Home » Aurora Boreal » Turismo no Canadá: montanhas, neve e vida selvagem

Turismo no Canadá: montanhas, neve e vida selvagem

Turismo no Canadá
19 abr 2021 Aurora Boreal, Caçadas, Canadá, Destinos, Países do Ártico 0 COMENTÁRIOS

No segundo post da série “Turismo no Ártico”, vamos conhecer o Canadá e seu turismo regado à natureza, lindas paisagens e vida selvagem.

Um pouco de história e algumas curiosidades

O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial, ficando apenas atrás da Rússia.

Na sua história, possui um encontro entre cultura aborígene, povos originários e resquícios  da colonização inglesa e francesa.

Por causa disso, possui hoje duas línguas oficiais: o inglês, falado na maior parte de seu território, e o francês, idioma oficial da província de Quebec, no sudeste do país.

Há, inclusive, uma briga histórica entre a parte francesa e a inglesa do país. Tanto que os carros emplacados no Quebec levam a inscrição “je me souviens”, que quer dizer “eu me lembro”, fazendo referência ao período de redistribuição territorial depois de uma longa guerra civil.

E, para além das características históricas, outra curiosidade é que a densidade populacional do Canadá é uma das menores do mundo, possuindo, apenas, 3,7 habitantes por km².

Apesar de ter uma grande extensão territorial, a maior parte da população canadense mora no extremo sul do país, na fronteira com os Estados Unidos, conhecida como a região dos Grandes Lagos.

Isso acontece, principalmente, em virtude de suas características climáticas, pois grande parte do seu território, do centro ao norte, é considerada uma região glacial, coberta de gelo e com temperaturas baixíssimas. 

Civilização e fauna: um encontro pra lá de incomum

Alce no Canada

O país possui diversos parques florestais ao longo de toda sua extensão, além de ter inúmeras montanhas, lagos e geleiras. 

  • Cataratas do Niágara
  • Parque Nacional Banff

Assim, é um habitat perfeito para a existência de vida selvagem ao longo do território, como ursos, alces e coiotes.

O processo de urbanização das cidades canadenses permitiu a fauna e a civilização coexistirem no mesmo espaço.

Por isso, é comum encontrar alguns animais selvagens em regiões urbanizadas, como ursos e alces!

No entanto, esse fenômeno não é incomum para seus residentes. Os governos locais, inclusive, sempre alertam os moradores e turistas para a possível presença de animais silvestres nas estradas e rodovias.

Para os turistas, é recomendado cuidado ao explorar regiões ligeiramente afastadas de centros urbanos sem a presença de alguém que conheça o local e saiba o que fazer em possíveis encontros com a vida selvagem!

Atividades e experiências para turistas

O turismo no Canadá é multifacetado, acompanhando a própria diversificação geográfica, climática e cultural do país.

Há atividades e locais para os apaixonados por neve, por montanhas e florestas, por lagos e geleiras, e por experiências visuais e sensoriais esplêndidas.

Conheça os principais pontos e atividades turísticas do Canadá!

Cataratas do Niágara (Niagara Falls)

Niagra Falls no Canada
Vista aérea das Cataratas do Niágara.

As Cataratas do Niágara são um agrupamento de cataratas localizado na fronteira do Canadá com os Estados Unidos.

É possível acessá-las pelos dois países norte-americanos, pela província canadense de Ontário, ou pelo estado estadunidense de Nova-Iorque. 

Embora em termos de altura das quedas d’água elas não sejam as mais altas, são longas em extensão e largura, além de possuírem um grande volume de água. Vale a pena conhecer!

As cataratas que compõem o agrupamento são: 

  • Cataratas Canadenses; 
  • Cataratas Americanas; 
  • e Cataratas Bridal Veil (Véu de Noiva).

Parque Nacional de Banff (Banff National Park)

Turismo no Canada em Banff
Vista do Lake Louise (Lago Louise) no Banff National Park.

O Parque Nacional Banff é um cartão-postal muito famoso no Canadá, principalmente por seus lagos azuis-turquesa e suas montanhas rochosas.

Localizado na província de Alberta, na região oeste do país, o parque possui uma extensão de mais de 6 mil km²!

Nele você encontra desde terrenos montanhosos, geleiras, campos de gelos, até florestas coníferas e paisagens alpinas.

Além disso, a vida animal que habita o parque é extremamente diversificada: existem centenas de espécies de pássaros já registrados, além de ursos, pumas, alces e carneiros selvagens.

Além de observar seus lagos e, com sorte, avistar a vida selvagem local, também é possível realizar atividades como montanhismo, escalada, trilhas, pesca e mountain bike.

Uma curiosidade para os cinéfilos: o Parque Nacional Banff foi cenário para o filme que deu o Oscar de melhor ator a Leonardo DiCaprio, O Regresso (2015)!

Cidades turísticas: diversão e cultura

turismo no Canada
Vista aérea da cidade de Vancouver.

Para intercalar seu passeio com um um pouco de modernidade, as maiores cidades do país são excelentes pontos de festivais, paisagens históricas, museus e vida noturna.

Entre as principais cidades turísticas do Canadá, estão:

Para os amantes do cinema, em Toronto acontece o Festival Internacional de Filme de Toronto

Para os amantes de games, em Montreal acontece anualmente o Montreal International Game Summit (MIGS), uma das maiores conferências de Games do mundo.

Já para os amantes de história e arquitetura, na província de Quebec, você encontra um casamento do medieval com o contemporâneo nas ruas da cidade, que ainda mantém forte influência da colonização francesa.

Além disso, o Quebec é responsável por 75% da produção mundial do famoso Maple Syrup, xarope extraído da seiva bruta de árvores do gênero Acer.

Aurora Boreal: Caçada às Luzes do Norte (Northern Lights)

Turismo no Canadá
Expedição Aurora Boreal® guiada e orientada por mim, Marco Brotto, em Dezembro de 2015 (Alberta, Canadá).

Uma atividade inesquecível para realizar no Canadá é a Caçada à Aurora Boreal®, também conhecida como Luzes do Norte ou Northern Lights.

Reunindo um mix de emoções intensas, as expedições para caçar esse fenômeno ímpar da natureza ainda podem propiciar encontros com a vida selvagem local.

Auroras Boreais podem ser encontradas em diversas formas e cores, mas há uma certeza: são cenários surpreendentes e inesquecíveis.

A Expedição Aurora Boreal®, guiada e coordenada por mim, Marco Brotto, é formada por uma equipe especializada que pode garantir uma experiência incrível para todos que desejam Caçar as Luzes do Norte no Canadá!

Confira no link mais informações sobre a próxima Expedição Aurora Boreal® para o Canadá e venha ter essa experiência inesquecível conosco.

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
A realização de um sonho: depoimento da Expedição #83 para a Islândia
A realização de um sonho: depoimento da Expedição #83 para a Islândia
< LEIA MAIS
Você conhece a Floresta Boreal?
Você conhece a Floresta Boreal?
< LEIA MAIS
Papai Noel: qual a história do bom velhinho?
Papai Noel: qual a história do bom velhinho?
< LEIA MAIS