Melhores Lugares para ver Aurora Boreal e Dicas | Guia do Marco Brotto
Pra facilitar, fiz uma sessão de Perguntas e Respostas com as dicas gerais de como viajar para vê-la, que também trata dos destinos. Então se você ainda não viu esta sessão, recomendo clicar aqui e ver se encontra o que procura de forma mais fácil.
Os 7 Melhores lugares para ver Aurora Boreal | O Guia Completo
Percorri todos esses destinos caçando as luzes.
Explorei todos esses locais em mais de 80 expedições, e obtive sucesso em todas elas, desde que fui atrás e avistei a aurora boreal pela primeira vez na Noruega em 2011, não parei mais.
Então é só viajar para um destino do Círculo Polar Ártico para ver Aurora?
Muitas pessoas acham que apenas por estarem no Círculo Polar, já é possível ver a aurora boreal. Isso é um ENGANO! Infelizmente não é assim e não temos o poder de controlar a natureza e todas as suas atividades. Estar lá é o início, saiba que a parte boa ainda está começando! A parte aventureira e emocionante que é de fato ir atrás das luzes para ver as auroras borealis.
Os 7 melhores destinos para ver Aurora Boreal que escolhi para vocês
-
Rússia
As terras Russas, turisticamente limitam a costa que divide com a Noruega para observar as luzes e mais a Península de Kola. As regiões da Sibéria e a costa leste são impossíveis de se alcançar sem uma logística incrível pois concentra umas das regiões mais inóspitas e geladas. Estive lá e você pode ver como foi, clicando aqui.
-
Suécia
Já a Suécia está entre a Noruega e a Finlândia e somente nas regiões mais ao Norte (Abisko, Kiruna e Lulea) vemos a aurora boreal com maior frequência. Veja minhas caçadas de aurora boreal pela Suécia, aqui.
-
Noruega e Finlândia
Na Noruega e na Finlândia, as condições são parecidas. Acima do Círculo Polar, já temos condições de fotografar a aurora desde que o Kp esteja com numero acima de 2. Vou muito para Noruega e Finlândia para caçar Aurora, você pode ver as expedições aqui.
-
Islândia e Ilhas Faroe
Incrível que a partir das Ilhas Faroe e Islândia começamos a observar a o resultado do distanciamento do polo magnético da Terra do polo geográfico, fazendo o anel da aurora ser visível mais ao sul do planeta.
Com isso, a aurora boreal passa exatamente sobre a Islândia porém dependendo do Kp, a Islândia fica fora da oval e a observação da aurora coronal ás vezes fica desfavorecida. Além disso, as condições de estradas na Islândia deixam as caçadas mais difíceis e agudas! Por essa razão e pelas condições climáticas da Islândia, não a recomendo como primeiro destino para ver a aurora boreal, mas as paisagens dessa ilha são deslumbrantes. A Islândia e as Ilhas Faroe não estão dentro da área do Círculo Polar. 😉 Veja minhas viagens pela Islândia aqui e pela Ilhas Faroe aqui.
-
Groenlândia
Na Groenlândia ocorrem outros fatores de dificuldade, além de não ter estradas, os voos, as conexões e o clima imprevisível deixam as viagens mais emocionantes e intensas. Esse destino já é pro aventureiro que percorreu outros lugares no Ártico ou então pra quem quer ir ao ULTIMATE já na primeira.
-
Canadá
Paisagens deslumbrantes, lagos com reflexos incríveis e por vezes congelados, estradas incrivelmente belas, animais e vegetação abundante! No Canadá temos uma maneira diferente de ver a aurora. A deformação do anel ou oval aqui chega ao extremo, não é raro o relato de auroras lindas em Eldmont, Fort Murray além das longínquas Yellow Knife, White Horse e Churchill. Os territórios da passagem norte ainda estão na minha lista de viagens a fazer, é uma preparação que deve ser muito especifica e estudada. Já na região centro norte dos Estados Unidos e Sul do Canadá, se pode ver auroras no horizonte, pelas câmeras, pois além de distantes da região ideal, há a quantidade de cidades o que produz uma poluição enorme e interfere nas observações.
-
Alasca
Sou apaixonado pelo Alasca, bem sou apaixonado por todos esses lugares…vivenciei extraordinárias auroras aqui, assim como a frustração de ter ido ao Alasca em 2008 e não ter visto nada, pensava que era uma atração turística e alguém iria me mostrar rsrsrs. Peguei um cruzeiro e fui, não considero uma caçada, e sim apenas uma frustração esquecida. A vida selvagem, toda a atmosfera rústica, mistura de velho oeste com paisagens infinitas, glaciais e a impressionante diferença entre o inverno e o verão. Nas quase 10 vezes que fui ao Alasca vi sempre paisagens diferentes, é incrível!
Devemos levar em consideração a deformação da aurora, Norte magnético/Norte Geográfico, mas temos mais chance de visualizar aurora boreal na Europa entre o paralelo 70N e o Círculo Polar. Por que nesse continente, quanto mais próximo da faixa da aurora você estiver, menor precisa ser a atividade da aurora para você vê-la. 😉 Na América será entre o paralelo 60N e 70N.
Dicas gerais para quem quer escolher o melhor destino para ver Aurora Boreal
Vou contar um pouco do que sei para vocês:
- quando acontece Aurora Boreal
- dicas para escolher a época
- como monitoro as atividades e busco dados
- interferência da Lua
- segurança, normas, leis e documentos necessários
Tive oportunidade de caçar auroras em muitos locais e inclusive onde normalmente este fenômeno não é muito visto. Já usei trenó, moto de neve, navio, barco, carro, ônibus, van, avião e pasmem: até um teleférico. E ás vezes, por SORTE, conseguimos ver direto defronte ao hotel.
Percebo que usando bem as novas tecnologias, gráficos e aplicativos, cada vez mais temos informações online em tempo real das atividades de aurora boreal. Isso aumenta nossas chances. Isso é fantástico!
Meu objetivo com isso? Escolher os destinos, datas, fases da Lua, épocas do ano e outros dados a fim de ser o mais assertivo possível nas minhas expedições para ver a aurora boreal com os turistas que embarcam comigo! Afinal, sabemos que cada época e região guarda características próprias.
Passo acordado muitas noites para identificar e estudar os gráficos a fim de entender o que está ocorrendo efetivamente no céu e com as auroras. Eu gosto dessa parte emocionante da caçada ela realmente é muito importante, além de fazer parte da experiência de ver as luzes do norte para os que viajam comigo. Já “resgatei” e direcionei remotamente vários caçadores mas hoje a falta de tempo e outras prioridades me impedem de fazer isso.
Fiz questão de além de ver as luzes em todos os países, percorrer latitudes variadas em todos esses lugares. Então sempre que observo um gráfico é automático: imediatamente vem a minha cabeça a forma e como poderemos ver a aurora. Imagino quais são os formatos possíveis daquela atividade, filtro os locais nos gráficos meteorológicos e depois preciso verificar as condições das estradas, riscos de avalanches (se for época) e depois procuro pelas minhas memórias, anotações e mapas, qual será o local perfeito para ver a aurora boreal.
Quando acontece a Aurora Boreal?
Monitoramento de atividade e os dados para encontrar a Aurora Boreal
Veja só como a regra do Kp não vale: Já vi auroras arrepiantes com Kp1 / Kp2 como simplesmente vi apenas um pequeno spot por alguns segundos com Kp7. Aliás, nesse dia histórico, estávamos com um grupo entre a Noruega e Suécia e em certo momento tivemos que desistir e retornar. Durante o retorno, ela apareceu um pouco só para nos “provocar”. Já vi auroras brilhantes com Lua cheia e auroras fraquinhas com Lua nova. Já estive na latitude perfeita para ver aurora e tive que rodar centenas de km para pegá-la, assim como estive muito abaixo das latitudes do Círculo Polar e ela dançou pra mim.
Qual é a melhor época?
As épocas em que eu mais gosto de caçá-las em grupo, são:
- setembro , temperatura positiva , paisagens incríveis e sem neve . Dia 21 temos o equinócio.
- outubro, temperatura caindo , paisagens incríveis e noites um pouco mais longas.
- novembro, temperaturas negativas , aumento nuvens e maior tempo de escuridão.
- dezembro, temperaturas negativas , primeiras nevascas mais fortes e pouca ou nenhuma luz natural.
- janeiro , temperaturas negativas, nevascas e começa a ter luz algumas horas de luz natural.
- fevereiro, temperaturas negativas, nevascas e paisagens totalmente branca
- março, temperaturas negativas , neve e dias começam a ficar mais longos .
Isso por que além de termos as chances de ver aurora, também aproveitamos as paisagens dos lugares, pois podemos ter o sol acima linha horizonte. LEMBRE QUE CADA PAIS TEM AINDA CARACTERÍSTICAS DIFERENTES.
Nos meses de novembro, dezembro e janeiro as noites são mais longas, consequentemente o tempo de possibilidades de ver aurora aumenta. Por outro lado as temperaturas são menores e poderá pegar épocas com escuridão total, dias sem ver um raio de sol. Sempre viajo nesses meses, mas ainda não em grupos. Gosto na noite polar em que ficamos 24 horas sem sol. Estamos estudando para 2017, expedições mais específicas nessa época.
Gosto muito de estatísticas e trabalho muito com elas. Na ultima década outubro e novembro foi muito chuvoso; porem nos últimos 3 anos foi muito seco . Parece que os invernos estao ficando mais curtos e as estacoes de chuva indo para meio de dezembro e inicio de janeiro. É importante ter sempre a experiência de alguém que conheça bem a região e saiba os planos A/B C/D para não deixar a chance de ver a aurora escapar. Sempre lembrando que é primordial voce ter alguém que faça isso legalmente. Motoristas devem ser autorizados e com carteiras especiais para esse trabalho.
Sempre que a luz dos raios solares for maior que a luz da aurora não se poderá vê-la, nem através das câmeras fotográficas.
Quando me perguntam sobre época de ir e qual lugar em respondo que depende muito da sua expectativa com relação a viagem, sua sensibilidade com frio e quanto aguenta na escuridão, espírito aventureiro e outros detalhes.Essa escolha eu deixo para vocês.Da minha parte estarei nas caçadas focado 100% em procurar as auroras com responsabilidade, conhecimento e determinação.
A chance de visualizar aurora aumenta nos meses mais escuros. Por que quanto mais escuro estiver, mais tempo para ver a aurora você terá.
A Lua interfere para ver Aurora Boreal?
Essa questão é bem comum: Lua cheia, céu menos estrelado, paisagem iluminada ou Lua nova, mais estrelas e breu. O contraste da aurora polar com a Lua cheia fica menor, pode até ser menos brilhante mas aurora com lua é a minha preferida, mágica, suave e colorida. A sua sensação vai depender de outros fatores como a quantidade de energia da atividade etc e tal.
A chance de ocorrer aurora não aumenta com lua nova. A visibilidade aumenta SIM. Porque quanto mais poluição de luzes você tiver ,mais forte aurora precisa ser.
Segurança | Documentos e Leis
A carteira de motorista brasileira é valida em todos esses países, exceto a Islândia que exige a carteira de motorista internacional. A classe da sua carteira nacional é a mesma que você poderá dirigir em viagem. Para dirigir carros acima de 8 passageiros é necessário uma autorização, curso e testes específicos.
Outras dicas gerais para ver a Aurora
Eu fico extremamente desconfortável nessas situações. Afinal, eu não estarei à frente da caçada e não conheço profundamente os objetivos e sonhos de vocês com relação a viagem. Por isso peço por gentileza, entrem aqui no blog e naveguem entre os posts! Tem muito conteúdo, dicas e mais que podem orientar o que você procura. Me resguardo assim de situações frustrantes e da responsabilidade sobre elas. Nesse mesmo sentido, em razão da necessidade de dar suporte aos inscritos nas próximas viagens, meu tempo está cada vez mais restrito. Mas pedi que nossa equipe fizesse um FAQ (clique aqui para ver)! Ficou espetacular, está sendo muito acessado e dá uma enorme noção sobre Aurora Boreal.
A gratidão que eu sinto pelas pessoas que viajam comigo é enorme, depositar em mim a confiança de realizar um sonho seu me deixa muito emocionado e com certeza se tivermos a sorte de ver as luzes juntos vc verá como é inesquecível.
Por isso é uma caçada, por isso me apaixonei por ela e a persigo nem que seja pra ela me dar só um oizinho. É sempre lindo e inesquecível.