Iglus de cristal: um local singular para ver a Aurora Boreal
Os Iglus de cristal são moradias tradicionais dos povos inuítes. E hoje recebem uma atualização para acomodar viajantes que buscam a Aurora Boreal.
Que a natureza é capaz de nos surpreender o tempo todo, isso já sabemos. Mas, algumas experiências são realmente de tirar o fôlego e nos apresentam verdadeiros espetáculos.
Um desses fenômenos é a Aurora Boreal, as luzes coloridas e dançantes no céu. E um jeito muito interessante de experienciar esse fenômeno é através dos iglus de vidro, ou iglus de cristal.
Acompanhe o conteúdo e conheça os Iglus de Cristal pelo Círculo Polar Ártico.
Iglus de Cristal para observar a Aurora Boreal
Palavra originária da língua inuíte, o iglu também é conhecido como casa de neve. Ele é um abrigo feito a partir de blocos densos de neve e vem sendo utilizado pelos povos inuítes como uma moradia.
Mais recorrente na região do Ártico Central, Canadá e em áreas da Groenlândia, os povos inuítes utilizavam a neve para proteger suas moradias, que eram feitas a partir de ossos de baleia.
Com o formato de cúpula, também podem ser usados como abrigos temporários para os caçadores durante períodos de frio mais intenso. E, por ser uma construção simples e econômica, tornam-se uma excelente alternativa para os habitantes das regiões do ártico.
Estrutura de um Iglu
Quando os esquimós constroem um iglu, a primeira coisa que fazem é procurar um local para erguer a cabana em gelo, pois o principal objetivo é a proteção contra o frio intenso.
Depois, procuram pedaços de neve que sejam densos para que possam se transformar em tijolos firmes. Para que sejam eficazes, o encaixe dos blocos precisa ser muito bem planejado e executado.
E, apesar de soar estranho, o gelo funciona como um excelente isolante térmico!
Além disso, o formato semi esférico do iglu é garantido pela forma de espiral em que os blocos são posicionados e contribui para a estrutura manter uma temperatura com até 20ºC a mais que o exterior.
Uma versão atualizada dos Iglus
A fim de unir a tradição e a cultura de uma forma moderna e depois de ganhar destaque no meio turístico, os iglus de cristal ou iglus de vidro chegam para oferecer uma experiência incomparável para aqueles que desejam visitar países do Ártico.
Na Lapônia, hotéis com habitações de iglus se tornaram populares por conta da Aurora Boreal. Por ser panorâmico, é possível dar uma espiada no fenômeno e no céu enquanto deita em uma cama confortável.
A ideia do iglu de vidro surgiu com um finlandês chamado Jussi Eiramo, que teve a ideia de unir o melhor dos dois mundos e permitir que as pessoas tivessem uma experiência única visitando a região.
Dessa forma, em 1999, surgiram os primeiros e mundialmente famosos iglus de vidro no Kakslauttanen Arctic Resort.
Após o sucesso do resort, muitos outros hotéis adotaram a mesma prática, replicando e melhorando a proposta inicial. Hoje a Lapônia e também a Finlândia contam com diversos hotéis nesta modalidade, inclusive em outros formatos, ocorrendo uma evolução dessas hospedagens. As mais confortáveis são as com estrutura normal de um chalé com parte do teto em vidro; essas que utilizamos em algumas das nossas expedições.
Expedição Aurora Boreal®: Iglus de Cristal
Viva uma experiência incrível em busca da Dama da Noite! Em um de meus roteiros para a Finlândia, embarcamos em uma jornada para conhecer a terra da origem da lenda do Papai Noel.
A Finlândia é um dos lugares onde se encontra a região da Lapônia. A terra nativa do povo Sami compreende uma área de 380.000km² e está acima do Círculo Polar Ártico.
Há 10.000 mil anos essas terras já pertenciam aos samis, que apesar de estarem localizados em 4 países diferentes, possuem parlamento próprio, leis próprias e uma capital.
Além disso, de acordo com sua tradição e mitologia, os sami possuem muito respeito pela Aurora Boreal, pois ao invés de causar encantamento, o fenômeno era temido pelo povo nativo. Sua tradição é levantar a palma das mãos em respeito à Dama da Noite.
O país proporciona uma viagem completamente apaixonante, visitando as paisagem mais lúdicas e fascinantes, que parecem sair diretamente de um conto de fadas.
Além de visitar o verdadeiro Papai Noel, ou Jolkuppi, como é chamado na língua original, viveremos mais um sonho durante a viagem.
Nesta expedição dormiremos em habitações lindas e poderemos ter a sorte de ver a Aurora Boreal abrigados em um dos iglus de cristal na Finlândia. Contudo, é importante lembrar que as condições podem não ser favoráveis para a observação.
Mas a decisão de ir à estrada para Caçar a Aurora será tomada no momento oportuno.
Por isso, os iglus de cristal são uma verdadeira atração a ser conferida! Garanta sua vaga agora na expedição com direito a uma estadia nos Iglus de Cristal aqui.
Continue acompanhando o blog para mais novidades sobre a Aurora Boreal.