Aurora Boreal Califórnia e Aurora Austral Patagônia poderão ocorrer hoje
Uma dupla explosão na região 2371 ontem (21 de junho de 2015) deverá provocar Auroras Austrais visíveis na Tasmânia e Nova Zelândia. Apesar do Hemisfério Norte estar com no período dos dias mais longos, a Aurora Boreal poderá ser vista nas regiões da latitudes mais baixas. Até no Norte da Califórnia poderá ocorrer.
Toda a região em verde no mapa abaixo, desde que tenha escuridão, poderá ver a Aurora Boreal. O tamanho, quantidade de plasma e velocidade não significa necessariamente que ocorrerá Aurora e se haverá visibilidade possível.
Lembre que, em algumas regiões, o Sol não se põe nessa época ou então ocorre uma penumbra, dessa forma não se pode ver a Aurora Boreal.
Na região da Patagônia existe a possibilidade de alguns eventos visíveis com a ajuda de longa exposição em maquinas fotográficas.
O Kp máximo deverá chegar a 7, com uma tempestade G3 e nesse momento, com o campo magnético bastante negativo, as condições para lindas Auroras são perfeitas. Velocidades acima dos 900km por segundo é o que se espera do plasma solar quando encontrar o campo magnético da Terra.
O centro de pesquisa de Lancaster emitiu o aviso RED, para cuidados relacionados a redes elétricas, e o Norte da Irlanda deverá ver Auroras na noite de hoje.
Como estamos no Solstício de verão, em algumas regiões verdes do mapa, a penumbra não possibilita a visualização da Aurora Boreal.
Alguns aplicativos dão como MAJOR SOLAR STORM, isso poderia afetar redes elétricas e aparelhos eletrônicos.
Se a época do ano fosse de escuridão no hemisfério Norte, a Aurora Boreal poderia causar espetáculos extraordinários.