar a Aurora Boreal na Noruega. Em cada região que visitamos, encontramos auroras com suas próprias características e personalidades. Com toda a certeza a maneira mais “fácil” de observar o fenômeno é estando bem assessorado.

Não esqueça de observar  uma questão importante. Existe turismo ilegal nessas regiões, sendo necessario seguir as regras e leis de transporte turistico.

Assim como no Brasil um motorista remunerado para dirigir carro com turistas precisa de carteira especial e EAR, nos países Nórdicos isso é necessário.  Além de uma autorização ainda mais restrita.

Alasca 

Destino também conhecido como “The last frontier” ou “A última fronteira”, o Alasca conta com cidades bem estruturadas, servindo de ponto de encontro e de partida nos roteiros de expedição ao país.

Mas atenção! As estradas que aparecem na televisão só podem ser utilizadas por motoristas locais e autorizados.

O Alasca é minha paixão. Tenho certeza que quando ver as Dama Dançando durante nossa expedição você também irá se apaixonar

Finlândia 

A Finlândia é um destino que gostamos muito e é buscado por quem deseja caçar a Aurora Boreal conosco.

Terra dos “mil lagos”, o país ainda conta com uma bela floresta de pinheiros e com a cidade de Rovaniemi, também conhecida como a cidade do Papai Noel. 

Svalbard

Um dos nossos destinos mais impressionantes. Com imensas geleiras, é possível observar uma bela paisagem no meio do Oceano Ártico, reino dos ursos polares. É neste país que encontramos a cidade mais próxima ao pólo Norte. 

Escócia

Para quem curte construções perdidas em meio a vales verdes, a Escócia é perfeita, porém não posso dizer o mesmo sobre a Aurora Boreal!

A Aurora Boreal pode aparecer em fotografias principalmente na Ilha de Skye, nas terras altas do norte, ou em Aberdeen.

Lembre que é muito diferente uma experiência fotográfica e uma a olho nu. Raramente você terá uma visualização a olho nu na Escócia igual dos países do Círculo Polar.

Groenlândia

Um verdadeiro paraíso para os aventureiros, o país é também um dos cenários onde esse fenômeno pode ocorrer.

A experiência de viajar para a Groenlândia é única, caçar a Aurora no meio dos icebergs não tem preço!

Confira mais países com a Aurora Boreal aqui.

E continue acompanhando o blog para mais conteúdos e novidades sobre a Caçada à Aurora Boreal®. Venha experienciar esse fenômeno conosco! 

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Visto ETIAS: entenda o que é, como tirar e quanto custa
Visto ETIAS: entenda o que é, como tirar e quanto custa
< LEIA MAIS
Quer ver a Aurora Boreal? Saiba qual é a melhor época
Quer ver a Aurora Boreal? Saiba qual é a melhor época
< LEIA MAIS
Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos
Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos
< LEIA MAIS