Home » Aurora Boreal » Expedição Aurora Boreal na Lapônia Ano Novo 2017/2018

Expedição Aurora Boreal na Lapônia Ano Novo 2017/2018

Expedição Aurora Boreal na Lapônia – Ano Novo 2017/2018
01 mar 2018 Aurora Boreal, Caçadas, Finlândia 0 COMENTÁRIOS

Nesse post vou relatar uma aventura na Lapônia, como o foco da viagem é a caçada por aurora boreal na Lapônia, vou tentar me ater somente a ela, mas confesso que é difícil, pois nossas viagens são repletas de experiências que vão além da busca pelas luzes verdes.

Veja a caça à Aurora Boreal na Lapônia

No dia 29 de Dezembro de 2017, 22 Brasileiros se encontram no Ártico para dar início à última aventura de 2017 e a primeira aventura de 2018: A incrível busca pelas Luzes do Norte, ou Nordlys, como dizem os noruegueses. Tromsø, conhecida como a capital da Aurora Boreal, foi a cidade que nos recebeu e ficamos metade da nossa viagem, inclusive a virada do ano.

aurora-boreal-na-laponia-ano-novo

Na segunda noite em Tromsø já partimos para nossa primeira caçada, o pessoal estava muito animado, as previsões estavam misteriosas, o céu e as condições climáticas também. Mas o Marco, especialista no assunto, passou a tarde estudando os gráficos da Aurora e do tempo e soube nos levar para o lugar perfeito, na hora certa.

Saímos por volta das 8 horas da noite, e o local onde iríamos esperar pela Dona Aurora ficava à duas horas de viagem do local onde estávamos hospedados, mas essas duas horas passaram como se fossem 20 minutos, pois a animação e empolgação do grupo era tanta, que não poderia ser diferente. O nosso “timing” também, todos olhando pelas janelinhas, buscando qualquer sinal de estrela, pois quando avistamos estrelas no céu é um sinal de que as nuvens se foram, e assim temos mais chances de ver as Auroras.

Foi quando de repente “Tchan”, as nuvens sumiram e começamos ver as estrelas. Sim, estávamos na direção certa!

Marco deu um tiro certeiro! Agora o próximo passo era achar um lugar seguro para o motorista estacionar o ônibus e aguardarmos o espetáculo.

 

Chega a hora do tão esperado momento.

O Marco como um bom especialista já estava de olho e conseguiu ver através da câmera que a Aurora Boreal já estava começando. Nisso ele lembrou de um lindo lugar para estacionar e lá fomos nós. Esta parte foi sem dúvidas a mais emocionante da viagem, a sincronicidade que nós tivemos com o tempo foi tanta que nós estacionamos em um lugar em frente ao Fjord, que diga-se de passagem é maravilhoso, descemos do Ônibus, e a Aurora começou a dançar no céu.

aurora-boreal-na-laponia-ano-novo-grupo

Ela começou devagar e foi aumentando, aumentando, até tomar uma proporção enorme e começar a dançar sob nossas cabeças. Uaw, que espetáculo, e nossa alegria ficou ainda maior por ver nosso grupo realizando o sonho de ver a aurora boreal na Lapônia que é surreal e realmente muito emocionante.

Os fotógrafos se posicionaram, os não – fotógrafos contemplaram e assim seguimos pelas próximas horas. Sim, ficamos vendo a Aurora por nada menos que duas horas. Foi uma ótima oportunidade, afinal, a paisagem ao nosso redor era linda: de um lado tínhamos as casas de moradores locais e do outro montanhas, o mar, um cais e muita neve.

Começamos nossa viagem com o pé direito, pois nessa época do ano, mesmo contando com horas de escuridão e atividade de Aurora às vezes pode ser frustrante, pois neva bastante e isso significa que o céu pode ficar encoberto por nuvens. Mas não neste dia! Neste dia o universo estava conspirando a nosso favor, chegamos tarde no hotel mas na maior alegria.

A noite da Virada.

No dia seguinte após as atividades diárias, 31 de Dezembro de 2017, iríamos jantar no Fjellheisen que fica localizado no teleférico de Tromsø. Lá tem um restaurante bem agradável, o menu prometia, o grupo estava animado demais, muitas risadas e festa. Ao chegarmos no teleférico, Marco já montou seu equipamento do lado de fora, pois o céu estava aberto e tínhamos grandes chances de ver a aurora boreal na Lapônia novamente, seria mágico ver a Aurora Boreal na virada do ano, que jeito lindo de começar 2018 não é mesmo? E de fato, foi assim que iniciamos 2018, resumindo nossa noite: Jantar delicioso, alegria e Aurora Boreal.

aurora-boreal-na-laponia-ano-novo-fogos

Ver a Aurora do topo de Tromsø, na noite da virada não tem preço, o pessoal estava muito feliz por esta oportunidade. Conseguimos visualizar bem a Aurora lá de cima, e logo começaram os fogos, simbolizando a passagem para o novo ano. Tenho certeza que foi uma noite inesquecível para todos.

1° Dia do Ano na Finlândia – 2018

Os fotográfos se deliciaram com as lindas paisagens ao nosso redor. Quem veio para descansar, descansou, quem queria festa, festou, quem queria fazer comprinhas, fez, teve de tudo um pouco e por fim foi uma viagem bem completa.

Na segunda noite em Kilpis saímos novamente para caçar a Aurora, fizemos uma fogueira na beira de um Fjord com direito a marshmellow, drinks e música. Enquanto estávamos ali, a linda Aurora apareceu, meio tímida, entre nuvens, mas apareceu.

aurora-boreal-na-laponia-ano-novo-reveillon

O highlight dessa parte da viagem foi um novo recorde adquirido, 5 Brasileiros tiveram coragem de entrar no lago congelado, e até o nosso motorista norueguês Tommy ficou impressionado.

Voltamos para Tromsø já com saudades de Kilpis, mas ainda tínhamos um último dia para aproveitar, então nos reunimos para um último jantar em uma pizzaria que fica em frente ao píer da cidade, quando de repente, aparece o Marco chamando todos para ir lá fora, pois a Aurora estava começando e quem gostaria de presenciar mais uma vez a “Dama da Noite”, teve sua chance no nosso último dia de viagem.

E assim nos despedimos da Lapônia, todos felizes e realizados, pois foi uma experiência realmente mágica, tudo fluiu e a Aurora chegou iluminando nosso 2018.

aurora-boreal-na-laponia-ano-novofoto

E que venham muitas Auroras este ano.

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Conheça o Sol da Meia Noite, um fenômeno da natureza de tirar o fôlego
Conheça o Sol da Meia Noite, um fenômeno da natureza de tirar o fôlego
< LEIA MAIS
Entenda como mudam as chances de ver a Aurora Boreal
Entenda como mudam as chances de ver a Aurora Boreal
< LEIA MAIS
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
< LEIA MAIS