Home » Aurora Boreal » Papai Noel: qual a história do bom velhinho?

Papai Noel: qual a história do bom velhinho?

Papai Noel com sua rena
04 jun 2021 Aurora Boreal, Finlândia, Lapônia 0 COMENTÁRIOS

Também conhecido por Santa Claus ou Joulupukki, o Papai Noel possui diversos nomes. Conheça a história do bom velhinho que traz magia para o Natal!

Se no Brasil o bom velhinho é conhecido por Papai Noel, nos Estados Unidos ele se chama Santa Claus. E esses dois nomes têm origens distintas, assim como a própria história da figura mais emblemática do Natal.

Confira esse post com a história do Papai Noel, onde ele realmente mora e o que você pode encontrar lá!

De onde vem os nomes do Papai Noel?

O nome brasileiro, Papai Noel, como é conhecido aqui, vem de uma adaptação do nome francês Noël, que significa Natal.

Já o nome norte-americano para o bom velhinho, Santa Claus, é uma adaptação de São Nicolau (Sinter Klass, em holandês).

Como você pode ver, cada país cria sua própria cultura em torno do Natal, assim como sobre a própria ideia de quem é o Papai Noel.

Mas porque será que ele veste vermelho? Quem foi São Nicolau? Onde o Papai Noel mora? Por que comemoramos o Natal dia 25 de Dezembro? Confira!

Papai Noel de verde? E a cor vermelha?

Papai Noel com roupas verdes

Inicialmente, a história do Papai Noel surgiu com São Nicolau na Igreja Católica. Ele foi um homem bondoso que dava presentes para as crianças em uma cidade na Turquia.

Essa história aconteceu há mais de 1.000 anos, e na época, São Nicolau presenteava as crianças no seu aniversário que era em 6 de Dezembro.

Como muito tempo se passou, a história foi ganhando novos contornos e a data de comemoração do santo natalino passou a ser 25 de Dezembro, que já foi o dia mais curto do inverno no hemisfério norte.

E as roupas do bom velhinho? Bom, a cultura nórdica passou a construir ativamente a ideia do Natal, e em determinado momento, também influenciou as vestimentas do Papai Noel.

Mas você sabia que antigamente o Papai Noel usava principalmente a cor verde? Passaram a usar a cor vermelha depois de uma propaganda em uma revista dos Estados Unidos em 1881! 

Além disso, só depois de um comercial da Coca-Cola que o Papai Noel passou a usar um gorro vermelho e carregar um saco de presentes, por volta de 1930.

O bom velhinho mora no Pólo Norte?

Vila do Papai Noel na Finlândia

Embora a lenda mais marcante do Natal conte que ele mora no Pólo Norte, na verdade sua casa fica na Finlândia!

Inclusive, a cidade de Rovaniemi, capital da Lapônia na Finlândia, abriga a Vila do Papai Noel, considerada atualmente a residência oficial do bom velhinho.

Além de poder se encontrar pessoalmente com a figura mais simbólica do Natal em todo o mundo, você também pode pedir para ele assinar cartinhas oficiais e enviá-las para quem você quiser.

Já pensou que presente incrível uma cartinha vinda direto da Vila do Papai Noel na Finlândia?

Aurora Boreal: luzes coloridas e dançantes na terra do bom velhinho

Aurora Boreal na Vila do Papai Noel

Bom, ainda que o Papai Noel seja apenas uma lenda ou uma estratégia comercial, não podemos negar que o Natal traz consigo muita magia para crianças e adultos!

O que importa, no final das contas, é esse sentimento de que algo mágico está acontecendo e nos transformando.

E, além da casa oficial do bom velhinho, na Lapônia, você também pode encontrar um fenômeno da natureza que causa esses mesmos sentimentos indescritíveis: a Aurora Boreal.

Na verdade, esse espetáculo de luzes coloridas e dançantes no céu pode ser encontrado em diversos países do círculo polar ártico, como o Canadá, Noruega, Finlândia e Islândia.

Já pensou em fazer uma expedição pelos países do norte do mundo e poder caçar a Aurora Boreal®? 

Venha com a gente caçar a Aurora Boreal®!

Para encontrar este fenômeno da natureza, é preciso planejamento, estratégia e além de tudo, contar com a experiência de quem já presenciou este espetáculo.

Pode parecer trabalhoso, mas ao primeiro vislumbre da Aurora Boreal você sente como tudo valeu a pena!

Eu, Marco Brotto, e minha equipe somos considerados referência mundial na Caçada à Aurora Boreal®!

Além de já termos caçado o fenômeno em todos os países do Círculo Polar Ártico, ver a Aurora Boreal na Lapônia tem um sentido especial para mim, já que convivi por muito tempo com o povo lapão e tenho, por eles, um carinho singular.

Venha conosco para a próxima Expedição Aurora Boreal® na Finlândia!

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
A realização de um sonho: depoimento da Expedição #83 para a Islândia
A realização de um sonho: depoimento da Expedição #83 para a Islândia
< LEIA MAIS
Você conhece a Floresta Boreal?
Você conhece a Floresta Boreal?
< LEIA MAIS
Arktikum: um museu de história e Ciência na Finlândia
Arktikum: um museu de história e Ciência na Finlândia
< LEIA MAIS