Turismo na Noruega: a terra dos Vikings!
No terceiro post da série “Turismo no Ártico”, vamos falar sobre o Turismo na Noruega, o país mais desenvolvido do mundo.
Desde 2001, a Noruega vem sendo classificada pela ONU como o país mais desenvolvido do mundo, segundo o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano.
Morar neste país deve ser uma experiência incrível, mas visitar e turistar por suas belas paisagens nórdicas e cinematográficas também vale muito a pena!
Vamos conhecer um pouco da história da Noruega, suas curiosidades e quais são os melhores pontos e atividades turísticas para fazer na região. O que vamos falar neste post:
- Um pouco de história e curiosidades;
- Turismo na Noruega: um mix de elementos históricos, geográficos, culturais e… Vikings!
Um pouco de história e curiosidades
A Noruega se chama oficialmente Reino da Noruega e é uma monarquia constitucional, como o Reino Unido.
Assim, a Noruega possui um chefe de Estado, um rei escolhido por sucessão hereditária, e um chefe de Governo, eleito pelo parlamento.
Localizada no norte da Europa, o país faz parte dos chamados países nórdicos, junto da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Suécia, Ilhas Faroé, Arquipélago de Aland e Groenlândia.
Os países e regiões nórdicas compartilham uma história em comum, além de possuírem afinidades culturais e sociais.
Ainda, a Noruega faz parte da região geográfica e histórica chamada de Escandinávia, composta também pela Suécia e pela Dinamarca. Fazendo fronteira, apenas, com a Suécia, a Finlândia e a Rússia.
A Noruega possui uma área total de aproximadamente 385 mil km², sendo somente um pouco maior que o estado do Mato Grosso do Sul.
Cultura: Vikings e Black Metal
Uma característica histórica da Noruega que você já deve ter ouvido falar são os Vikings!
Os Vikings eram guerreiros, exploradores e piratas que invadiram, exploraram e colonizaram diversas áreas da Europa.
Inclusive, Navios Vikings do século IX são preservados até hoje e se tornaram grandes atrações para quem visita o país.
Além disso, você sabia que a maior exportação cultural da Noruega no século XX é o Black Metal?
Essas bandas surgiram nos anos 80 a partir da subcultura norueguesa que valorizava a cultura pagã, isto é, a cultura que não aceitava o cristianismo como religião.
Hoje, mais voltado para a musicalidade, o gênero já é difundido e conhecido no mundo todo. Entre as bandas mais conhecidas, estão Mayhem, DarkThrone e Burzum.
Fiordes noruegueses: paisagens de arrepiar!
A paisagem norueguesa nos brinda com fiordes litorâneos profundos, que são enormes vales rochosos inundados pelo mar.
Os fiordes possuem montanhas altíssimas, às vezes com até 1000 metros de altura!
Além disso, a sua parte litorânea é extremamente profunda, podendo atingir mais de 1500 metros de profundidade.
Essas formações datam de mais de 3 milhões de anos com a ação do gelo nas eras glaciais. Impressionante, né?
Turismo na Noruega: um mix de elementos históricos, geográficos, culturais e… Vikings!
Os melhores pontos e atividades turísticas da Noruega são uma combinação de elementos históricos, geográficos e culturais.
Além disso, o país nórdico é muito orgulhoso do seu passado Viking, onde a história era escrita entre o gelo e o mar!
Confira as melhores atividades e pontos turísticos para conhecer na Noruega:
Museus Vikings
A capital da Noruega, Oslo, abriga o mais famoso museu Viking do país: Museu do Navio Viking (Vikingskipshuset).
Embora seja relativamente pequeno, possui três barcos vikings originais de sua época que receberam os nomes das localizações onde foram encontrados:
- Oseberg;
- Gokstad;
- Tune.
Em Nordfjordeid, você pode visitar o Centro Viking Sagastad, que abriga uma reconstrução de 30m do Navio Myklebust, um dos maiores navios viking já encontrado!
No Sagastad, além de encontrar essa obra-prima da Era Viking, você também conhece mais sobre os rituais e as viagens exploratórias da época.
Nas Ilhas Lofoten, no norte do país, você conhece o Museu Viking Lofotr. A região é conhecida por ser um dos locais mais ao norte da Noruega onde os Vikings se estabeleceram.
Além disso, o próprio museu é construído em um local onde acredita-se ter sido de grande importância durante a Era Viking.
Por toda a Noruega, você encontra cidades históricas onde há grandes e pequenos museus Vikings: história e cultura Viking não faltam!
Fiorde de Geiranger e a Cachoeira das Sete Irmãs
O Fiorde de Geiranger é um dos pontos turísticos mais visitados da Noruega, especialmente pela sua dimensão e beleza.
Possui 15 km de comprimento e uma profundidade de 258m. Na verdade, ele é uma extensão do Fiorde grande.
Em 2005, passou a fazer parte dos patrimônios da humanidade, da Unesco, o que deixou ainda mais famosa a pequena vila de Geiranger, de pouco mais de 200 habitantes.
A paisagem pitoresca foi formada na última era do gelo, quando as geleiras derreteram e esculpiram as montanhas, vales e profundos fiordes da região.
Como se não bastasse, ao visitar o fiorde de Geiranger você também é brindado com uma vista esplêndida da Cachoeira das Sete Irmãs.
O complexo é formado por sete riachos, sendo o mais alto com uma queda de 250 metros de altura.
De acordo com uma das lendas da região, as Sete Irmãs são as sete quedas d’água que deslizam montanha abaixo enquanto um homem observa elas de muito longe. Este homem, segundo a lenda, estaria esperando eternamente por uma oportunidade de conhecê-las.
Festivais musicais
Para os amantes de música, o país oferece alguns festivais únicos, como o Ice Music Festival (Festival de Música no Gelo)!
O seu nome é uma referência não só ao local, que já é bem gelado, mas também aos instrumentos musicais. Isso mesmo, os instrumentos musicais são feitos de gelo!
Já os fãs de Jazz podem curtir um dos festivais mais antigos de toda Europa: o Molde International Jazz Festival (MIJF) ou apenas Moldejazz.
O festival acontece anualmente em Julho, no verão norueguês, desde 1961 na cidade de Molde!
Caçada à Aurora Boreal®
Como se já não bastassem todas as belezas históricas e culturais que a Noruega oferece, ainda é um local perfeito para Caçar Auroras Boreais!
Por ser localizado em meio ao Círculo Polar Ártico, o país nos oferece condições geográficas que possibilitam a Caçada a um dos fenômenos mais belos existentes na natureza!
Se somarmos um cenário encantado pela história Viking com as fantásticas Luzes do Norte, temos uma combinação de êxtase, emoção, risos e alegria.
Essa é a sensação na Expedição Aurora Boreal®.
Nossas expedições já buscaram o fenômeno nas Ilhas Lofoten, Svalbard, O Cabo Norte e Bodø.
E a cidade de Tromsø, bem ao norte do Círculo Polar Ártico, é geralmente nosso ponto de partida para iniciarmos as rotas para Caçar Aurora Boreal na Noruega.
Fique por dentro!
Venha conosco para essa expedição única neste país recheado de história, cultura e que nos permite caçar um dos mais belos fenômenos da natureza!
Confira aqui quando sai a próxima Expedição Aurora Boreal® para a Noruega!