Expedição Aurora Boreal – Noruega e Finlândia, 2015
Vamos à Lapônia?
Nossas expedições estão formatadas dentro das leis do Turismo do Reino da Noruega. O transporte de turistas devem ser feitos sob o comando de motoristas credenciados e autorizados pelo ministério do turismo da Região.
Uma semana antes do embarque para a Noruega e Finlândia para mais uma expedição à caça da Aurora Boreal na Noruega, as minhas preocupações com relação ao clima aumentavam. A época que escolhi para essa viagem para sentir a aurora boreal estava no limite aceitável para que tivéssemos um tempo razoável de escuridão e uma temperatura amena para os padrões do circulo polar ártico. Lembrando que ainda estamos no verão até ultima semana de setembro e diferente do que a maioria das pessoas acham é possível sim ver aurora boreal no finalzinho verão. Todos os dias estavam encobertos em toda litoral Norueguês e algumas das alternativas que eu tinha traçado e deixado como solução eram muito longe da nossa base em Tromso , mas de qualquer forma tínhamos o plano riscado e pronto pra ser executado caso necessário para sentir a aurora boreal Noruega.
Eu mapeio na Escandinávia 50 localidades que conheço que são ideais para aurora boreal, com isso tenho condições de ver como estarão as nuvens e apenas 7 teriam na semana da expedição alguns momentos de céu limpo. Além disso a atividade das manchas solares não existiam por que não teria nenhuma mancha virada para a terra naquela semana , mas por sorte uma serie de buracos coronais começaram a aparecer dia 4 setembro no limbo solar e isso é espetacular para a aurora boreal. Com relação as auroras fiquei tranquilo o que me preocupava agora eram as nuvens.
O grupo já estava fechado e formado na quantidade que gosto de viajar para que eu possa dar atenção a todos e que consigam absorver a experiência em fotografar a aurora boreal e outras maravilhas da região.
Parte do grupo embarcou comigo em São Paulo e encontraríamos o restante em Oslo. Prefiro viajar de uma só vez enfrentando todas as escalas sem parada, o numero de dias da viagem não fica maquiado com 3 ou até 4 dias de locomoção e chegando o quanto antes no destino temos mais chances de ver as luzes. Sempre foi uma excelente escolha e mais uma vez já na primeira noite saímos a caça. Partiu Aurora Boreal Noruega.
A primeira noite estava prevista somente a chegada e descanso mas com o tempo extremamente negativo para a visualização da aurora boreal e as dificuldades que teríamos pela frente, organizei com nosso pessoal local para não perder oportunidade e saímos a caça da aurora boreal. Entrei em contato com 2 amigos caçadores de aurora boreal da região para ver quais suas observações para aquela noite, eu teria que escolher entre dois caminhos para fugir das nuvens e da chuva. O primeiro deles era mais assertivo , mas além da viagem que tínhamos feito teríamos que percorrer mais 5oo km naquela noite e durante aquele tempo as nuvens poderiam mudar de direção ou poderíamos ir a Noroeste e encontrar um buraco nas nuvens por volta da 1 hora manha , tudo teria que ser muito cronometrado e a sorte estar do nosso lado. Conforme íamos em direção a Noroeste via as fotos que outros caçadores me enviavam e fiquei pensando que tinha feito errado, deveria ter tentado chegar ao local mais distante para procurar a aurora boreal.
Faz parte da caçada … Vamos em busca da Aurora Boreal
Um pouco atrasados para chegar a tempo , um novo problema. Um acidente. Paramos o carro e desci imediatamente, tinha acontecido a instantes. Uma senhora e um cachorro, carro desnorteado após a ponte e caído em uma pequena vala.
Fernando também desceu e constatamos que estava tudo em ordem e não seria necessário mais socorro . Imaginem que estrada que estávamos é muito deserta , ela leva a pequenos povoados e pela hora poderíamos ser o único carro naquela estrada naquela noite. Ofereci de levar a senhora e seu lindo cachorro até a sua casa, esse atraso poderia interferir na caçada mas não tive duvidas e todo pessoal concordou. Nos atrasamos um pouco , deixamos ela em casa e continuamos nossa procura ao céu limpo. Conseguia ver a aurora sobre as nuvens , elas estavam claras e esverdeadas e um buraco nas nuvens eu já poderia mostrar um pouco de aurora para os novos caçadores.
Chegamos a ponto extremo Noroeste dessa região da Noruega que eu queria chegar, agora o que restava era torcer que os cálculos estivessem certos, as nuvens dessem uma trégua e a aurora não fosse embora.
Comecei a ver algumas estrelas e nas câmeras alguns tons de púrpura e depois de verde já começaram a aparecer, a ansiedade a 1000 e alguns dos companheiros também já viam as luzes nas câmeras… começou o alvoroço.
Ao passar do tempo as nuvens foram se abrindo, não ficou totalmente aberto mas um espetáculo já pudemos ver. Depois de tantas horas de voo, de uma apreensão incrível em razão da Noruega estar totalmente encoberta de nuvens foi uma grande vitoria conseguir ver aqueles poucos minutos essa aurora boreal. Fiquei mais tranquilo para os próximos dias que viriam. Seguem algumas fotos daquela primeira noite.
Nossa segunda noite de caçada a Aurora Boreal foi na Finlândia, em Kilpisjarvi um pequeno povoado perto da fronteira com a Noruega. Sempre que vou a Lapônia vou até esse lago lindo, desde 2012 é um local que tenho sorte para observar a aurora boreal. Fomos na estrada muito tranquilamente tirando centenas de fotos dos fjordes, da vida selvagem e paisagens deslumbrantes. Incrível como em poucos quilômetros a paisagem muda totalmente.
Antes de chegarmos no povoado paramos para entrar um pouco na floresta e ver as renas se alimentando. Adoro a movimentação dos animais com a nossa chegada a fase deles se ambientarem com a presença e depois ficam tranquilos.
Chegando nos chalés fui expulso da cozinha pelas nossas caçadoras GOURMET que fizeram um espetacular Hallibut e Bacalhau com legumes e batatas assadas. De entrada o já famoso salmão defumado de lamber os dedos. Pra acompanhar vinho branco e a aurora boreal brilhando no céu em púrpura e verde. As batatas assadas, lembro delas até hoje, acho que comi um kg sozinho. Eu fiquei até o amanhecer vendo as luzes e fotografando , só fui perceber a hora quando nosso motorista acordou e perguntou se eu era louco 🙂 Louco pela aurora boreal. Quando pessoal acordou levantamos pegamos as mochilas e retornamos para Tromso.
O retorno para Tromso foi da maneira que adoro, passeando, parando, fotografando, levando nossos novos caçadores de aurora boreal pelos diversos lugares que vou conhecendo e marcando nas minhas viagens que faço sozinho buscando lugares deslumbrantes fora do roteiro turístico , pra realmente mostrar a experiencia , cotidiano e a real vida do local. Esses locais são escolhidos a dedo de acordo com o que converso com os participantes e cada um espera da viagem fora a visualização da aurora boreal.
Mais algumas imagens dos meus lugares prediletos na costa da Noruega. Nesses lugares quando é possível ficamos esperando as Northern Lights.
A ideia era chegar em Tromso no meio da tarde e descansar, porem as paradas para fotografar a linda região fez com que chegássemos já no inicio da noite, essa época escurece perto das 20:30 e o crepúsculo praticamente permanece a noite toda, por que o sol ainda não se põe mais de 18 grau no horizonte.
Chegando no hotel subi ao meu quarto e já desci, fiquei observando o céu e percebi alguns nuances diferentes . BINGO Aurora Boreal no centro de Tromso e ainda com luz natural.
Ver a Aurora Boreal em frente ao hotel é legal mas eu quero mais adrenalina e partimos para o Norte da ilha de Kvaloya para mais luzes. Como sempre temos vários fotógrafos nas expedições o nível de necessidade e satisfação deles é sempre maior e fomos até um lugar mais escuro e com outros elementos pra fotografar. A maioria das minhas fotos procuro colocar algo a mais além da aurora boreal, se tornou uma marca registrada nas minhas imagens e com essa linguagem que ganhei alguns prêmios e as fotografias das exposições são mais comentadas.
Terminamos a terceira noite com o sabor do dever cumprido , 3 noites de auroras diferentes , lindas , em vários formatos e todos realizados. Quem viaja comigo sabe da minha determinação em ver a aurora boreal todas as noites, sempre consegui isso mas observo em primeiro lugar a segurança dos participantes.
Durante o dia gosto de levar as pessoas em lugares lúdicos, pitorescos e exclusivos. Que tal comer uma carne de rena olhando os fjords em uma casa Nórdica? Foi fantástico, confesso que não era muito fá da carne de Rena, mas dessa vez meu amigo Norueguês me deixou muito feliz. Estou com água na boca humhumhumhum!
A quarta noite as nuvens tomaram conta da região de Tromso e uma longa viagem tivemos que fazer. Se eu escreve 200 linhas não conseguiria descrever a beleza do local que encontramos no meio de um platô para ter um ceu limpo, direcionado pontualmente ao norte, com o barulho de uma cascata e totalmente no escuro. Resultado, a mais linda Aurora Boreal que já tinha visto até aquela noite. Durante 3 horas as luzes dançaram para nós , em alguns momentos tínhamos nuvens entre a aurora boreal , outros momentos o céu limpo e as cores acessas no céu de forma que víamos os outros sem necessidade de lanternas. Foi a noite mais incrível da viagem para a Noruega e Finlândia.Gratificante ver todos tirando fotos incríveis e aquelas pessoas que ainda não tinham conseguido ver as cores vermelha , púrpura e rosa a olho nú confirmarem que realmente o céu vira uma palheta linda de cores .
A quinta e ultima noite acabou sendo uma coadjuvante em razão da noite anterior, mesmo assim fomos até Skibotn . Ela começou linda mas o fog tomou conta dos fjords antes da meia noite. Voltamos pro hotel muito satisfeitos e felizes pelas 5 noites maravilhosas que tivemos.
Nossos caçadores se dividiram, eu parti para o Alaska , uma parte seguiu para Berger e outro fez um passeio de cruzeiro para descansar um pouco dessa nossa jornada que cansa o corpo e descansa a alma.
Meu muito obrigado a todos que participaram e a nossa equipe no Brasil . Um obrigado especial aos nossos motoristas Noruegueses, nossos anjos da guarda pelas estradas da Lapônia.
Quer ir junto ver aurora boreal? Entre em contato.