Imersão na cultura norueguesa: Vikings, Black Metal e muito mais
A cultura da Noruega é recheada de surpresas! Da era Viking no passado ao país de origem do Black Metal no presente, a Noruega é com certeza um lugar único para se conhecer.
Confira nesse post diversos elementos da cultura norueguesa e descubra algumas curiosidades sobre esse país escandinavo!
A Era Viking na Noruega
A cultura Viking vibra até os dias de hoje na Noruega. O país possui diversos museus, passeios e vilas contando essa história ao redor do país.
O período Viking começou no ano de 793, quando atacaram o mosteiro de Lindisfarne na Inglaterra. E seu fim foi em 1066, quando o rei Harald Hardrada foi assassinado na Batalha de Stamford Bridge.
Os ataques Vikings os levaram a muitos destinos em diferentes direções da Europa. No início, apenas alguns navios Vikings sobreviviam às longas viagens marítimas. Depois, as frotas foram crescendo até o momento em que havia centenas de navios Vikings circulando pelos mares do norte.
Apesar de ter durado oficialmente pouco mais de 270 anos, a influência desta era é visível até os dias atuais.
Black Metal: a maior exportação cultural da Noruega no século XX
Você sabia que o Black Metal surgiu na Noruega? É um estilo musical muito popular nos países nórdicos que se estendeu ao resto do mundo.
As letras dessas músicas, no início, focaram bastante na cultura pagã norueguesa e no anti cristianismo. Hoje, o Black Metal foca mais na musicalidade, tendo como principais bandas o Mayhem, Burzum, Darkthrone, Gorgoroth e Emperor.
5 curiosidades sobre a Noruega
Bom, mas a Noruega não é feita somente de Vikings e metaleiros! Atualmente, a Noruega é um dos melhores países para se viver no mundo. Conheça algumas curiosidades do país:
1. A maior cobrança de impostos do mundo e o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
Você sabia que o aluguel de um apartamento de apenas um quarto na Noruega custa por volta de R$ 7 mil reais? E um maço de cigarros custa cerca de R$ 40 reais?
Pois é, os impostos são altíssimos na Noruega. No entanto, a eficiência no funcionamento do país permite uma visão clara de como os impostos são revertidos em tudo que a população precisa.
Portanto, coincidência ou não, o Índice de Desenvolvimento Humano da Noruega é o maior do mundo!
2. O melhor país do mundo para ser mãe
O país nórdico foi eleito pelo relatório anual da ONG Save The Children como o melhor lugar do mundo para ser mãe. A Noruega teve um ótimo desempenho em todos os critérios: Taxa de mortalidade infantil, materna, condições econômicas e nível de escolaridade.
Além disso, na Noruega o governo banca a licença maternidade 9 meses e a lei obriga que os pais também tirem licença para ficar com seus bebês.
3. Chuva? Na Noruega tem!
A cidade mais chuvosa da Europa fica na Noruega. Em Bergen, frio e chuva são combinados o tempo todo. Em aproximadamente 270 dias do ano chove em Bergen!
4. O maior túnel rodoviário do mundo
Lᴂrdal é um túnel de quase 25 km que conecta Lᴂrdal e Aurland. Mas se você acha que é um túnel feio e escuro, está enganado! Lᴂrdal é um túnel colorido, cheio de luzes que ajudam os motoristas a não se entediar no longo percurso.
5. Um país sem rádios FMs!
Você sabia que a Noruega é o primeiro país do mundo a encerrar as transmissões FM? Desde 2017, todas as rádios são digitais, o que melhora o sinal das estradas. Além disso, também é confiável para difundir mensagens em caso de emergência.
Aurora Boreal na Noruega
A Noruega também é palco de um dos mais incríveis fenômenos da natureza: a Aurora Boreal®!
Colorindo o breu do céu nórdico, a Dama da Noite deixa qualquer um sem palavras.
Nas nossas Expedições Aurora Boreal para a Noruega, além de desfrutarmos da experiência magnífica que é a Caçada à Aurora®, também fazemos uma imersão na cultura norueguesa!