Home » Dicas de Viagem » Finlândia, da série Países do Ártico

Finlândia, da série Países do Ártico

Aurora Boreal Laponia Finlandia
14 maio 2021 Dicas de Viagem, Finlândia, Países do Ártico 0 COMENTÁRIOS

Considerado o país mais feliz do mundo pelo terceiro ano consecutivo, a Finlândia conta com paisagens incríveis. E a nossa  Caçada à Aurora® inesquecível.

Inóspito e peculiar. Esses são dois adjetivos que conseguem descrever a sensação de ir ao encontro da Aurora Boreal na Finlândia. 

As viagens realizadas para todas as regiões do Ártico são sempre feitas com muito cuidado e estudo, prevendo rotas não convencionais e noites incríveis, muito iluminadas, na Caçada à Aurora Boreal. E com a Finlândia não seria diferente!

Por lá, é possível encontrar paisagens, no mínimo, curiosas. Principalmente por conta de seus “mil lagos”, que na realidade são cerca de 187 mil espalhados pela região.

Venha descobrir mais sobre a Finlândia! Acompanhe o conteúdo.

Aurora Boreal na Finlândia

A Finlândia é um país que traz experiências surreais para quem decide embarcar nesta jornada em busca da Aurora Boreal. Localizado no que chamamos de Oval da Aurora, possui condições extremamente favoráveis para a visualização do fenômeno.

Encontrando a Finlândia no Mapa

Mais um país nórdico para nossa lista. 

Oficialmente República da Finlândia, o país faz fronteira com a parte da oeste da Suécia, com a porção leste da Rússia e com o norte da Noruega. Apesar de ser considerado o oitavo maior país da Europa em extensão, ele é também o menos povoado. 

Territorialmente, a região da Finlândia é divida em 5 províncias continentais, entre elas está a Lapônia, região que também visitamos durante nossas expedições, chamada também de Lapônia Finlandesa.

Por esta região estar localizada no país, a Finlândia também tem grande influência da cultura Sami. Além disso, é na região da Lapônia Finlandesa que está localizada a casa do Papai Noel, na cidade de Rovaniemi.

O país mais feliz do mundo!

Desde 2018 a Finlândia é considerado o país mais feliz do mundo de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade, realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas). 

É um país super desenvolvido, com altos índices de desenvolvimento humano, qualidade de vida, educação pública, segurança pública, expectativa de vida, bem estar social entre outros.

Suas cidades também estão entre as cidades mais habitáveis do mundo, figurando entre as mais limpas, seguras e organizadas do mundo! 

O nome Finlândia ainda tem origem incerta, originalmente “Suomi”, uma das teorias mais aceitas é que ela seja um derivado da palavra broto-bálica “Zeme”, que significa “Terra”. 

A terra dos mil lagos

Como dito anteriormente, a Finlândia é conhecida por seus mil lagos. Ao total são 187.888 lagos e 179.584 ilhas. E um destes lagos é o Saima, considerado o 5º maior lago da Europa. 

A paisagem finlandesa é predominantemente plana, com algumas colinas e montes mais baixos. 

Cerca de 75% de seu território é coberto pela floresta boreal, ou Taiga. Além disso, um quarto do país está situado no Círculo Polar Ártico, onde ocorre também o chamado Sol da Meia Noite.

A Finlândia também conta com uma alta biodiversidade, com uma grande quantidade de mamíferos, entre eles o urso pardo, animal nacional.  

O que se pode comer na Finlândia?

A gastronomia do país é extremamente rica. Sua culinária muda de estação para estação, por conta das extremas mudanças climáticas. 

No verão os pratos com peixes ficam em alta e frutas frescas. Já no inverno recorrem a produtos e ingredientes que possam ser conservados por mais tempo. 

Outro traço marcante da culinária finlandesa são os derivados do leite, presente de diversas formas em diversos pratos diferentes, desde cremes a manteiga e o leite em si.

Alguns dos pratos e comidas típicos são:

  • Carne de Alce/Rena;
  • Leipäjuusto (um tipo de queijo);
  • Salmão;
  • Frutas e cogumelos;
  • Pães (doces e de centeio).

Caçando a Aurora na Finlândia

Aurora Boreal Laponia Finlandia
Aurora Boreal® na Lapônia, Finlândia.

Uma das regiões que mais gosto de visitar na Finlândia e Caçar a Aurora Boreal são Inari, Saariselka e Rovaniemi. Explorar este país é como olhar arte em um museu, pois as paisagens são de tirar o fôlego

E se enfrentar o frio é para você, o país não vai deixar nada a desejar. A temperatura no país costuma ser 5ºC mais baixa comparado a outros países nórdicos, chegando no inverno a -35ºC.

Na Finlândia, a Aurora Boreal aparece por muitas noites ao ano, mas não é durante o ano todo que as chances de ver a Dama da Noite existem, por conta da escuridão.

O período em que ocorre a visualização , são entre os meses de setembro e abril, época fora do alto verão no país e com horas de escuridão. Mas durante o verão e início do outono, a possibilidade de observação também existe, e em razão da logística empregada nas nossas jornadas as chances são as mesmas em toda a temporada entre setembro e abril. 

Lembrando que estamos lidando com um fenômeno da natureza, não sendo possível ter 100% de certeza. O que podemos garantir, é que eu e meu staff trabalhamos e estudamos constantemente para o sucesso das expedições. 

Ao total, são mais de 80 expedições com sucesso à Caçada da Aurora Boreal! 

Um relato de quem já teve essa experiência inesquecível

Confira o relato do Rafael, que já embarcou nesta jornada pela Finlândia:

“Por mais que eu ficasse por horas aqui tentando escrever e explicar o quão incrível foi essa noite, eu jamais chegaria ao menos perto da realidade. (…) Chegamos, enfim, em um ponto, próximo à borda da Finlândia, e nada de Aurora. Pelo menos o céu havia clareado um pouco. Descemos da van e ficamos por mais de uma hora esperando, esperando…e nada. Decidimos voltar, e, no caminho, tentar alguns outros pontos, já que o céu havia limpado. Paramos em mais dois pontos …e, novamente, absolutamente nada. Apenas uma lua cheia maravilhosa. Enfim, desistimos. Abandonadas as esperanças, pegamos o caminho de volta para Tromso. (…) E então, no instante em que tirei a foto, a Donzela apareceu, suave, no horizonte. (…) Então, sem aviso algum, ela surgiu em toda sua grandiosidade, dançando acima de nós, mostrando a força do Universo e a beleza da criação de seu Grande Arquiteto. Impossível não chorar, não tremer, não se arrepiar diante de tamanha beleza, de tamanha demonstração de que a Natureza, é sim, perfeita. (…) Sem dúvida, a melhor noite que pude viver até hoje. E foi a primeira. Ainda virão mais 3, nessa mesma semana. Obrigado a todos aqueles que acompanharam a realização desse sonho, dessa jornada! Obrigado ao mestre Marco Brotto pela torcida e por todas as orientações! Obrigado pai, por ter atendido meu pedido e mandado esse presente pra mim! Minha respiração parou, meu coração parou de bater, com medo de que o barulho da minha pulsação fizesse com que sua timidez se acentuou e ela fosse embora, com vergonha.”

Viva você também esta experiência! Confira aqui nossas próximas expedições.

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Conheça a Rússia, da Série Países do Ártico
Conheça a Rússia, da Série Países do Ártico
< LEIA MAIS
Canadá, da Série Países do Ártico
Canadá, da Série Países do Ártico
< LEIA MAIS
Iglus de cristal: um local singular para ver a Aurora Boreal
Iglus de cristal: um local singular para ver a Aurora Boreal
< LEIA MAIS