Expedição Aurora Boreal Noruega, Finlândia e Suécia – 2012, Parte 1
Aurora Boreal: Terceira Expedição – Noruega, Finlândia e Suécia – O motorhome da Aurora Boreal.
Parte 1
Primeira viagem pelos 3 países da península Escandinava. Noruega, Finlândia e Suécia.
Desde jovem sou empenhado em fazer meus próprios roteiros, para lugares diferentes e que normalmente não tinham guias.
Os meus amigos adoram entrar nas minhas “roubadas”, aproveitando das minhas experiências e horas de estudo para fazer as viagens mais interessantes.
Ahhhhh!!! E sou super econômico também!… mão de vaca.
Pensem que estamos falando de viagens desde 1990, o Bill Gates ainda era pobre e o GOOGLE era… Ou melhor, não era nada rsrsrsrs Hoje é diferente, tem tudo na rede.
Desde que fiz minha primeira grande viagem de motorhome pela Europa, tinha vontade de fazer novamente. Viajar de trailer é divertido e você tem tudo a mão.
No final de 2011 avisei pro pessoal que iria atrás da Aurora Boreal, logo em seguida o Fabio Arasanz (ele que me falou pela primeira vez sobre a Aurora Boreal , no Death Valley) e o Cezar Fenianos ( amigo de dezenas de viagens e que por duas vezes fez comigo na garupa Londres/Roma de Honda FIREBLADE 900) se escalaram para a aventura.
Nada melhor que esses dois super companheiros para compartilhar essa aventura.
As grandes empresas de locação normalmente não alugam motorhome em países aonde o inverno é rigoroso isso me deixou preocupado então resolvi apelar para o Google, grande Google.
Consegui um senhor que alugaria pra nós um em Rovaniemi, cidade do Papai Noel (acho que ele é o próprio Papai Noel); se não for é parente muito proximo.
A negociação já foi muito divertida porque o Cezar, que morava na Inglaterra, não conseguia se comunicar em inglês com ele, eu usava o Google tradutor e o Fabio, o Fabio nunca faz nada, o pequeno pônei só quer mordomia 🙂 e tudo está bom.
Acertamos as datas, final de Janeiro. Confirmado, eu sairia do Brasil com o Fabio e o Cezar nos encontraria em Helsinque.
A chegada na Finlândia foi horrível, Helsinque é uma cidade que venta demais, estava escuro, muito frio e as calcadas escorregadias, carregando malas do aeroporto até a estação ferroviária em que pegaríamos o Expresso Polar para a Lapônia.
A viagem de trem no expresso polar de Helsinque até Rovaniemi foi sensacional, a noite toda no trem. O Cezar não pegou cama, preferiu ficar no vagão normal e ficou bebendo, bebendo no Expresso Polar.
Lembrei do filme do Tom Hanks e só tive lembranças lúdicas. Aquele trem atravessando a neve foi demais! Chegando em Rovaniemi tive a certeza de que foi papai Noel que nos alugou o RV rsrsrs . Foi nos buscar na estação e de carro fomos buscar o Motorhome. Ele era fanho, não entendíamos nada e eu não via a hora de pegar o carro e partir…
Minha ideia era viajar o dia todo, queria dirigir até Tromso o mais rápido possível, para mim era só lá que a Aurora aparecia e estava com saudades rsrssr. Minha experiência não era suficiente para ter serenidade e esperar a Aurora, achar a hora certa para fotografar, etc.. Durante a viagem já previ que o frio seria nosso principal “inimigo”, foi uma briga para decidir quem iria abastecer pela primeira vez o veiculo -26Cº, a temperatura na parte oriental da Lapônia, a leste dos alpes é normalmente 10 graus menor do que na Noruega.
Mas pelas paisagens dos pinheiros cobertos de neve vale a pena passar um pouquinho de frio.
Saímos da Lapônia finlandesa e chegamos aos fjords noruegueses para ver aurora já na primeira noite, assim que que chegamos na bifurcação da A6 para Norte e Sul pudemos ver as luzes. Ficamos algumas horas vendo a dança da “Dama do Norte” e devido ao sucesso decidimos arriscar mais e nos mandar pro NorthKapp, o ponto mais ao Norte da Noruega.
Quer saber como essa viagem continua? Clique aqui.