Home » Aurora Boreal » Expedição Aurora Boreal na Lapônia Março 2018

Expedição Aurora Boreal na Lapônia Março 2018

Expedição Aurora Boreal na Lapônia: Março, 2018
12 abr 2018 Aurora Boreal, Caçadas, Noruega 0 COMENTÁRIOS

A Lapônia, na Noruega e Finlândia, é um local especial, fantástico para caçar e ver Aurora Boreal. Tem uma cultura rica, paisagens esplêndidas e muita história. E logo vocês entenderão o motivo da minha paixão pela região.

Início da expedição de caça à aurora boreal na Noruega em Março

expedicao-aurora-boreal-na-laponia

Esta, sem dúvida é uma época boa para ver Aurora Boreal na Noruega. O grupo estava animado e com muita vontade de conhecer tudo sobre a Lapônia e seus encantos. O primeiro dia em Tromsø é mais de descanso e passeio pela cidade. Fazemos sempre uma reunião inicial para contar ao grupo como será a viagem, e depois cada um vai para um lado conhecer a região. Nesta primeira noite já saímos para caçar aurora boreal.

Antes da caçada, fomos visitar uma fazenda Sami.

expedicao-aurora-boreal-na-laponia-animais

Para quem não sabe, o termo “Sami” é o nome dado ao povo que vive na região da Lapônia que engloba o Extremo Norte dos seguintes países: • Noruega; • Suécia; • Finlândia; • Rússia; Lapão é a tradução da palavra Sami, portanto significam a mesma coisa. Passamos a noite na fazenda Sami e aprendemos muito sobre este povo. Não vou me prolongar para deixar vocês curiosos, e quem sabe embarcarem na próxima expedição com a gente.

A parte mais legal do jantar sami foi a visita da dona aurora boreal.

expedicao-aurora-boreal-na-laponia-vida-selvagem

Enquanto jantávamos uma deliciosa sopa de rena preparada pelos lapões, eis que surge o Marco Brotto, todo empolgado e feliz, nos chamando para sair naquele exato instante pois a Dama da Noite estava dando as caras. Quando saímos a cena foi linda, pois ela estava brilhando bem acima das renas, que estavam do lado de fora da tenda sami. Foi muito bonito, pois enquanto estávamos nos divertindo com as reninhas, pudemos contemplar o espetáculo, e ver aurora boreal de um jeito único. Todos amaram e já puderam ter um vislumbre dela!

Que comece a caça à Aurora Boreal

expedicao-aurora-boreal-na-laponia-paisagem

No dia seguinte partimos para Tennevoll, uma cidade no interior da Noruega. Iríamos nos hospedar em um hotel lindo, daqueles que tem “grama” no telhado que é super típico do lugar, sem contar que a paisagem ao redor do hotel é maravilhosa. Montanhas, água e céu vermelho no final do dia. Chegamos e tivemos a oportunidade de ver um pôr-do-sol maravilhoso. A noite pudemos ver a aurora boreal do hotel onde jantamos nas redondezas. Só nos afastamos um pouco para ficar longe das luzes do hotel e já estava lá a dona aurora. Tiramos muitas fotos, e quando o frio começou a apertar, voltamos.

Mais um dia de viagem terminou e um novo começando. Depois de uma boa descansada, fomos passar a tarde no Polar Park, o parque de preservação de animais selvagens. A parte mais legal deste passeio é… Bom, na verdade, todo o passeio é lindo! Ver os animais do gelo é uma experiência única, pois jamais teríamos a oportunidade de vê-los no Brasil. Conseguimos ver de perto os linces, lobos e os ursos, que estavam bem amistosos e até vieram próximo à cerca nos dar um “oi”.

Nesta noite as previsões de aurora boreal estavam boas, e saímos caçar. Vai ser difícil explicar esta aurora que a gente viu, tamanha sua grandeza. Era uma tempestade solar que havia chego, e literalmente foi uma tempestade de aurora boreal. Descemos da van e nos deparamos com um “manto” verde cobrindo todo o céu. Sério, cobria todo o céu, vinha vindo devagarinho, cobrindo a visão das estrelas, foi surreal. Ficamos ali, todos parados estarrecidos admirando o fenômeno. Este grupo estava sendo muito abençoado, tamanha a sorte de ver uma aurora boreal destas! É aquele famoso ditado de estar no lugar certo na hora certa.

expedicao-aurora-boreal-na-laponia-paisagens

Próximo dia era dia de Kilpis, nossa amada Kilpisjarvi na Finlândia. Lá a gente adora ficar, pois nos hospedamos em chalés aconchegantes, e que acabam aproximando ainda mais o grupo. Na primeira noite que chegamos já conseguimos ver aurora boreal dançando da porta dos chalés. Nesta noite nem precisamos sair caçar, a aurora boreal passou a noite inteira se exibindo pra gente. Pessoal ficava lá fora, tirando fotos com a aurora, voltavam para o chalé e tomava um vinho, depois saíam de novo pra ver a aurora boreal. Muita mordomia, mas foi demais.

Assim seguiu nossa viagem, com muita coisa boa acontecendo e auroras lindas. No dia seguinte fomos passear em Senja e na volta conseguimos ver mais aurora boreal. No outro dia passamos a tarde descansando no chalé pois estava nevando muito, e a noite fizemos um jantar delicioso para o grupo. Foram momentos de confraternização e descanso.

No dia seguinte era dia de voltar pra Tromsø e depois para casa. Havia começado a nevar, então o céu estava fechado e não vimos mais aurora. Mas não faz mal, pois ela já havia se manifestado muito pra gente nessa viagem. O Marco Brotto é a pessoa que fica mais feliz, pois é o mais empolgado para ver a aurora e mostrar para o grupo. Então foi uma viagem em que todos se sentiram realizados.

expedicao-aurora-boreal-na-laponia-grupo

E que venham as próximas aventuras!!!

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Conheça o Sol da Meia Noite, um fenômeno da natureza de tirar o fôlego
Conheça o Sol da Meia Noite, um fenômeno da natureza de tirar o fôlego
< LEIA MAIS
Entenda como mudam as chances de ver a Aurora Boreal
Entenda como mudam as chances de ver a Aurora Boreal
< LEIA MAIS
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
< LEIA MAIS