Home » Alaska » Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos

Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos

Aurora Boreal ocorre

A Aurora Boreal ocorre em vários países. É um dos fenômenos mais belos do mundo! Protagonista de diversos mitos e lendas de povos mais antigos, a natureza impressiona por criar um surpreendente jogo de luzes no céu. Mas, apesar de ser um fenômeno belíssimo, requer força de vontade, e de caçá-la para presenciar toda sua beleza.

Afinal, quais são os lugares onde a Aurora Boreal ocorre? No post de hoje, irei indicar 10 destinos onde esse belíssimo fenômeno da natureza pode ser visto.

Aurora Boreal: onde ocorre?

Antes de indicar alguns locais onde a Aurora Boreal pode ser vista, vou explicar um pouco mais como esse fenômeno ocorre na natureza. Com certeza, você já ouvir falar sobre ela, essas luzes coloridas são buscadas e admiradas no mundo todo. Ah! Não se esqueça que nas nossas expedições fazemos a verdadeira Caçada a Aurora Boreal®.

10 destinos onde a Aurora Boreal ocorre

Primeiramente, precisamos dizer que, não existe um lugar no planeta Terra onde a Aurora Boreal seja mais fácil de encontrar e nem que ela seja mais bonita. Isso ocorre, pois a Aurora acontece fora do ambiente da Terra, na região da Ionosfera, que se sobrepõe a Mesosfera e Termosfera, de 50km a 200km do planeta. Então, desde que você esteja nas localizações dentro do que chamo de “Faixa Auroral ou Zona Auroral”, a intensidade e a cor do fenômeno será a mesma.

A Faixa Auroral é próxima a latitude 66, que determina os círculos polares e é o local onde as Auroras ocorrem com maior frequência, em costumo chamar também de Oval da Aurora ou Trilho da Aurora. No hemisfério Norte, essa faixa corta as regiões como Escandinávia, Islândia, Groenlândia, toda extensão do Canadá , Baía de Hudson, Alasca e até a costa leste da Sibéria. Existem algumas diferenças nas latitudes dependendo da Longitude, já que a oval é deformada por diversos motivos.

Aqui vão alguns países onde a beleza das luzes e cores da Aurora Boreal podem ser observadas.

Noruega

Tromso é uma das cidades mais conhecidas para presenciar esse indescritível fenômeno. Ela está localizada ao norte da Noruega, com latitude próxima a 70N, dentro do Círculo Polar Ártico, conhecida como “capital Europeia da Aurora Boreal”. Isso porque a cidade é linda e bem confortável no inverno , onde as temperaturas ficam em torno dos -10ºC.

aurora-boreal-na-noruega
Aurora Boreal na Noruega

Algumas outras cidades que ela pode ser vista no país são: Alta, Nordkapp e Kirkenes. Mais ao Sul, Narvik, Tromdhein e Mo i Rana; com menor frequência .

Finlândia

Toda a região da Lapónia, Ivalo, Rovaniemi, Hetta, Kilpisjarvi e Levi são cidades que estão na Oval da Aurora Boreal. Ivalo, por ser mais isolado, é um lugar onde quase não há trânsito ou poluição, o que favorece a experiência de caçar esse fenômeno no país.

aurora-boreal-na-finlandia
Aurora Boreal na Finlândia

Nas nossas expedições nos hospedamos em confortáveis chalés de madeira e adoro levar meus companheiros de viagem para conhecer o priemeiro lugar que fiquei na Finlândia, em 2012. Os famosos igloos de cristal também farão parte de algumas das nossas expedições futuramente.

Suécia

Na Suécia, o lugar que é mais recomendado para encontrar auroras boreais é a região de Nordbotten, onde está localizada a cidade de Abisko. Lá existe um parque nacional onde se consegue ter uma boa visão da Aurora Boreal, e essa região, por ter um clima mais seco, proporciona um céu limpo, refletindo toda a beleza das luzes e cores.

aurora-boreal-na-suecia
Aurora Boreal na Suécia

Islândia

Toda a região da Islândia é favorável para a caçada das Auroras Boreais. Reykjavik, Vik y mydral , Jokursarlon , Akureyry e Selfoos são regiões mais disputadas no país. Além disso, próximo a Reykjavik, capital do país, está localizado o parque nacional de Pingvellir, com amplas planícies, que torna o cenário ideal para presenciar esse espetáculo.

Aurora Boreal Islândia
Aurora Boreal Islândia

Assim como nos outros países, uso minha experiência de ser o Caçador de Aurora Boreal®, desde 2011, para determinar através dos gráficos, mapas e previsões o melhor lugar para a melhor experiência possível.

Groenlândia

Uma região mística, o centro-sul da Groenlândia, formado por Ilulusat , Kangerlussuat e Nuuk são as minhas cidades preferidas prediletas. A experiência de viajar no meio dos icebergs caçando a Aurora Boreal é indescritível.

aurora boreal groenlândia
Aurora Boreal Groenlândia

Canadá

A imensidão deste país e suas áreas naturais, oferecem diversas opções para presenciar esse fenômeno. Por isso, toda a extensão longitudinal Canadense desde Labrador até Yukon, nas latitudes entre 55 e 65 N, é indicada para realizar sua caçada.

Aurora Boreal Canadá
Aurora Boreal Canadá

Alasca

A região de Fairbanks está no Trilho da Aurora. Conhecida também como a “Última Fronteira”, o país, além de ser propício para a caçada da Aurora Boreal, é ótimo local também para a observação de vida selvagem.

aurora-boreal-no-alasca
Aurora Boreal no Alasca

O Alasca tem um lugar especial no meu coração e garanto que terá no seu também.

Rússia

Viajar para esse país é uma verdadeira jornada, embarcando em uma cultura totalmente distinta da nossa. A região do estreito de Bering até a divisa com a Noruega em Murmansky, passando Naryan-Mar e Vorkuta Yakutsk. Mais ao norte do país, mais próximo ao Polo Norte, possibilita encontrar a Aurora Boreal. Porém nessas regiões não existe estrutura turística e fica difícil uma expedição confortável como nas outras regiões.

aurora-boreal-na-russia
Aurora Boreal na Rússia

Svalbard

Região conhecida também como Esvalbarda ou Esvalbarde, esse é o território norueguês mais próximo ao Polo Norte. Reino dos Ursos Polares, a região, acolhe muito bem seus visitantes, possuindo ótima estrutura para receber os viajantes para a caçada em busca da Aurora Boreal.

aurora-boreal-em-svalbard
Aurora Boreal em Svalbard

Ilhas Faroé

Famosas por suas paisagens belíssimas, as Ilhas Faroé, localizadas na Dinamarca, oferecem um cenário surreal e lúdico para a Aurora Boreal. O lugar ainda oferece paisagens dignas de um livro, lembrando a terra dos Hobbits, de Senhor dos Anéis.

aurora na ilhas faroé
Aurora Boreal Ilhas Faroé

As chances de ver a Aurora Boreal nas ilhas é significativamente menor que nas outras regiões, ela está fora da Zona Auroral porém com condições favoráveis é possível ter uma experiência fotográfica e talvez a olho nu da aurora boreal.

Saiba tudo sobre a Aurora Boreal

Gostou de conhecer alguns destinos onde a Aurora Boreal pode ocorrer? Continue acompanhando o nosso blog e fique atento a mais dicas e destinos para a caçada da Aurora Boreal!

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Suécia, da Série Países do Ártico
Suécia, da Série Países do Ártico
< LEIA MAIS
Noruega, da série Países do Ártico
Noruega, da série Países do Ártico
< LEIA MAIS
Alasca, da série Países do Ártico
Alasca, da série Países do Ártico
< LEIA MAIS