Acompanhe a viagem de Marco Brotto para Noruega, Finlândia e Alasca.
Hoje, daqui a poucas horas embarco com um grupo de brasileiros em direção a Lapônia, objetivo ver a aurora boreal. Minha 16 expedição,desta vez nosso roteiro sai de diversas cidades do Brasil e nos encontremos em Guarulhos.
Partimos para Frankfurt , Oslo e Tromso. Eu desenho dessa maneira porque prefiro chegar em uma só jornada até nossa base na Noruega.
Chegaremos em Tromso dia 7 as 20h e conforme estiver o clima decidirei qual caminho tomar. O roteiro inicial determina descanso na primeira noite mas nunca se sabe, estamos em busca da Aurora Boreal.
Agora pouco recebi em casa o jornal de maior circulação no Paraná e na capa uma chamada para mais uma matéria comigo.
A reportagem começa assim:
É como ver o mar pela primeira vez. Assim o empresário curitibano Marco Brotto, 44 anos, conhecido como “caçador” de auroras boreais, define a sensação de alguém que contempla o fenômeno de luzes coloridas no céu. “Quando uma pessoa do interior vê o mar, ela fica deslumbrada, e ao mesmo tempo com medo. A diferença é que o mar ela pode sentir, a aurora só pode ser contemplada”, fala com brilho nos olhos.
Leia a matéria completa: CAÇADOR DE AURORA, MARCO BROTTO
Expedição Noruega e Finlândia
Estou a alguns dias monitorando o clima e está muito fechado e difícil achar um espaço aberto e sem nuvens na Lapônia Norueguesa. Sem céu limpo não tem aurora boreal. Tenho já desenhado alguns planos alternativos mas ainda é cedo para decidir.
A essa altura só resta aguardar a nossa chegada em Tromso e dai correr atrás da aurora boreal. As vezes é necessário ir até as fronteiras da Finlândia com a Suécia ou da Suécia e Noruega, uma verdadeira caçada.
A atividade esta sem tempestade magnética apesar do índice Kp 3 estar presente. Uma boa alternativa para aurora boreal nesses dias é a chegada de um possível plasma oriundo de um Buraco coronal que é direcionado a terra.
Quem está embarcando comigo para Noruega e Finlândia já recebeu em casa todas dicas através do super e-book que a Insight enviou junto com os vouchers impressos e outros badulaques 🙂
Expedição Alasca
A situação no Alasca a principio está mais tranquila com relação ao céu aberto, a semana 16/23 setembro está mais propicia a auroras. A razão para isso é que uma mancha solar muito ativa esta no farside e entrará no limpo solar depois de 11/9 e foi ela que provocou lindas aurora na rotação passada. Espero que ela continue bem ativa para que nossa aurora boreal seja linda.
Pessoal da Expedição Alasca deve estar recebendo inicio da semana o material exclusivo para o Alasca, com as informações sobre a região e os cuidados especiais que devemos ter.
Principalmente com os … BICHANOS
Termino esse post com uma frase, que muito representa pra mim. Frase da minha amiga Dora Miller que verei em poucos dias no Alaska.