Vai dirigir na Neve? Caçador de Aurora Boreal dá dicas infalíveis para garantir a segurança.
Com o início da temporada de inverno nos países nórdicos, é importante que os turistas estejam atentos a alguns pontos cruciais como vestuário, como dirigir na neve e como contratar um serviço totalmente legalizado para não perder a cobertura dos seguros de viagem. Pensando nisso, já que estive em todos os países da região, preparei algumas valiosas dicas para garantir a segurança da sua viagem. Confira:
Dicas para visitar o Hemisfério Norte de forma segura:
1. Planeje o vestuário
A melhor maneira para se aquecer numa viagem de turismo com neve é não deixar o calor sair do nosso corpo. Então a principal recomendação é proteger bem as partes periféricas: cabeça, mãos e pés.
- Vista-se em camadas: primeiro uma camada térmica, a famosa segunda-pele. Em seguida coloque um fleece ou polar e logo por cima uma jaqueta de pluma de ganso, de preferência com capuz;
- Em situações de chuva, neve intensa ou vento, é importante completar com uma boa jaqueta corta-vento.
- Atente-se ao material das roupas. Quanto melhor o material dessas peças, maior será o conforto.
- Na sua lista, acrescente: boas meias, luvas, balaclava e se possível invista em saquinhos térmicos para aquecer mãos e pés. Eles são normalmente vendidos nos países nórdicos.
Recomendo o material Polartec para as camadas de baixo e Gore-Tex (impermeável e transpirável) para o corta-vento.
Outra dica importante é usar sapatos com grampões ou então acessórios com ranhuras e clips que são acoplados às botas e sapatos. Isso melhora a aderência ao solo fofo e escorregadio e vai deixar você mais seguro.
2. De olho no Transporte
Uma coisa que todos devem tomar cuidado é o transporte com devida regulamentação. Para aqueles que vão dirigir na neve, vale lembrar que além da própria segurança, existe a preocupação com os outros carros, passageiros e pedestres.
- Dirigir na neve é totalmente diferente que dirigir na estrada comum! Por isso atenção redobrada.
- Em alguns países a carteira internacional não é obrigatória, porém em outros, como a Islândia, é necessário portar o documento.
- Um detalhe importante é se ater à categoria da sua carteira, com o carro e função.
Recomendo solicitar a carteira internacional em todos os casos.
Atenção para as normas de trânsito, elas são rígidas:
- A tolerância à bebida alcoólica, às drogas e aos remédios controlados varia conforme o país. Procure informar-se melhor antes de viajar ou contratar um motorista na região.Melhor considerar todas como tolerância ZERO.
- O transporte de passageiros de forma comercial só é permitido se o motorista possuir todas as certificações exigidas de acordo com a legislação local, além de ser necessário seguir algumas regras sobre quantidade mínima de horas de descanso de um dia para o outro.
Essa é uma das razões pelas quais eu não dirijo nas minhas expedições em grupo. A segurança dos viajantes deve vir em primeiro lugar.
- Para dirigir carros com mais que 9 passageiros, o motorista precisa ter habilitação com classe equivalente, possuir uma autorização especial, fazer teste anual com a polícia local e ainda pagar uma taxa de seguro que fica depositado como garantia.
- Se o motorista estiver exercendo um trabalho remunerado, a autorização especial para dirigir com passageiros independe do tamanho do veículo.
Por isso, se você comprou um pacote de viagem e turismo, cheque bem a questão do transporte. Na Noruega, por exemplo, as consequências por não estar de acordo com a legislação, podem ser em casos extremos a apreensão do veículo, prisão do motorista, deportação com proibição de retorno ao país, além de pesadas multas. Em caso de acidente, se for constatada a irregularidade do motorista, os passageiros podem perder a cobertura de qualquer seguro viagem , além das outras consequências.
Vai encarar dirigir na neve? Leia isso antes.
- Se você estiver de acordo com as normas de trânsito do país e for dirigir, é importante aprender a identificar com precaução o que pode ocorrer.
- Procure sempre ficar atento a qualquer diferença no formato da neve acumulada ou então neve solta no chão. Isso é sinal de animais na pista, pois para entrar eles precisam atravessar a neve e por isso, desmontam o monte que foi acumulando.
- Sempre tenha água e alimentos no carro e sempre ande na trilha formada pelos outros carros.
- Pneus de neve são obrigatórios, portanto quando for locar um carro não é necessário pagar extra. Dependendo do país, é obrigação da locadora fornecê-los, de setembro a abril.
- O uso de correntes não é obrigatório, mas as vezes é necessário. Cheque o local aonde estão guardadas e leia o manual de uso assim que pegar o carro. Algumas variações de formato e material podem dificultar sua colocação.
- Quando a temperatura estiver próxima de zero, atenção com o BLACK ICE. Para evitar, verifique antes se o rastro dos carros está com black ice. Caso esteja, é melhor usar a neve virgem, mas desde que não tenha altura superior à banda do pneu.
Quando estamos com essa temperatura, a neve derrete e logo em seguida congela, formando uma fina camada de gelo altamente lisa. O terror dos motoristas.
Fique atento às leis de cada local! Essas são pequenas dicas, mas para saber mais, procure informa-se nos canais oficiais de cada país.
Respeitar as leis de cada país é obrigação de todos, independente se você for prestador de serviços, cliente ou viajante individual. Isso elimina o risco de problemas com a polícia e reduz consideravelmente os riscos de acidentes.
Nas expedições que lidero, contamos com empresas locais certificadas, motoristas experientes e carros confortáveis, para que a experiência dos clientes seja a mais segura, completa e agradável possível. Fique de olho e lindas luzes.