Por dentro das Luzes do Norte | 9 Tipos de Aurora Boreal
Os 9 tipos de Aurora Boreal
Essa sub-divisão dos tipos de Aurora resolvi fazer quando estive pela segunda vez no Alaska, na Universidade de Fairbanks.
Aprendi em Fairbanks que tínhamos 3 tipos de Aurora, porém estes tipos não retratavam aquilo que eu já tinha visto no céu. Então cataloguei e decidi dar nomes às Damas. Assim fica mais fácil explicar aos caçadores de primeira viagem como elas podem aparecer.
Lembrando que um spot (um período de fenômeno) pode conter vários tipos de Aurora.
Vamos lá:
Aurora Faint
Apenas pouca luminosidade, uma aurora pouco verde, quase cinza e muito confundida com nuvens. Percebida apenas por olhares muito experientes a olho nu. Às vezes é um indício para o caçador que spots melhores virão.
Aurora Sky on Fire
Não tem melhor explicação que o nome, labaredas de aurora cobrem o céu, um arco, uma cortina, fragmentada por todos os lados e camadas diversas. Movimentos de todas as auroras de um lado para outro. É preciso um tempestade magnética para que ocorra por bastante tempo. Em algumas oportunidades chega a clarear a noite e em 360 graus se pode ver as luzes do Norte.
Aurora Coroa
A rainha das Auroras, a mais esperada e considerada por muitos a mais linda. Se vê no Zenith, acima da cabeça, com sorte se pode ver o olho da aurora, o exato momento que o campo é rompido e a chuva de luzes começa. Veloz, brilhante e nas cores diversas. Fotografar é muito difícil, a regulagem deve ser muito precisa e rápida.
Aurora Fragmentada
São pequenos spots das outras Auroras, exatamente no lugar que o campo magnético está sendo rompido pelo CME ou plasma. Quando o Kp está muito baixo é normalmente o que se vê e na maioria das vezes é muito brilhante e somente verde.
Aurora em Camadas
Essas Auroras ocorrem como camadas contínuas que correm no sentido horizontal ou tem possibilidade de inclinação. Assim como as auroras de arco, elas podem facilmente se tornar outro tipo. Quando se curvam muito lembram redemoinhos ou aspirais. Vão de verde-pálido para verde-folha, mas podem ser azuis, violetas e até vermelhas.
Aurora de Arco
Dos tipos de aurora, é o mais comum de todos. Você consegue observar um arco completo, pode ser alto ou baixo dependendo da localização do caçador . É um arco-íris noturno na cor verde e o tamanho pode variar. Quando essa aurora cresce muito em largura, ela pode rapidamente se tornar de outro tipo.
Aurora de Estrias
Auroras de estrias são grandes auroras que cobrem parte do céu. No centro delas aparecem colunas mais largas que vão diminuindo de tamanho e claridade conforme se afastam do centro mais aparente. Estas estreitas faixas de luz são formadas bem acima da Terra quando o plasma colide com o campo magnético e atmosfera. São verdes em diversos tons e por vezes vermelho-rosa, quando a velocidade e quantidade do plasma aumentam. Normalmente quando uma atividade muito intensa está terminando, as estrias são a última parte do show.
Aurora Cortina
São auroras que cruzam e preenchem o céu, elas às vezes parecem como ondas ou véus, por vezes os movimentos fazem elas virarem longos raios. Normalmente é verde claro para médio, mas quando estão baixas elas podem ser azul para violeta e até vermelhas. Quando estão bastante altas ocorrem cores avermelhadas e azuis. É uma das mais esperadas pelos fotógrafos, suas cores dão um contraste magnífico e o movimento é inimaginável.
Aurora no Horizonte
A aurora no horizonte se parece com os raios do amanhecer. Ela é presenciada perto do horizonte do norte, dificilmente será vista a olho nú na cor verde. Na verdade, você acaba vendo um branco esverdeado. É mais comumente vista no sul do Canadá e no norte dos Estados Unidos, Irlanda e norte da Europa continental, pois a distância desses lugares ao Círculo Polar caracteriza essas auroras. É quase sempre em tons de verde.
Gostou de conhecer melhor os tipos de Aurora? O que achou? Deixe seus comentários e conte pra mim!