Home » Canadá » Canadá, da Série Países do Ártico

Canadá, da Série Países do Ártico

Lago no Canadá
21 maio 2021 Canadá, Países do Ártico 0 COMENTÁRIOS

Considerado um dos países mais organizados do mundo e repleto de paisagens de tirar o fôlego, a Caçada à Aurora Boreal® no Canadá certamente será memorável.

As várias culturas e a natureza exorbitante fazem do Canadá um lugar único. Mas não é só isso, algumas áreas do país são ideais para realizar o encontro com a Aurora Boreal.

O frio extremo pode assustar, mas não será um problema, pois as expedições são sempre planejadas visando o conforto e segurança de todos.

Além da bela Aurora Boreal, o país oferece uma vasta vida selvagem e cenários incríveis.

Já imaginou encontrar ursos e cervos no caminho nesta jornada? Ficou curioso? Acompanhe nosso conteúdo!

Aurora Boreal no Canadá

Gosto sempre de reforçar que as Auroras são fenômenos da natureza, portanto, não existe uma receita perfeita para a busca da Aurora Boreal. O acontecimento depende de inúmeros fatores, como as atividades solares e a quantidade de luz.

No entanto, o Canadá oferece algumas das melhores localizações do mundo para a Aurora Boreal se apresentar. Isso graças à sua localização e a baixa poluição de luzes.

Vamos para a América do Norte!

Diferente de alguns outros países citados na série Países do Ártico, o Canadá não está localizado no continente europeu, mas sim no continente americano.

Sendo o segundo país com maior extensão territorial do mundo, o Canadá é um país com muito a se explorar! Antes das expedições britânicas, portuguesas e francesas, o país era 100% ocupado por povos aborígenes. 

Por conta de sua história, o Canadá se tornou uma federação composta por 10 províncias e 3 territórios, uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional.

Além disso, possui várias culturas e é bilíngue, tendo como línguas oficiais o inglês e o francês. Além disso, também é considerado um dos países mais bem desenvolvidos do mundo.

As belezas naturais do Canadá

Apesar de possuirmos uma imagem mais badalada do Canadá, com cidades e agito, o país possui uma outra faceta que nos revela um lugar repleto de natureza, balanceada a modernidade. 

O país é também o segundo do mundo com maior quantidade de biodiversidade. 

Lá você pode encontrar os famosos alces que vemos na televisão, esquilos, gansos, castores, guaxinins. coelhos e é claro os ursos negros e polares. 

Não é raro em nossas expedições encontrar cervos e ursos em meio às florestas boreais e as Montanhas Rochosas (Rocky Mountains). 

As florestas abundantes de coníferas se estendem até o Alasca. Mais ao sul do país as coníferas se misturam com bordo-campestre, faias e carvalhos. 

Por conta de seu tamanho extenso, o Canadá possui mais lagos que qualquer outro país do mundo, superando até a Finlândia, terra dos mil lagos. 

Cultura Canadense 

No Canadá existem diferentes culturas, línguas, arte e música de origem aborígenes. Inclusive, muitas palavras e invenções que são parte da linguagem cotidiana provém destes povos. 

A canoa, raquete de neve, tobogã , lacrosse, cabo de guerra, xarope de bordo (maple syrup) e o tabaco são alguns exemplos.

Além disso, a imigração influenciou fortemente a cultura do país. 

Um dos símbolos nacionais mais conhecidos do Canadá é a folha de bordo, presente na bandeira nacional. O xarope de bordo, por tanto, é uma das iguarias que se deve experimentar quando visitar o país.

Extraído da seiva bruta destas árvores, o xarope substituiu o açúcar pois o país era abolicionista, e o açúcar de cana e o melaço de cana eram produzidos por escravos nos Estados Unidos. 

Caçando a Aurora no Canadá

Caçando a Aurora Boreal no Canadá.
Retrato de um momento único de uma expedição para o Canadá.

Presenciar a Aurora Boreal no Canadá é uma grande emoção! Mesmo o país atraindo bastante turistas durante o ano todo, nosso grupo sempre foca na Caçada da Aurora Boreal.

Onde ver a Aurora no Canadá?

É sempre bom lembrar que, para observar a Aurora Boreal, é necessário ter escuridão. Por isso, escolho rotas não tão comuns para turistas e em locais mais remotos, onde essa característica prevaleça, mas sempre mantendo a segurança e conforto do grupo. 

Alguns dos locais que podemos Caçar a Aurora no Canadá são:

  • Província de Alberta;
  • Northwest Territories;
  • Província de Manitoba;
  • Território de Yukon;
  • Província de Newfoundland e Labrador.

Destes locais citados acima, alguns são pontos turísticos reconhecidos no país e que recebem milhares de visitantes todos os anos.

Porém, nem todas as regiões destas cidades são adequadas para observar as Northern Lights.

Por isso, sempre vamos para locais mais afastados com vista para o horizonte e com céu limpo.

Importante por que sempre nos deslocamos com ônibus especiais para a caçada, conduzidas por motoristas locais, que prezam pela segurança e respeitam todas as leis de turismo do país, não efetuamos expedições ao Canadá.

Estive várias vezes lá mas não encontrei ainda a logística e fornecedores que atendam aos nossos protocolos para realizar o nosso roteiro de Caçada à Aurora Boreal®.

E qual a época mais adequada para Caçar a Aurora no Canadá?

Por ser um fenômeno da natureza, não existe um guia perfeito ou manuais prévios com todos os direcionamentos para encontrar a Aurora Boreal. 

Tudo depende da intensidade das atividades solares, das condições meteorológicas e do local que estaremos. 

As chances são maximizadas entre final de agosto e meados de abril. O clima durante este período também é mais favorável aos brasileiros que gostam de frio e querem ver neve.

E para saber mais sobre a Aurora Boreal, continue acompanhando nossos conteúdos. 

Quer embarcar nesta jornada? Confira nossas próximas expedições. Não perca!

 

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Conheça a Rússia, da Série Países do Ártico
Conheça a Rússia, da Série Países do Ártico
< LEIA MAIS
Finlândia, da série Países do Ártico
Finlândia, da série Países do Ártico
< LEIA MAIS
Turismo nas Ilhas Faroé: turismo épico no arquipélago dinamarquês
Turismo nas Ilhas Faroé: turismo épico no arquipélago dinamarquês
< LEIA MAIS