Descubra o som que o campo magnético da Terra produz
É isto mesmo! O campo magnético da Terra produz um som específico. Nesse texto, você entenderá como descobriram e qual é a relação disso com a Aurora Boreal.
犀利士
xt;”>Qual é o som do campo magnético da Terra?
Há quase 150 milhões de quilômetros de distância um do outro, o Sol e a Terra estão coligados por alguns processos. Em um desses magníficos fenômenos, a Terra interage com as partículas de carga elétrica emanadas pelo Sol.
É dessa interação que surge um som bem curioso, descoberto pela ESA. Ouça-o no vídeo a seguir!
Com o fluxo constante dessas partículas, ocorre algo que se chama vento solar. Na maior parte do tempo, é só essa “brisa” que chega até a Terra.
Mas, às vezes, temos tempestades solares. As “tempestades” ocorrem quando há violentas erupções na superfície do Sol, que lançam rajadas muito mais intensas de partículas ao espaço, daí o som mais intenso.
Como descobriram o som?
Tudo isso foi descoberto por pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA). Enquanto estudavam o comportamento magnético da Terra, eles notaram 6 tempestades solares na Terra, entre 2001 e 2005. Os quatro satélites sincronizados da missão cluster captaram o momento em que a ventania solar incide sobre a zona limítrofe da magnetosfera terrestre.
Com isso, são geradas ondas magnéticas bastante intrincadas que se espalham em direção à Terra. Essas ondas magnéticas, quando convertidas para ondas sonoras, criam o som que você ouviu no vídeo.
Qual é a relação do som com a Aurora Boreal?
Como lembra a Super Interessante, essa pesquisa faz parte dos estudos do clima espacial. Com eles, entendemos mais da natureza e do comportamento do Sol. E lembramos também da influência disso na Terra.
Mas, existe um ditado antigo que diz o seguinte: “Alegria de uns, tristeza de outros” e vice-versa. Ocorre que o choque deste mesmo vento solar com a atmosfera do nosso planeta é justamente o que precisamos para que o fenômeno da Aurora Boreal aconteça. Explica Marco Brotto, o Caçador de Aurora Boreal:
“O fabuloso fenômeno é causado por incontáveis colisões entre o plasma solar, partículas eletricamente carregadas e trazidas pelo vento solar, e as moléculas de gás da atmosfera terrestre. Quando os elétrons e prótons do sol colidem estes gases na atmosfera da Terra, eles ganham energia e ocorrem a ionização, dissociação e excitação das partículas. Do plasma, os elétrons são arrancados do átomo e iniciam a produção de reações químicas eletricamente carregadas. Isso reflete em uma instabilidade física desse plasma, vibrando em ondas luminosas. Para reequilibrar e neutralizar, eles liberam essa energia na forma de luz. O resultado? Bingo! Aurora Boreal. Northern Lights. Aurora Borealis.”
Se você gosta desses conteúdos ou deseja fazer uma viagem com Marco Brotto, o Caçador de Aurora Boreal®, confira outros conteúdos aqui.