Home » Aurora Boreal » Você conhece a Floresta Boreal?

Você conhece a Floresta Boreal?

Floresta Boreal sob neve
11 jun 2021 Aurora Boreal, Canadá, Dicas de Viagem 0 COMENTÁRIOS

A Floresta Boreal ou de Coníferas é um bioma específico do hemisfério norte do planeta. Venha conferir!

Quem viaja para os países do hemisfério norte se depara com um tipo de vegetação diferenciada, que é capaz de sobreviver a temperaturas baixíssimas.

Essa vegetação é parte do bioma da Taiga, que é outro nome para Floresta Boreal ou de Coníferas.

Além de possuírem características bem específicas, são uma atração à parte dessas regiões do extremo norte por conta de sua beleza.

Preparamos esse post com tudo que você precisa saber sobre esse elemento belíssimo do hemisfério norte que são as Florestas Boreais. Confira!

  • O que são as Florestas Boreais?
  • Quais animais vivem nas Florestas Boreais?
  • 8 curiosidade sobre as Florestas Boreais
  • Floresta Boreal e Aurora Boreal

O que são as Florestas Boreais?

Floresta Boreal

Podemos dizer que as florestas boreais são um espetáculo à parte dos países do círculo polar ártico, principalmente para quem mora no hemisfério sul.

Elas estão localizadas principalmente no Canadá, na Sibéria (extremo norte da Rússia), no Alasca, no sul da Groenlândia e nos países do norte da Europa, como Noruega e Suécia. 

Se aqui nossa vegetação é adaptada ao clima temperado e subtropical, lá a vegetação de coníferas é capaz de suportar temperaturas de até -50oC!

Por isso, um dos fatores que fazem com que elas sobrevivam ao clima subártico é que a maioria nunca perde suas folhas, que estão sempre prontas para realizarem a fotossíntese assim que um raio de luz solar aparece. Incrível, né?

Além disso, as coníferas possuem um formato de cone que faz com que a neve não fique acumulada sobre ela. Assim, a neve não danifica seus ramos e folhas.

E, para se protegerem do frio extremo, as folhas das coníferas ainda contam com uma resina específica que atua protegendo seus tecidos quando as temperaturas estão muito baixas.

E a fauna nesta vegetação? Quais animais habitam lá? Confira na sequência!

Quais animais vivem nas Florestas Boreais?

Moose na floresta

Os principais animais que habitam nessas regiões de coníferas são mamíferos, como alces, renas, veados, ursos polares, esquilos e coelhos.

Ainda, diversas aves migram para lá no verão, principalmente porque com o degelo há uma grande quantidade de insetos nos pântanos da região.

No inverno, quando as temperaturas estão próximas de -50oC, os animais que não migram para regiões mais quentes e permanecem ali são os que hibernam e possuem uma grossa camada de pelos ou penas para esquentá-los nesse período.

Em seguida, veja agora algumas curiosidades sobre essas florestas magníficas do hemisfério norte.

Confira 8 curiosidades sobre a Floresta Boreal

Você sabia que…

  • A floresta boreal tem o nome de Boreas, o deus grego do vento norte?
  • No verão mais de 300 espécies de aves migram para as florestas boreais, mas apenas 30 espécies permanecem durante o inverno?
  • Um dos mamíferos que habitam as coníferas é o tigre siberiano?
  • A maior coruja do hemisfério norte, também conhecida como grande coruja cinzenta, é uma das moradoras dessas florestas durante todo o ano?
  • A floresta boreal do Canadá surgiu há cerca de 10 mil anos com o fim da última Era do Gelo?
  • Existem diversas espécies com risco de extinção na Floresta Boreal, como o caribu da floresta, o urso pardo e o wolverine?
  • As florestas boreais cobrem a maior parte do território canadense e do Alaska?
  • A floresta boreal representa quase 30% de toda cobertura florestal do planeta?

Incrível, né? 

Para você se apaixonar ainda mais por esse bioma, separamos um vídeo de um sobrevoo na floresta boreal no Canadá! Confira.

Floresta Boreal e Aurora Boreal

Aurora Boreal

Na região do círculo polar ártico, onde ficam as florestas boreais, é também onde ocorre o intrigante fenômeno da natureza da Aurora Boreal!

Ainda, tanto a floresta quanto o fenômeno compartilham o nome Boreal por conta da sua localização, pois Boreal se refere a algo que é particular do hemisfério norte.

Esse espetáculo de luzes coloridas e dançantes pode ser visto em países como a Islândia, Noruega, Suécia, Canadá, Finlândia e nas regiões da Lapônia e do Alaska.

Quer ver de perto as florestas de coníferas e caçar o espetáculo da Dama da Noite, como também é conhecida a Aurora Boreal?

Venha para essa caçada conosco! Confira nossas próximas expedições e se junte ao grupo de viajantes sonhadores que desbravam as belezas do hemisfério norte em busca das mais belas paisagens e atrações da natureza.

 

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
A realização de um sonho: depoimento da Expedição #83 para a Islândia
A realização de um sonho: depoimento da Expedição #83 para a Islândia
< LEIA MAIS
Arktikum: um museu de história e Ciência na Finlândia
Arktikum: um museu de história e Ciência na Finlândia
< LEIA MAIS
Papai Noel: qual a história do bom velhinho?
Papai Noel: qual a história do bom velhinho?
< LEIA MAIS