Home » Finlândia » Confira 8 costumes finlandeses para você conhecer

Confira 8 costumes finlandeses para você conhecer

sauna cultura finlandesa
17 set 2021 Finlândia 0 COMENTÁRIOS

No post de hoje vamos falar sobre a cultura finlandesa. Mais especificamente, trouxemos uma lista com os principais costumes finlandeses.

Já adianto para você: alguns costumes finlandeses são surpreendentes para nós brasileiros!

Depois de ler esse post, você estará pronto para visitar a Finlândia!

1. A identidade nacional dos finlandeses é bem forte

nacionalismo finlandia

Se você visitar a Finlândia e comentar com os finlandeses que você sabe determinados fatos sobre a presença do país nos esportes e na cultura, eles ficarão muito felizes.

O sentimento de nacionalismo deles é bem forte e eles têm muito orgulho do país deles. Atualmente, um dos seus maiores orgulhos é pelo desempenho do país no desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias de ponta.

É muito comum que finlandeses te perguntem o que você pensa sobre o país deles, pois gostam de saber a percepção de outros países sobre a Finlândia.

Por isso, não recomendamos criticar o país para um finlandês, ele pode não gostar!

2. Na Finlândia as mulheres têm espaço!

Você sabia que até a Igreja Luterana da Finlândia permite a ordenação de mulheres? Para eles, isso não é polêmico.

A igualdade de gênero no país é extremamente avançada e, por isso, as mulheres ocupam diversos espaços de poder. Sendo assim, é comum ver mulheres em altos cargos da política, do mundo corporativo e dos espaços acadêmicos.

3. Os finlandeses levam as palavras à sério

Acordos verbais na Finlândia valem muito e eles costumam pensar no que vão falar. Assim, combinados verbais continuam valendo independente de quando foram falados.

Se você fala para um finlandês “vamos sair qualquer dia desses”, tenha certeza que ele vai se comprometer com esse combinado.

Além disso, eles têm o costume de ouvir mais do que falar. E interromper alguém durante uma fala é considerado desrespeito.

4. Os finlandeses valorizam a comunicação em vários idiomas

O currículo escolar dos finlandeses é recheado de outros idiomas. Para eles, é importante poder se comunicar com diversas pessoas e saber sobre diversas culturas.

A maioria dos finlandeses também fala sueco, e línguas como francês, espanhol e russo têm se tornado cada vez mais populares.

O Inglês também é comum na Finlândia, sendo usado como idioma interno em diversas empresas do país.

Por isso, o abraço à diversidade cultural também faz parte das características da cultura finlandesa.

5. Aperto de mão e olho no olho!

Quando os finlandeses se cumprimentam, apertam as mãos e estabelecem um firme contato visual. O aperto de mãos é quase regra, e é firme e breve.

Normalmente, o único contato físico é com o aperto das mãos, não tocando em cotovelos ou no braço. É muito raro ver um abraço como cumprimento, embora não seja impossível.

6. Cafézinho? Sim, por favor

O consumo de café por pessoa na Finlândia é maior do que em qualquer outro lugar do mundo. Toda hora é boa para tomar um cafezinho.

7. O verão é levado a sério

Como em grande parte do ano os finlandeses passam por meses de frio intenso e diversos dias de escuridão ártica, quando chega o verão, o país praticamente “fecha”.

Nas cinco ou seis semanas após o início do verão, os finlandeses aproveitam para viajar para casas do campo, se divertem com o calor intenso e aproveitam praias e parques.

É comum que algumas tarefas e correspondências comerciais fiquem paradas até o final do verão.

8. As saunas são encaradas com naturalidade na cultura finlandesa

sauna finlandia

Você sabia que a Finlândia possui 5,5 milhões de habitantes e aproximadamente 1,5 milhões de saunas no país?

Usar a sauna é algo natural para os finlandeses, que possuem formas próprias de fazer isso. Geralmente, passam da sauna quente, para a sala de banho e para um banho de lago ao ar livre.

As saunas não são lugares para quem tem pressa! É comum os finlandeses ficarem extensos períodos de tempo na sauna quente, e ainda darem sequência na ocasião com comidas e bebidas.

Quer saber mais sobre a Finlândia?

A Finlândia é com certeza um local peculiar, com seus costumes e tradições próprias. Confira nossos outros posts sobre a Finlândia e se apaixone também por esse país incrível.

 

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
10 curiosidades imperdíveis sobre a Finlândia
10 curiosidades imperdíveis sobre a Finlândia
< LEIA MAIS
Rovaniemi: a cidade finlandesa onde é sempre Natal
Rovaniemi: a cidade finlandesa onde é sempre Natal
< LEIA MAIS
Arktikum: um museu de história e Ciência na Finlândia
Arktikum: um museu de história e Ciência na Finlândia
< LEIA MAIS