Home » Dicas de Viagem » Conheça as famosas praias de areia preta na Islândia

Conheça as famosas praias de areia preta na Islândia

09 jul 2021 Dicas de Viagem, Islândia 0 COMENTÁRIOS

Já faz um bom tempo que os visitantes incluem a praia de areia preta nos seus roteiros turísticos na Islândia. E dá pra entender bem o porquê: é um lugar incrível e, como muitos locais islandeses, é único!

Vem com a gente conhecer esse lugar bucólico e quase mágico que fica na costa sul da Islândia!

Reynisfjara: a praia de areia preta mais famosa da Islândia

A famosa praia de areia preta islandesa se chama Reynisfjara e fica em uma pequena cidade chamada Vík í Mýrdal.

O folclore islandês diz que suas formações de basalto eram trolls que foram transformados em pedra durante a batalha, pois não conseguiram arrastar um grande navio para a costa antes do sol nascer.

Segundo a lenda, se você passa perto dos penhascos ainda é possível ouvir seus gritos e lamentos! De arrepiar, né?

A praia de areia negra não é um local apropriado para banhos de sol e de mar. Na verdade, sua atmosfera cria um lugar incrível para vistas de tirar o fôlego!

Além da vista incrível, a sonoridade da praia também é única. O vídeo abaixo traz um pouco do que é o som do vento e das ondas sobre a areia preta de Reynisfjara!

Porém atenção !

Respeite os avisos de segurança na praia, os ventos e a geografia da região produzem ondas perigosas que atingem os desprevenidos. Em 2021 um turista chinês foi levado pelas ondas e morreu afogado. 

Mas Reynisfjara não é famosa somente por sua areia preta, ela também é o lar de algumas formações costeiras incríveis. Desde a pilha de colunas de basalto em forma de órgão na orla da praia e a caverna Halsanefshellir abaixo, até as pilhas marinhas fantasmagóricas que se projetam sobre a água.

Com as pilhas originalmente fazendo parte da montanha Reynisfjall e a erosão diária ainda ocorrendo, duas viagens até esse local jamais serão iguais!

Por que a areia da praia é preta?

A areia de algumas praias na Islândia é preta por causa da atividade vulcânica no país. O sedimento preto é formado por lava fervente que flutuou pela praia e, ao encontrar a água fria, esfriou e se solidificou.

Em seguida, a lava sólida começa a se quebrar e formar pequenas rochas vulcânicas. Elas gradualmente se desintegram mais ainda e acabam formando a areia preta.

E você sabia que Reynisfjara não é a única praia de areia preta na Islândia?

Outras praias de areia preta para conhecer na Islândia

Embora seja definitivamente a mais conhecida e talvez a mais bela, Reynisfjara não é a única praia de areia preta na Islândia. Confira!

Sólheimasandur

Essa é uma praia de areia preta particularmente única na Islândia. Ela ficou famosa nos anos 90, após um acidente de avião.

Ela também fica na costa sul da Islândia, não muito longe de Reynisfjara. É um percurso de apenas 20 minutos de carro de Vik.

Dyrholaey

Essa belíssima praia de areia preta, que também fica próxima das duas últimas, pode ser vista de um penhasco.

A vista no topo desse penhasco compreende toda a extensão da praia de areia preta e as colunas de lava negra de Reynisdrangar ao leste. O próprio vento é uma experiência por si só!

Diamond Beach

A Diamond Beach fica situada ao lado do Glaciar Jokulsarlon. Seu nome vem justamente das geleiras que chegam à costa e parecem diamantes em contraste com a areia preta.

É possível observar as enormes geleiras se formando e chegando até a costa. Além de também testemunhas a maré levando os grandes blocos de gelo para dentro e fora do mar.

Esses blocos de gelo variam de 30cm até o tamanho de uma pessoa! É incrível!

Conheça a Expedição Aurora Boreal® para a Islândia

Por mais que sejam magníficas ao ponto de não acreditarmos que são reais, as praias de areia preta são só mais uma das dezenas de aventuras e pontos turísticos que a Islândia oferece.

As Expedições Aurora Boreal para a Islândia percorrem cenários como este para caçar o incrível fenômeno da Aurora Boreal.

Caçar a Aurora Boreal não é somente visualizar suas luzes dançantes e coloridas no céu. É toda a energia e sensações únicas envolvidas em estar lá.

Não perca as próximas Expedições Aurora Boreal com o Caçador de Aurora Boreal® e venha conosco atrás desse fenômeno da natureza de tirar o fôlego!

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
9 curiosidades sobre a Islândia: a terra do gelo e do fogo
9 curiosidades sobre a Islândia: a terra do gelo e do fogo
< LEIA MAIS
A realização de um sonho: depoimento da Expedição #83 para a Islândia
A realização de um sonho: depoimento da Expedição #83 para a Islândia
< LEIA MAIS
Pratos típicos da Islândia para experimentar!
Pratos típicos da Islândia para experimentar!
< LEIA MAIS