Home » Aurora Boreal » Mito ou verdade: as explosões solares aumentam a ocorrência da Aurora Boreal?

Mito ou verdade: as explosões solares aumentam a ocorrência da Aurora Boreal?

explosão solar
05 jul 2021 Aurora Boreal 0 COMENTÁRIOS

Quando uma explosão solar começa a ocorrer com mais frequência, algumas pessoas dizem que mais Auroras Boreais vão aparecer no céu. Mas será que isso é verdade?

Como especialista em Caçadas à Aurora Boreal e também coordenador das Expedições Aurora Boreal, vim hoje falar um pouquinho sobre os impactos da atividade solar na ocorrência do espetáculo de luzes e cores que é a Aurora Boreal.

O que é explosão solar?

Uma explosão solar é o resultado da reconexão entre os campos magnéticos do sol. Quando isso ocorre, as explosões podem enviar partículas carregadas a milhares de quilômetros.

O nome pode parecer assustador, mas as explosões solares não oferecem perigo direto para os seres humanos. Embora possam interferir em satélites e sistemas de telecomunicação.

Explosão solar Nasa
Fonte: NASA.

Essa atividade solar é comum, faz parte da atividade magnética do sol e ocorre diversas vezes ao longo do ano. Mas a frequência da sua ocorrência depende do ciclo em que o sol se encontra, que tem duração aproximada de 11 anos.

Ou seja, a cada 11 anos inicia-se um novo ciclo de atividade magnética solar. O último, de número 25, começou em maio de 2020 é a razão pela qual essa atividade solar vai ocorrer com mais frequência.

Com forte atividade pelos próximos contaremos com uma atividade magnética solar mais frequente e intensa nesse período. Mas vamos falar do que nos propomos aqui: qual o impacto dessa atividade solar na ocorrência da Aurora Boreal?

Como se forma a Aurora Boreal?

Aurora Boreal na Lapônia

Antes de entender os impactos das explosões solares nas Auroras Boreais, precisamos saber como se forma a Aurora Boreal no céu. Esse fenômeno da natureza ocorre quando o plasma resultante da atividade solar atinge o campo terrestre.

O que é Aurora Boreal

Ou seja, o sol envia para a terra diversos materiais por meio dos ventos solares. Esse material nada mais é do que o plasma solar, que é composto por prótons, elétrons e neutrinos.

Ventos e tempestades solares podem potencializar as Auroras Boreais. E são resultado de explosões solares, rompimento de filamentos e buracos coronais.

Explosões solares aumentam a ocorrência da Aurora Boreal?

No ano passado batemos a mínima solar e, desde então, a atividade solar passa a ficar mais intensa e frequente. Isso significa que a frequência de Auroras Boreais vai aumentar? Não necessariamente!

Em minha experiência nas mais de 90 Expedições Aurora Boreal que conduzi, e em intenso contato com os nativos da região ártica, essa relação não necessariamente é real.

Como vimos, as explosões solares são um dos elementos que podem causar Auroras, mas não o único. E as condições para sua visualização, principalmente a olho nu, são bem específicas.

Nossas expedições sempre ocorrem nos países do círculo polar ártico.  Justamente por ser um local privilegiado para a apreciação desse fenômeno, com condições climáticas e ambientais mais propícias.

Qual o impacto da explosão solar na Aurora Boreal?

A partir da minha experiência e dos efeitos do aumento da atividade solar nesse novo ciclo, o que esperamos que vá acontecer é a aparição das Auroras Boreais em locais onde elas não eram comuns.

Esses locais são mais ao sul do hemisfério norte e mais ao norte do hemisfério sul. Ou seja, em direção à linha do Equador. Em um dos ciclos de altíssima atividade solar ocorrido em 1859, foi possível ver Auroras Boreais em Cuba!

No entanto, os locais com menor latitude (mais próximos à linha do equador) não oferecem frequentemente todos fatores que propiciam uma melhor experiência de visualização da Aurora Boreal.

Por isso, a apreciação desse fenômeno ainda será mais exuberante e espetacular nos países do círculo polar ártico!

Venha Caçar a Aurora Boreal com Marco Brotto!

Agora você já conhece o real impacto das explosões solares na aparição da Aurora Boreal. Vem com a gente caçar esse belíssimo fenômeno da natureza!

Confira nossas próximas expedições! E aproveite para ler o incrível depoimento de uma viajante sonhadora que foi conosco para a Islândia na Expedição #83!

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Conheça 3 motivos para caçar a Aurora Boreal com Marco Brotto
Conheça 3 motivos para caçar a Aurora Boreal com Marco Brotto
< LEIA MAIS
Entenda como acontece a Aurora Boreal, o fenômeno mais lindo da natureza
Entenda como acontece a Aurora Boreal, o fenômeno mais lindo da natureza
< LEIA MAIS
Chegamos à marca de 100 Expedições Aurora Boreal! Confira a retrospectiva
Chegamos à marca de 100 Expedições Aurora Boreal! Confira a retrospectiva
< LEIA MAIS