Home » Caçadas » Expedição Aurora Boreal Noruega, Finlândia e Suécia – 2013, Parte 1

Expedição Aurora Boreal Noruega, Finlândia e Suécia – 2013, Parte 1

07 jun 2013 Caçadas, Destinos, Finlândia, Noruega, Suécia 23 COMENTÁRIOS

Aurora Boreal: Sétima Expedição – Viagem para Noruega, Finlândia e Suécia.

Parte 1

Moro em Curitiba e fico acompanhando os gráficos , estudando as atividades relacionadas e acabei fazendo uma serie de amigo virtuais que também são apaixonados pelas auroras polares e fenômenos naturais. Conheci estudantes, professores, astrônomos enfim muita gente interessante em todas as partes do mundo e trocamos informações praticamente todos os dias. No total utilizo quase 20 tipos de dados para ter maior assertividade nas caçadas e tem sido muito gratificante, 100% acerto depois de aprender com os gráficos e amigos pelo mundo.

aurora-boreal-noruegaaurora-boreal-noruega-mapa

Esses dois mapas são super úteis para a primeira parte do estudo sobre a atividade da aurora boreal. Ter uma classificação positiva neles não nos dá a certeza que teremos aurora naquela noite mas abre um bom caminho para que tenhamos sucesso.

Chegou agosto e a temporada de caçar Aurora Boreal estava chegando. Eu tinha programado ir a Maison Object , uma feira de decoração em Paris e aproveitando iria até Noruega ver a “Queen of the night”. Meu amigo Arthur Klass estava programando uma viagem na mesma época e acabamos nos encontrando em Paris e partimos atrás da Aurora Boreal.

Pegaríamos o carro em Oslo e além do tempo estar fechando em Tromso a atividade não estaria das melhores depois de 48 horas.Decidimos abortar a viagem pelos fjords e partir direto ao Norte. Pelas minhas contas teríamos 40 horas pra chegar até a região de Troms e encontrar a Aurora Boreal na noite seguinte.

Meia noite, Oslo. Pegamos o carro no aeroporto e partimos para 1700Km até Troms.

Sou bastante acostumado dirigir a noite, então pedi ao Arthur que dormisse enquanto eu faria uma boa parte da viagem a noite. Imaginei tocar direto até Trondheim, dar uma passeada na cidade para que o Arthur conhecesse e partir em direção ao circulo polar ártico sem dormir.Assim ganharíamos algumas horas e quando o sono chegasse resolveríamos o que fazer.

Depois de Trondheim o destino seria atravessar o circulo polar ártico, Bodo e Narvik. Depois de Narvik as montanhas e a região de Troms. Um erro comum dos caçadores mais inexperientes é achar que só olhando pro céu na região apropriada encontrará a aurora boreal. Sabe de nada inocente … rsrsrsrsr

O clima estava perfeito , fomos em uma tocada muito tranquila parando algumas vezes para descansar , tirar uma rápida soneca e conversando.

Quando nos aproximamos do circulo polar a paisagem começou a mudar drasticamente, grandes áreas com vegetação rasteira e muitas pedras. Chegamos no marco da região polar uma placa e um monumento dão as boas vindas aos sortudos que tem a bênção de atravessar para uma das regiões mais lindas do planeta. O Arthur não se conteve e tirou muitas fotos na placa, realmente é marcante romper essa linha imaginária.Já no primeiro dia vi que ele seria um excelente companheiro de viagem.

aurora-boreal-noruega-rota
Bem vindos ao Circulo Polar Ártico.

Depois de novamente estudar a atividade do sol e o campo magnético tinha certeza que chegando a região de Narvik viríamos Aurora Boreal durante a viagem naquela noite. Esse era o objetivo. Continuamos em direção ao norte, o por do sol junto com chegada da noite foi um espetáculo a parte, as cores terrosas e avermelhadas do céu , a temperatura que já aproximava de Zero e o vento completavam a atmosfera verdadeiramente ártica. Só faltava nevar e uma linda aurora pra brindar essa viagem que estava ainda iniciando.

aurora-boreal-noruega-sol
O sol se põe e a noite chega nos fjords perto da cidade de Bodo.

Para se chegar a Tromso por via terrestre somente de carro, trens não existem a partir de Trondheim para o Norte.  Carros ainda utilizam ferry ou as maravilhosas pontes e tuneis pra atravessar os fjords. Escureceu e foi em um porto enquanto aguardávamos o ferry que o Arthur teve a emoção de ver a sua primeira Aurora Boreal. Sem a minha ajuda,andando fora do carro , olhando o céu e observando a mudança de tonalidades que ele me chama dentro do carro.

-Marco, você acha que é cedo pra ter Aurora Boreal?

-Cedo não é mas ainda não estamos exatamente no lugar.

-Mas eu acho que temos Auroras.

Respondeu meio tímido, mas emocionado.

YES NÓS TEMOS AURORA BOREAL, antes mesmo de chegar em Narvik ela nos deu o ar da graça e coroou aquela jornada com cores lindas e mais um espetáculo de arrepiar.

aurora-boreal-noruega-noite
Aurora Boreal perto de Narvik, Noruega.

Não foi por muito tempo que ela esteve conosco naquela noite, pareceu que veio brindar o nosso empenho e escolha de deixar Oslo direto ao circulo polar ártico.

Tínhamos um orçamento reduzido para a viagem e escolhemos ficar em um camping mais de 160km afastado de Tromso , em Birtavare um pequeno povoado na estrada em direção a Alta e foi para lá que miramos para enfim ter um bom descanso.

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.