Expedição Aurora Boreal Noruega Finlândia e Suécia – 2013, Parte 2
Aurora Boreal: Sétima Expedição – Viagem para Noruega, Finlândia e Suécia.
Parte 2
Foi uma viagem incrível sair de Oslo e chegar até o Birtavare. O camping é muito legal, as cabanas são limpas e existe toda a estrutura necessária para se hospedar de maneira confortável. Banheiros compartilhados limpos e o sensacional chuveiro com moedas, 5 minutos de banho é mais que suficiente quando você tem apenas uma moeda. 🙂
Essa região não é a minha preferida pra ter como base, se tivermos que “fugir” desse local só temos uma estrada como opção, mas como estávamos em setembro não tem tanto problema.
Devido a pequena densidade demográfica de toda a Península Escandinava é normal passarem km e km sem nenhuma estrutura de banheiros , postos e hospedagens; e quanto mais ao Norte mais difícil.
Como previsto a próxima noite seria horrível, tempo fechado, chuva e atividade mínima. Recebi uma mensagem solicitando ajuda para um grupo que vinha do Brasil e que haviam se separado da outra parte do grupo. Mesmo não sendo nosso plano e estando 120 km de Tromso fui com Arthur recepcionar um casal e 2 amigas que chegaram desamparados a cidade. Conversamos sobre as chances de Aurora naquela noite e que, por motivos de segurança e da legislação Norueguesa, não poderíamos sair todos juntos para caçar em um carro só. Como estavam cansados resolveram descansar e retornei com Arthur até nossa base. Com muitas nuvens e sem atividade nem nos preocupamos em caçar aurora mas quando estávamos chegando perto da bifurcação para Finlândia dei uma olhada nos gráficos e o Bz (um dos importantes dados para termos aurora) ficou interessante, então decidimos entrar na Finlândia. Não foi nada de espetacular, as luzes estavam interessantes mas apenas nas fotografias podemos ver. Mas valeu e conseguimos brincar um pouco escrevendo nomes com as lanternas.
Nos próximos dias nossa rotina foi ,durante o dia percorrer toda a região, fotografar o cotidiano e as paisagens dos Noruegueses. Eu acredito que viajar também é conhecer o dia a dia da população, suas rotinas e suas tradições.
Vimos pescadores, crianças brincando, senhoras cozinhando e foi incrível saber que o tempo que reservei para estudar a Aurora Boreal valeu a pena, com isso pude passar meu conhecimento sobre Auroras para o Arthur e outros amigos que conhecemos.
Percorremos centenas de Km todos os dias, em um deles fomos a Reikvik para ver o famoso por do sol no pequeno povoado. Segue algumas fotos dos dias que passamos na Noruega.
A arquitetura neoclássica da Tromso Domkirke representa bem a habilidade dos povos escandinavos com a arte na madeira. Essa catedral protestante é a única totalmente feita em madeira na Noruega e foi finalizada em 1861.
Além da igreja protestante em Tromso temos a Catedral do Ártico que fica do outro lado da ponte, no continente, e a arquitetura moderna surpreende tanto por fora quanto por dentro.
Nas noites ainda conseguimos várias Auroras, inclusive filmamos a aurora boreal em Grotfjord. Queríamos continuar mais alguns dias na Noruega mas o retorno era longo até Oslo e iríamos usar a estrada por dentro da Suécia para retorno.
Na rota para Oslo tinha Abisko, um lugar especial para ver a Aurora Boreal na Suécia. O Parque Nacional de Abisko tem um micro clima muito interessante para visualizar as luzes, é imprescindível que qualquer caçador de Aurora Boreal a conheça.
Passamos por Abisko, conseguimos algumas fotos legais na linha ferrea que liga o sul da Suécia com a Lapônia.
Nosso ultimo dia de viagem foi puxado, chegar a Oslo no horário correto, devolver o carro e se preparar para retornar ao Brasil. Durante a noite muita chuva e cuidado redobrado, qualquer imprevisto bastava para perder o voo.
Uma viagem maravilhosa e meu agradecimento ao Arthur pela companhia sensacional.