Arktikum: um museu de história e Ciência na Finlândia
O Arktikum é mais que um museu: é também um Centro de Ciência no coração da Finlândia!
Trouxe o Arktikum neste post porque meu coração de Caçador de Aurora Boreal® está o tempo todo tendo que considerar elementos científicos para que encontremos o fenômeno da Aurora Boreal nas expedições.
Digo isso porque, embora a Aurora Boreal seja tão bela e estonteante a ponto de acharmos que ela é um truque de mágica ou uma obra divina que acontece no breu do céu nórdico, ela é, no final das contas, um fenômeno da natureza.
E para os amantes da ciência como eu, o museu Arktikum é um local excelente na Finlândia para descobertas e curiosidades científicas, principalmente sobre o mundo nórdico, às vezes tão desconhecido para nós brasileiros!
Confira as principais exibições permanentes e curiosidades sobre esse palácio da ciência que é, inclusive, o quarto ponto turístico mais visitado da Finlândia.
Onde fica o Arktikum?
O Arktikum fica em Rovaniemi, no norte da Finlândia, em frente ao rio Ounasjoki, o maior afluente do país.
Por se localizar na região da Lapônia, está junto de diversos outros pontos turísticos da região, como a famosa Vila do Papai Noel.
Toda a região da Lapônia, inclusive, é povoada pelo povo indígena Sami, um dos maiores grupos nativos da Europa.
Assim, a cidade de Rovaniemi oferece desde atrações turísticas ligadas à ciência, como o Arktikum, até uma imersão histórica e cultural do povo lapão e do povo indígena Sami.
Quais são as principais atrações do Arktikum?
O museu conta com 4 exibições permanentes. Confira!
Finlândia na Costa do Oceano Ártico: Pechenga
Essa exibição permanente mostra a história da região da Pechenga, que foi parte da Finlândia por um curto período do entre guerras, entre 1920 e 1944.
A exposição traz artefatos, arquivos e fotos que remontam todos os desenvolvimento e história da região. Embora hoje a região faça parte do território russo.
Se você olhar no mapa, Pechenga é territorialmente unida à Finlândia, e não à Rússia. Assim, é um pedacinho da Rússia que reside em meio aos países nórdicos.
Arctic in Change: as mudanças no Ártico
A exibição para os amantes do Ártico também é permanente e remonta a vida nessa região de extremos do mundo.
Nela é possível compreender como se desenvolve a vida, as pessoas, a fauna e a flora em um local onde o frio é intenso e existem mudanças drásticas de luminosidade: ora luz o dia inteiro, ora total escuridão!
Northern Ways: história da Lapônia no Arktikum
Para quem gosta de história, essa exibição resgata o nascimento da região da Lapônia, a província mais ao norte da Finlândia.
Você pode escutar em primeira mão os relatos de diversas pessoas e personalidades que tiveram grande influência na Lapônia, além de conhecer sobre a Grande Guerra da Lapônia, durante a Segunda Guerra Mundial.
Além disso, você também descobre as maravilhas da vida animal e da natureza lapã.
Ou seja, se você gosta de história dos povos nórdicos, essa exibição é de encher os olhos!
Polar Opposites: as estações do ano no extremo norte do planeta
Essa exibição talvez seja a mais interessante para nós brasileiros! Pois conseguimos ter uma ideia do que é morar num local onde a diferença entre as estações do ano é gritante!
A partir de um filme exibido no museu, o espectador tem uma verdadeira imersão! Assim, conhece os dias em que há luz do sol durante o dia inteiro e também os dias onde é noite por 24h.
Confira o trailer da exibição:
Se quiser saber mais informações sobre o Arktikum, confira o site oficial do museu.
Caçando a Aurora Boreal na Lapônia
Como amante, estudioso, especialista e o Caçador de Aurora Boreal®, devo dizer que a experiência da Aurora na Lapônia é um dos sentimentos mais indescritíveis que já senti na vida.
Como em outras regiões que já visitei, a Lapônia tem particularidades incríveis.
Quem deseja caçar a Aurora Boreal na Lapônia precisa, inclusive, considerar o clima na região ao viajar.
Durante o verão, as temperaturas não costumam ficar abaixo de zero, proporcionando um clima mais ameno. Assim, nesse clima é possível presenciar o fenômeno do Sol da Meia Noite.
Mas, por outro lado, o inverno possui noites mais longas, o que favorece em teoria a busca pelas Luzes do Norte.
De todo modo, é importante lembrar que não existe uma melhor ou pior época para Caçar a Aurora na Lapônia.
Quando temos mais escuridão ganhamos mais tempo mas perdemos em agilidade e amplitude territorial.
As estatísticas não mentem, as chances são iguais.
Venha conosco conhecer a Lapônia e caçar a Aurora Boreal!
Conheça nossas expedições para a Lapônia e venha desfrutar dessa imersão na cultura e belezas do norte do mundo!