Home » Caçadas » Expedição Aurora Boreal Svalbard –

Expedição Aurora Boreal Svalbard –

01 ago 2011 Caçadas, Destinos, Svalbard 1 COMENTÁRIO

Aurora boreal Svalbard

aurora-boreal-svalbard
Aurora Boreal Svalbard sobre a cidade de Longyearbyen, carnaval 2015. Uma viagem espetacular até próximo ao Polo Norte.

Existe um lugar no mundo perto do Polo Norte  em que você pode chegar de avião, tem hotel quentinho e restaurantes excelentes.

Longyearbyen é a capital administrativa e econômica do arquipélago de Svalbard. Está localizada na ilha de Spitsbergen  É a cidade mais setentrional do planeta ou seja, não existe nenhuma outra cidade mais próxima do Polo Norte. Meu amigo Pedro, morava na Inglaterra e me falou sobre a ilhas dos ursos e eu fui pesquisar. Quando em 2011 na minha primeira viagem até a Noruega coloquei esse lugar lindo em meu roteiro.

Foi uma experiência muito legal, contratei passeios para todos os dias que fiquei lá, você imaginar que está no Polo Norte em um hotel feito de contêiner é muito empolgante.

Tive a sorte que ter uma Guia Italiana praticamente em todos os dias, estava em casa 🙂 A primeira expedição para Svalbard só consegui ver as luzes do Norte sobre as nuvens , dias de muito sol mas noites fechadas.

Uma experiência inesquecível dessa viagem foi ver a ” escuridão branca”, enquanto voltavamos da cidade Russa de Barentsburg o comboio de snowmobile recebeu uma tempestade de neve, por alguns pouquissimos segundos não consegui enxergar nem as luzes das motos da minha frente, eu como ultimo integrante do comboio fiquei isolado do grupo. Muito interessante a sensacao de você se perder no claro, interessante e assustador.

aurora-boreal-svalbard-grupo
Todos felizes e satisfeitos com a incrível viagem para caçar a Aurora Boreal Svalbard.
aurora-boreal-svalbard-casas
As casinhas coloridas são um dos cartões postais de Svalbard, região que fui a primeira vez em 2011 na Segunda Expedição para caçar a Aurora Boreal Svalbard.
aurora-boreal-svalbard-neve
Uma das pessoas mais incríveis que conheci nas minhas expedições, Carlos Simão. Além de um sensacional fotografo uma pessoa com uma luz e energia incrível.
aurora-boreal-svalbard-fotos
As caçadoras de aurora boreal, todas realizaram o sonho de sentir as luzes do Norte. Marieta , Dominique, Cintia e Day que super companhia.
aurora-boreal-svalbard-ceu
Mais uma oportunidade que consegui ver a Aurora Boreal em Svalbard.
aurora-boreal-svalbard-barcos
O veleiro encalhado no meio de Templefjorden, nossa base para chegar até as geleiras. Saboreamos um delicioso almoço num ambiente quentinho.
aurora-boreal-svalbard-motosky
A motosky que usei nessa expedição muita emoção e adrenalina. Corpo e mente, libertado, pensativo e Feliz.
aurora-boreal-svalbard-paisagens
Imensidão, uma visão inesquecível da Tundra. Caçar a Aurora Boreal por todos os países do circulo polar ártico. Nosso sonho que já se tornará realidade.Falta a Groenlândia.Breve Breve.
aurora-boreal-svalbard-passeio
Nossas companheiras, as motos snowmobile ficam congeladas.
aurora-boreal-svalbard-fotografia
O amor a arte da fotografia … -30C.
aurora-boreal-svalbard-botes
Botes de borracha e ao fundo o aeroporto de Svalbard.
aurora-boreal-svalbard-gelo
As placas de gelo no encontro do mar com a terra.

Templemfjord um dos locais do arquipélago em que as geleiras se fundem com o mar . Agua doce nas geleiras e agua salgada do Mar da Groenlândia congeladas mais a neve que caiu durante o inverno deixam a paisagem de conto de fadas.

aurora-boreal-svalbard-montanhas

Um outro fato muito marcante que aconteceu nessa minha expedicão no começo de 2011 foi o conselho da nossa guia quando desci do motosky para descansar proximo a geleira. Estava saindo de perto da moto quando ela me pediu que retornasse mais proximo porque naquele local e a aquela distancia da geleira eu estava sujeito a um ataque de urso polar. Achei estranho e questionei por que eu estava longe da geleira.

Foi nesse dia que aprendi que a velocidade de ataque de um urso polar pode chegar a 60km por hora, então caso urso estivesse naquele momento iniciando o ataque, ele me pegaria antes de eu conseguir voltar para a moto, ligar e atingir a velocidade necessária para fugir dele.

aurora-boreal-svalbard-frio

aurora-boreal-svalbard-animais
E quando acaba o inverno a vida selvagem retorna ao Polo Norte.

Esse veleiro da foto abaixo fica durante o verão percorrendo os fjords com turistas , quando inicia o congelamento dos fjords ele “encalha” nesse lugar e é usado por aventureiros como base quando nos dirigimos até Pyramiden cidade fantasma Russa, abandonada anos atrás.

Nas expedições de 2011 e 2015 fui até esse veleiro. Em 2014 nossa direção foi outra e o tempo tambem foi curto.

aurora-boreal-svalbard-autoestrada
Na “autoestrada ” de Svalbard. Desbravando o arquipélago em 2011.
aurora-boreal-svalbard-viagem
Inicio do ano de 2011 , minha primeira viagem a Svalbard. No fundo o Templefjorden
aurora-boreal-svalbard-fjord
O veleiro no fjord congelado, usamos como base para chegar até a geleira.
aurora-boreal-svalbard-templefjorden
Visão de Templefjorden na direção oeste … contemplando algo inexplicável.

A cidade de Barentsburg, construida durante a guerra fria. Muitas teorias e mitos flutuam na historia desse lugar e do arquipelago de Svalbard como um todo. Vários nomes do local são usados e acabam confundindo as pessoas.

aurora-boreal-svalbard-crianças
Crianças Russas brincando na cidade de Barentsburg.

Longyearbyen está localizada Spitsberger que é a cidade , capital administrativa e económica do arquipélago de Svalbard. 🙂

aurora-boreal-svalbard-regiao
Foto da minha primeira viagem a Svalbard, 2011. Foram muitos passeios por toda a região de Svalbard, Pyrameden e Barentsburg.

aurora-boreal-svalbard-construcoes

aurora-boreal-svalbard-aviao

Logo tempo acabou, hora de voltar ao continente…

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Saiba mais sobre o turismo para conhecer os Vikings
Saiba mais sobre o turismo para conhecer os Vikings
< LEIA MAIS
Conheça o Sol da Meia Noite, um fenômeno da natureza de tirar o fôlego
Conheça o Sol da Meia Noite, um fenômeno da natureza de tirar o fôlego
< LEIA MAIS
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
< LEIA MAIS