Expedição Aurora Boreal na Noruega Setembro 2017
Sou apaixonado pelas paisagens do inverno do Círculo Polar ártico, mas esse final de verão e início de outono me surpreenderam positivamente! Ver a Aurora foi um presente cercado de outras tantas boas experiências que vivemos e amizades que fizemos.
Caçada à Aurora Boreal na Noruega
Fizemos duas excursões seguidas para encontrar a Aurora Boreal na Noruega (mas especificadamente na Lapônia) em setembro de 2017. A primeira você pode ver como foi clicando aqui.
Como em setembro dificilmente atingiremos temperaturas negativas durante a caçada às Northern Lights, essa época é muito procurada pelos brasileiros porque nem todos gostam de vivenciar temperaturas abaixo de zero.
Encerrei o grupo do Alaska com grande sucesso pois acompanhamos as 3 grandes explosões solares que ocorreram no início do mês. Uma delas foi a maior explosão do ciclo, algo incrível.
Eu estou cada vez mais feliz com as nossas viagens para ver Aurora Boreal, estamos alcançando resultados mais incríveis com menos km rodados e conseguindo 100% de aproveitamento com visualizações espetaculares a olho nu.
As expedições de caçada à Aurora Boreal na Noruega são recheadas de experiências. Nosso staff é sempre muito disposto e ágil para garantir que tudo saia conforme planejado e isso me deixa muito confortável pois posso ficar o tempo todo focado em determinar a hora e local certeiros para nosso “ ataque” às Northern lights.
Minha jornada até a Escandinávia foi repleta de lindos momentos desde a saída de Fairbanks no Alaska até a chegada em Oslo.
Consegui ver as luzes durante boa parte das 15 horas de voo. Imaginem que peguei em voo todo aquele plasma solar que estava se deslocando para a Terra devido as class X.
Um detalhe legal dessas explosões é que uma delas eu acompanhei o momento exato em que ela apareceu nos gráficos! Não acreditei nas informações já que uma classe X não ocorre todos os dias, e detectei na hora. Liguei para meu querido professor Cláudio e tirei uma casquinha que já tinha visto antes que ele. 😂
Bom, vamos começar a história dessa expedição! As fotos a seguir são das duas expedições à Noruega e Finlândia de setembro, ok?
Chegamos em Tromso, cidade que vocês já devem ter ouvido falar um monte e que é considerada a capital da Aurora Boreal. Mas atenção: a maioria das pessoas acha que é só chegar lá e olhar para o céu que verá a aurora em toda sua plenitude. Mas sabemos que não é isso não é?
Nessas duas expedições novamente ficou muito claro para mim que existe um grande diferencial nas nossas experiências, pois conseguimos mostrar verdadeiros espetáculos aos aventureiros, fotógrafos e viajantes de todos os tipos que nos acompanham. Só esse ano, a quantidade e qualidade das visualizações que tivemos e das fotos que tiramos, foram incríveis! Isso se comprova quando observo alguns dos “stalkers” que temos durante as viagens e vejo que eles não estão conseguindo realmente vivenciar a plenitude e exuberância desse espetáculo interplanetário que considero o mais lindo que existe.
Considero que além da beleza das cores, há um tanto de energia e uma gigantesca velocidade envolvida. É algo que continua sendo um mistério para nós.
Se formos levar em conta também que o que vemos é apenas o resultado visual da força do Sol. Tem muita coisa por trás disso..
Bato muito na tecla de que embarcamos para uma verdadeira experiência de aurora e não apenas tentar ver ou fotografar a Aurora Boreal.
Nosso objetivo sempre é ver a Aurora Boreal a olho nu e para isso contamos com uma dinâmica fora do comum, na tentativa de ver a Aurora Boreal em todas as formas, perspectiva e cores possíveis.
Durante essas duas expedições de setembro provamos também que a maioria dos blogs e aventureiros que vendem “caçadas” falando sobre aurora, acabam executando viagens sem a experiência necessária, e infelizmente, colocam em risco o sonho das pessoas e também a segurança delas, aconselhando coisas esdrúxulas e vendendo a ideia de que pacotes plastificados, com 3 noites, são suficientes para vivenciar a Aurora Boreal.