Home » DESTINOS FOTOGRÁFICOS » Aurora Boreal na Lapônia em Março 2020: Expedição #81

Aurora Boreal na Lapônia em Março 2020: Expedição #81

01 abr 2020 DESTINOS FOTOGRÁFICOS 0 COMENTÁRIOS

Conheço o Marco Brotto há alguns anos. Sou sócia do Ninho Digital, agência de Marketing Digital que atende a Aurora Boreal Blog desde 2015 ~inclusive nós desenvolvemos esse site aqui 😉~. Já no primeiro dia que conhecemos o trabalho do Marco, que ainda era um projeto/sonho, fiquei extremamente encantada! Quem não fica, né? Mas nunca tinha surgido uma oportunidade real de acompanhar uma expedição.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ninho Digital (@ninhodigital) em

Realizando um sonho de ver Aurora Boreal na Noruega

Foi no início de 2020 que os planos traçados se concretizaram em uma oportunidade incrível que só o Marco poderia me proporcionar (obrigada MARCÃO ♥) e também meus sócios, love you guys.

O destino, Lapônia. O mês, Março. Muita neve.

Minha única preocupação era passar frio, mas o maravilhoso staff da Marco Brotto Expeditions me deu muitas recomendações, o que me deixou mais tranquila. Além disso, eles sempre dão a opção de aluguel dessas roupas no destino, já reservando tudo do tamanho correto e acompanhando de perto o momento da locação. Então era só curtir!

A primeira Caçada à Aurora Boreal em Tromsø

Chegamos em Tromso, na Noruega, perto das 19h. Encontramos o resto do grupo e, adivinha? Já começou a primeira caçada à Aurora Boreal! Esse Marco não perde tempo, hahaha. Foi uma caçada difícil, o motorista que é da região estava disposto a ajudar, inclusive percorremos uns 400km, o tempo fechado, Marco olhava os gráficos, tomando muitas cocas, parando o ônibus, tentando encontrar um buraco no céu e nada. Não foi dessa vez. Mas tudo bem, a experiência já foi muito legal e a viagem estava apenas começando!

A cidade de Tromso é linda, ainda mais coberta de neve e com um céu azulzão. O staff ajudou todos participantes no aluguel das roupas e fizemos a reunião de briefing no saguão do hotel. Com todas informações da viagem e de segurança, que o Marco preza muito, bora aproveitar o dia! Subimos no teleférico e pensa em uma cidade ainda mais bonita vista de cima.

Teleférico em Tromso, na Noruega
Teleférico em Tromsø

A noite, é claro, bora caçar a dama da noite! O céu estava parcialmente aberto, mas com o Marco não tem tempo ruim, ele sabia que ela estava lá, porém muito baixa, próxima do horizonte e atrás das nuvens! Ficamos alguns minutos esperando, bem posicionados e a dama apareceu! Ainda tímida, conseguimos vê-la 3 vezes e por poucos minutos. Foi o suficiente mas deixou um gostinho de quero mais! Ah, quem não estava plantado ao lado do caçador (óbvio que eu tava) perdeu. Então uma dica, gruda nesse homem que é sucesso!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Aurora Boreal-Marco Brotto (@auroraborealblog) em

Na foto Ana Kruger, Lucimara e Dandy ♡

Tivemos alguns imprevistos nesse segundo dia em Tromso, mas a equipe é extremamente competente e resolveu tudo com maestria (Lucimara maravilhosa, hein!). E então, partiu Tennevoll. Uma vila fofa com quase 400 habitantes. Chegamos já era noite, um jantar delicioso e fomos descansar (depois de ficar ouvindo as histórias do Marco até 3h da manhã no saguão 😂). Quando acordamos e abrimos a cortina, eu e Lu ficamos com o queixo lá no chão! Vou colocar uma foto para que entendam o motivo:

Vista do quarto do hotel em Tennevoll

Um passeio incrível pelo Polar Park

Essa era a vista “básica” dos quartos, a Chris (uma querida) disse que se emocionou também quando viu. E o quarto dia foi de passeio pelo Polar Park, um parque lindo com 110 hectares que possui uma das maiores proporções de área por animal do mundo. Lá vimos Linces, Lobos, Urso, Alces, e o mais legal é que eles mantêm os animais em seu habitat natural.

Polar Park - Noruega
Montagem de fotos tiradas no Polar Park

Muito ansiosos por ver a dançarina no céu, tivemos mais uma noite de caçada à aurora. O Marco reuniu todo mundo no saguão, explicou um pouco os gráficos, falou que a chance era pouca, mas ele não desiste. Andamos bastante, o Frode era nosso motorista, um fofo, porém não tivemos sucesso. Tudo certo, faz parte da experiência, é um fenômeno natural que, graças a Deus, não controlamos 🙂

No dia seguinte curtimos um pouco o hotel, aproveitamos para tirar algumas fotos, malas arrumadas e partiu Finlândia! O caminho era longo, o dia estava bem fechado e nevando. Nos deparamos com um acidente, mas ainda bem que o Marco tava vestido de cone e foi lá ajudar a resolver o trânsito. 😂😂

Marco Brotto na Noruega, Tennevoll
Marco Brotto depois de rolar na neve

Por poucos minutos conseguimos pegar a loja de bebidas aberta e comprar a tão comentada vodka de café, inclusive maravilhosa! Chegamos aos chalés, já era noite e o Marco avisou que aquela noite era a melhor chance de ver a Aurora brilhar. Todos prontos cedo, pois não podíamos perder tempo.

A Aurora Boreal brilhou no céu da Finlândia

Andamos cerca de 50 km, paramos o ônibus e todos desceram, lá estava ela atrás de um Fiorde. Mas o Marco não estava 100% satisfeito, sabia que conseguiria um lugar melhor e com mais visibilidade. Entramos rapidamente no ônibus e alguns minutos depois, lá estava o lugar perfeito e ela apareceu como lindas agulhas verdinhas no céu, todos estavam muito felizes. Definido que ficaríamos ali até o final da noite, o plano era esperar até ela fazer seu espetáculo. Minutos depois tomou conta do céu, cobrindo as estrelas com um verde claro cintilante e me fazendo chorar.

Aurora Boreal na Finlândia com Marco Brotto
Aurora Boreal na Finlândia

Não acredito que tenha uma forma de descrever a Aurora fielmente, por que só vivenciando para saber, mas ela é grandiosa! Parece que o céu é um quadro e ela está sendo pintada naquele exato momento. Ela se mexe, ela dança. Um amigo meu falou que as fotos parecem que vêm com trilha sonora, e é isso mesmo, ela faz vibrar uma música interna na gente.

Aurora Boreal na Finlândia com o Caçador de Aurora Boreal

Muito felizes e ainda vibrantes, voltamos para o chalé. Para comemorar, acendemos a lareira, Marco Little Plant (não briga comigo haha) fez um macarrão com pesto delicioso e ficamos admirando as fotos, eu me sentia extasiada!

Staff Marco Brotto Expeditions
Staff #81 Marco Brotto Expeditions

Os chalés perfeitos em Kilpisjärvi

Na manhã seguinte, não posso deixar de comentar que, de novo, ao abrir a cortina fiquei chocada! Os chalés são perfeitos, com quartos ótimos, cozinha, sauna, lareira, estávamos muito bem instalados. Mas ao olhar pra fora, foi amor à primeira vista! E realmente, repito pro Marco que vou voltar para lá com certeza. A cidade se chama Kilpisjärvi, a temperatura é bem baixa (pegamos -15°C) e já mencionei que é maravilhosa?

Chalés em Kilpisjarvi | Marco Brotto Expeditions
Chalés em Kilpisjarvi.

Nesse dia andamos de Snowmobile em cima de um lago congelado, os primeiros grupos fizeram o Dog Sledding e ficamos curtindo o local (saudades inclusive).

Snowmobile na Finlândia | Marco Brotto Expeditions
Snowmobile na Finlândia

O dia seguinte também era livre para curtir o local. A outra parte do grupo foi fazer o passeio de Dog Sledding, inclusive eu. Quando você está “dirigindo” os cachorros, é uma sensação de liberdade, uma experiência única.

Dogs Ledding na Finlândia | Marco Brotto Expeditions
Dogs Ledding na Finlândia

No final do dia fomos conhecer uma Vila Sami, onde o Marco tem um amigo muito querido. Alimentamos as renas, conhecemos um pouco sobre a sua importância, sobre a cultura e o povo. A noite confraternizamos mais um pouco e o Marco, muito corretamente, decidiu adiantar o retorno, já que a Fronteira da Finlândia para Noruega iria fechar. Saímos 2h da manhã e não é que no caminho alguém muito especial apareceu para se despedir?

Aurora Boreal na Finlândia com Marco Brotto
Última Aurora na Finlândia

Não mencionei ainda, mas a viagem aconteceu bem no início dos casos de Covid-19 pelo mundo, fora da China. Inclusive estávamos no meio da Expedição quando foi decretada Pandemia. Em vários momentos discutimos se o ideal era voltar, continuar, ou não. O Marco sempre colocou em primeiro lugar a segurança de todos e foi muito transparente nas decisões. Ele foi até a fronteira conversar com as autoridades, ficou em contato direto com o staff em Curitiba (que são excelentes 👏👏) e de olho nas notícias oficiais da Noruega e Finlândia. Isso fez com que o grupo inteiro decidisse continuar a expedição até onde fosse seguro!

Aeroporto Frankfurt | Marco Brotto Expeditions
Queridos companheiros de viagem. Frédi Kruger (sim! 😨), Ana Kruger e Christina.

Marco, só tenho a agradecer! Seu comportamento foi exemplar e essencial para que todos voltassem em segurança para suas casas (de quarentena, é claro!). Também quero agradecer pela oportunidade, pela experiência e carinho. Te admiro muito, mesmo você sendo brega! hahaha

Marco Brotto e Dandy Passuello andando de Snowmolbile
Passeio de Snowmobile

Ah, não posso deixar de dizer. Aurora Boreal é VICIANTE, voltei querendo mais!

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.