Home » Islândia » Pratos típicos da Islândia para experimentar!

Pratos típicos da Islândia para experimentar!

culinaria da islandia
27 ago 2021 Islândia 0 COMENTÁRIOS

Por ser cercada pelo mar, a culinária da Islândia é composta majoritariamente por peixes e frutos do mar. Mas também surpreende com a combinação de laticínios, pães, batatas e cordeiro.

Alguns pratos são consumidos pelos islandeses desde a Era Viking! Por isso, experimentar os pratos típicos da Islândia é uma imersão na cultura e na história do país.

Conheça algumas comidas típicas que você não pode perder na Islândia!

Skyr

skyr islandia

Skyr é um produto à base de leite que parece muito com um iogurte. Ele é feito a partir da fermentação do leite com algumas bactérias específicas.

Esse “iogurte islandês” é uma das comidas típicas do país desde a Idade Média. Hoje, ele é comum nas mesas de café da manhã dos moradores da Ilha de Gelo.

Na era Viking, o Skyr era um produto essencial, principalmente por ser rico em proteínas e denso. Por ser fermentado, o Skyr ajudava bastante nas longas jornadas dos guerreiros do norte.

Plokkfiskur

plokkfiskur culinaria islandesa

O Plokkfiskur é um “peixe depenado” em sua tradução literal. Na prática, é um grande ensopado de peixe!

Geralmente, o Plokkfiskur é feito com bacalhau, hadoque ou halibut. Além dos peixes, também leva batatas, cebola, manteiga e leite.

É servido com pão de centeio preto e manteiga. É um prato simples e delicioso!

Rugbrauð

rugbraud

Falando nele… outra comida típica islandesa é o pão de centeio preto, chamado de rugbrauð.

Ele é cozido dentro de fontes termais e pode levar até 12 horas para ficar pronto! É feito à base de farinha de centeio, farinha de trigo, fermento, sal, açúcar mascavo e leite morno com melaço. Vale a pena experimentar!

Kjötsúpa

culinaria islandia

Kjötsúpa é uma sopa tradicional feita com cordeiro e vegetais cozidos, como cenoura e batatas. Leva também alhoṕoró, cebola e especiarias.

As sopas são muito comuns na culinária da Islândia, principalmente nos meses de inverno intenso.

Hákarl

hakarl islandia

Você já experimentou tubarão? O Hákarl é um prato bem típico do país e existe um ritual para comê-lo, por tradição e também por segurança.

Como o Hákarl possui uma alta concentração de amônia e ácido, comê-lo cru não é seguro. Por isso, os islandeses cortam sua carne e deixam ela fermentar enterrada  e depois ela fica secando por aproximadamente três meses. Assim, todas as suas toxinas são liberadas.

Costuma-se comer a carne de tubarão com uma bebida chamada Brennivín, que é um “vinho que queima”. Na verdade, Brennivín é uma cachaça extremamente forte, com teor alcoólico de 38% e também conhecida como “Morte Negra”.

No ritual, você mastiga três vezes a carne de tubarão e bebe um gole de Brennivín em seguida! Essa combinação é uma imersão na cultura dos Islandeses!

Svið

Se comer tubarão parece um pouco estranho, já imaginou comer cabeça de ovelha?

O Svið é uma cabeça de ovelha que é cozida e servida de lado com tudo dentro! Pele, língua, olhos… É realmente um prato diferente para os corajosos e curiosos.

Segundo alguns islandeses, é uma das carnes mais gostosas que alguém pode experimentar na vida. Basta ter coragem!

Gostou da culinária da Islândia?

Apesar de alguns pratos parecerem um pouco estranhos para os turistas, a culinária islandesa é muito elogiada pelos visitantes do país.

E comida também é história! Nas Expedições Aurora Boreal para a Islândia fazemos paradas estratégicas em alguns restaurantes típicos para experimentar a  cultura gastronômica do país e ter uma imersão na vida dos Islandeses!

 

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
9 curiosidades sobre a Islândia: a terra do gelo e do fogo
9 curiosidades sobre a Islândia: a terra do gelo e do fogo
< LEIA MAIS
A realização de um sonho: depoimento da Expedição #83 para a Islândia
A realização de um sonho: depoimento da Expedição #83 para a Islândia
< LEIA MAIS
Conheça Reykjavik, a capital colorida da Islândia
Conheça Reykjavik, a capital colorida da Islândia
< LEIA MAIS