Home » Russia » Conheça a culinária da Rússia: um misto de carnes, vegetais e sabores agridoces

Conheça a culinária da Rússia: um misto de carnes, vegetais e sabores agridoces

culinaria russa
03 set 2021 Russia 0 COMENTÁRIOS

A culinária russa pode ser bem estranha para nós brasileiros! Como a cultura gastronômica do país está diretamente relacionada com a sua história, com a Rússia não seria diferente.

Os pratos típicos da Rússia possuem traços da cultura européia e oriental, trazidos das expansões históricas do país. Além disso, os russos costumam comer alimentos que ajudam a aquecer no inverno rigoroso do maior país do mundo!

De modo geral, alguns itens que não faltam nas receitas russas são o creme de leite azedo (Smetana), vegetais leves, sabores agridoces, porco e carneiro. As conservas também são bem comuns, principalmente de pepino, cenoura e repolho.

Conheça os pratos típicos da Rússia!

Estrogonofe (строганов)

Vamos começar com o famoso…. Estrogonofe! O Estrogonofe que consumimos no Brasil foi inspirado no prato de origem russa, mas lá ele é bem diferente.

culinaria russa

O estrogonofe russo é feito com cubos de carne que são mergulhados em Smetana, um creme de leite fresco típico do país.

Geralmente ele é servido com purê de batatas ou massas. Diferente do Brasil, o arroz não é um acompanhamento popular na Rússia.

Borscht (Борщ)

Quem já viu filmes que se passam na Rússia com certeza deve ter visto as famosas sopas avermelhadas.

Borscht é uma sopa feita à base de beterraba, de onde vem seu tom avermelhado. Esse com certeza é um dos pratos mais famosos no país, e é servido geralmente com uma colher de creme de leite fresco Smetana.

Kholodets (Холодец)

Acredite se quiser, Kholodets é uma gelatina de carne! Um prato extremamente tradicional no país, principalmente nas celebrações de fim de ano. Seu preparo é bem longo e pode ser servido em diversos formatos.

Pelmeni (пельмень)

O Pelmeni é uma massa Russa parecida com um ravióli. Ele é recheado com diversos tipos de carne, e também pode levar cogumelos e queijo.

A principal diferença entre o Ravióli, massa de origem italiana, e o Pelmeni, é a ausência de molho. Na Rùssia, o Pelmeni é servido com Smetana (creme de leite fresco) e também pode ser encontrado frito.

Pirozhki (Пирожки)

O Pirozhki é um pequeno pão assado, que leva recheios de carne e vegetais. Um dos mais comuns é o de carne com ovo, lembrando muito uma empanada.

Pastilá (пастила)

Por fim, uma sobremesa! O Pastilá é um doce tradicional que está presente na culinária russa desde o século XIV.

Ele lembra um pouco o suspiro, mas seu sabor é bem diferente. É feito com purê de maçã, açúcar, mel e claras de ovos.

E aí, gostou da culinária Russa?

Confira outros posts sobre a cultura, história e turismo no gigante país da Rússia!

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
6 curiosidades incríveis sobre a cultura russa
6 curiosidades incríveis sobre a cultura russa
< LEIA MAIS
Conheça a Rússia, da Série Países do Ártico
Conheça a Rússia, da Série Países do Ártico
< LEIA MAIS
Turismo na Rússia: o maior país do mundo
Turismo na Rússia: o maior país do mundo
< LEIA MAIS