Fotos da Aurora Boreal com Marco Brotto
Fotos da Aurora Boreal são o registro de uma experiência incrível. Mas como tirar o melhor proveito das imagens realizadas? Aprenda as técnicas aqui!
A Aurora Boreal é uma experiência que merece ser registrada, certo? Sua beleza é algo que qualquer um que presencia sente a vontade de eternizar o momento de alguma forma.
Mas, como tirar o melhor proveito das imagens realizadas? Como configurar melhor sua câmera ou até mesmo celular para não perder a grandiosidade da Dama da Noite?
Como fotógrafo autodidata, tenho algumas dicas e técnicas que podem auxiliar na hora de fotografar a Aurora Boreal e ter belas imagens de recordação. Acompanhe o conteúdo!
Algumas Técnicas básicas de fotografia
Não é preciso ser profissional para fazer bons registros das Northern Lights. Mas, é preciso que se conheçam alguns termos sobre câmeras fotográficas, aproveitando melhor o momento das fotos.
A Abertura do diafragma (f) é um termo importante para saber sobre a máquina. Essa abertura trata sobre o quanto a lente da câmera consegue abrir, e isso serve para que a entrada de luz seja menor ou maior na imagem.
Então, para ambientes mais escuros o ideal é abrir ao máximo o diafragma da câmera, para maior entrada de luz, o que indica um número menor no f. Exemplo:
- Uma abertura de diafragma (f) de 8 é menor que uma abertura de 1.6.
Outro fator para se atentar quando se realiza imagens da Aurora, por serem feitas em dias escuros, com pouca incidência de luz, é ajustar a câmera para que ela fique com as configurações ideais para o período da noite.
O ISO é a sensibilidade da máquina a luz, que vai de valores de 100 a 6400 em geral. Esse fator também pode ser traduzido como uma luz artificial que é adicionada à câmera.
Por isso, quanto mais escuro o ambiente em que as fotos são realizadas, é preciso colocar um ISO de maior número em sua máquina, aumentando a sensibilidade à luz.
Atenção: o ISO muito alto pode gerar a granulação nas imagens, diminuindo sua qualidade.
Velocidade do Obturador
Outro fator de extrema importância na hora dos registros é a velocidade do obturador, que pode ser traduzida também como o tempo de exposição da imagem. Quanto maior esse número, ou seja, quanto mais tempo ele fica aberto, maior é a entrada de luz na imagem.
Exemplificando:
- A velocidade 1/1600 (menor entrada de luz) é maior que a velocidade 1/25 (maior entrada de luz).
Então, para ter uma imagem mais clara da Aurora Boreal é preciso a união dos fatores citados acima: grande abertura do diafragma (f) da máquina, ISO maior e velocidade do obturador menor.
Mesmo com essas técnicas sua foto pode sair de uma forma não esperada ou idealizada. A prática e paciência são fatores fundamentais, tendo isso em mente as fotografias já sairão muito mais claras e limpas.
O que levar para realizar imagens da aurora boreal:
- Tripé;
- Câmera com controle de funções (citadas anteriormente);
- Luvas;
- Câmera configurada no modo manual;
- Baterias extras.
Nunca utilize flash ou filtros para realizar a captura das imagens, isso interfere muito na qualidade da foto, e até mesmo na edição pode ser impossível de reverter. O flash também acaba por alterar a luminosidade e a aparência da fotografia. As vezes é necessário usar uma luz para melhorar a captação das pessoas junto da Aurora Boreal.
Caso seja possível, ajuste a câmera para realizar a captura no formato RAW. Esse formato possui qualidade superior se comparado ao formato JPEG, mas tem a obrigatoriedade de ser editada em um software de edição.
Se for alguém principiante, realize a captura no formato JPEG, pois assim ela já é processada diretamente na máquina.
Como tirar foto da Aurora Boreal com Iphone?
Caso não tenha acesso a uma câmera que seja possível realizar o controle das funções, é possível sim realizar fotos da Aurora Boreal com seu smartphone.
Recomendo ter um tripé também para o celular, assim como baixar um aplicativo que permite ajustar a câmera em modo manual e seguir todo o passo a passo mostrado anteriormente, ajustando ISO, velocidade do obturador, abertura e etc.
Veja essa fotos tiradas do Iphone:
Alguns apps para Iphone para realizar a captura das imagens:
- ProCamera
- Câmera +2
- VSCO
- ProCam 6
- Halide
Livro de fotos da Aurora Boreal de Marco Brotto.
No início de 2021, lancei meu livro de fotografias “Aurora Boreal: Amor em forma de luzes e cores”, que reúne imagens belíssimas realizadas durante nossas expedições.
O livro conta com fotos de 82 expedições realizadas pelos países do Círculo Polar Ártico, e simboliza todo nosso sucesso em encontrar a Aurora Boreal em 100% das viagens e expedições.
Além de ilustrar os depoimentos de viajantes que conseguiram encontrar a Dama da Noite, as fotos que estão no livro também ilustram páginas de publicações pelo mundo todo, como a revista Veja e National Geographic da Espanha, Itália, Japão, Twain e Hong Kong.
O livro passou também por um trabalho cuidadoso e intenso no preparo das imagens, para que retratasse da forma mais fiel a Aurora Boreal. Ele também traz referências relacionadas ao cosmos e a energia.
Com essas dicas agora fica fácil fazer uma bela imagem da Aurora Boreal. Continue acompanhando nosso blog para mais novidades sobre a Caçada à Aurora.