Conheça as famosas praias de areia preta na Islândia
Já faz um bom tempo que os visitantes incluem a praia de areia preta nos seus roteiros turísticos na Islândia. E dá pra entender bem o porquê: é um lugar incrível e, como muitos locais islandeses, é único!
Vem com a gente conhecer esse lugar bucólico e quase mágico que fica na costa sul da Islândia!
Reynisfjara: a praia de areia preta mais famosa da Islândia
Localizada em Vík í Mýrdal, Reynisfjara é a praia de areia preta mais famosa do país!
Como reza a lenda, na antiguidade os trolls teriam sido petrificados durante uma batalha por não conseguirem trazer um barco até a areia antes do nascer do sol. As grandes colunas da basalto, portanto, seriam esses trolls petrificados.
Segundo a lenda, se você passa perto dos penhascos ainda é possível ouvir seus gritos e lamentos! De arrepiar, né?
A praia de areia negra não é um local apropriado para banhos de sol e de mar. Na verdade, sua atmosfera cria um lugar incrível para vistas de tirar o fôlego!
Além da vista incrível, a sonoridade da praia também é única. O vídeo abaixo traz um pouco do que é o som do vento e das ondas sobre a areia preta de Reynisfjara!
Porém atenção !
Respeite os avisos de segurança na praia, os ventos e a geografia da região produzem ondas perigosas que atingem os desprevenidos. Em 2021 um turista chinês foi levado pelas ondas e morreu afogado.
Mas Reynisfjara não é famosa somente por sua areia preta, ela também é o lar de algumas formações costeiras incríveis. Desde a pilha de colunas de basalto em forma de órgão na orla da praia e a caverna Halsanefshellir abaixo, até as pilhas marinhas fantasmagóricas que se projetam sobre a água.
Com as pilhas originalmente fazendo parte da montanha Reynisfjall e a erosão diária ainda ocorrendo, duas viagens até esse local jamais serão iguais!
Por que a areia da praia é preta?
A areia de algumas praias na Islândia é preta por causa da atividade vulcânica no país. O sedimento preto é formado por lava fervente que flutuou pela praia e, ao encontrar a água fria, esfriou e se solidificou.
Em seguida, a lava sólida começa a se quebrar e formar pequenas rochas vulcânicas. Elas gradualmente se desintegram mais ainda e acabam formando a areia preta.
E você sabia que Reynisfjara não é a única praia de areia preta na Islândia?
Outras praias de areia preta para conhecer na Islândia
Embora seja definitivamente a mais conhecida e talvez a mais bela, Reynisfjara não é a única praia de areia preta na Islândia. Confira!
Sólheimasandur
Essa é uma praia de areia preta particularmente única na Islândia. Ela ficou famosa nos anos 90, após um acidente de avião.
Ela também fica na costa sul da Islândia, não muito longe de Reynisfjara. É um percurso de apenas 20 minutos de carro de Vik.
Dyrholaey
Essa belíssima praia de areia preta, que também fica próxima das duas últimas, pode ser vista de um penhasco.
A vista no topo desse penhasco compreende toda a extensão da praia de areia preta e as colunas de lava negra de Reynisdrangar ao leste. O próprio vento é uma experiência por si só!
Diamond Beach
A Diamond Beach fica situada ao lado do Glaciar Jokulsarlon. Seu nome vem justamente das geleiras que chegam à costa e parecem diamantes em contraste com a areia preta.
Enormes geleiras se formam e atingem a costa, e seus gigantes pedaços de gelo se movimentam na beira do mar. Esses cubos de gelo podem chegar ao tamanho de uma pessoa!
Conheça a Expedição Aurora Boreal® para a Islândia
Por mais que sejam magníficas ao ponto de não acreditarmos que são reais, as praias de areia preta são só mais uma das dezenas de aventuras e pontos turísticos que a Islândia oferece.
As Expedições Aurora Boreal para a Islândia percorrem cenários como este para caçar o incrível fenômeno da Aurora Boreal.
Caçar a Aurora Boreal não é somente visualizar suas luzes dançantes e coloridas no céu. É toda a energia e sensações únicas envolvidas em estar lá.
Não perca as próximas Expedições Aurora Boreal com o Caçador de Aurora Boreal® e venha conosco atrás desse fenômeno da natureza de tirar o fôlego!