Onde é melhor ver Aurora Boreal?
Recebo diariamente dezenas de mensagem com essa pergunta, é muito pertinente pra quem realmente quer ter sucesso vendo a Aurora Boreal.
Respondo perguntando: – Qual é o orçamento que você tem? – Qual é a sua sensibilidade para com o frio? O melhor lugar para ver a Aurora Boreal é aonde ela tem maior chance de aparecer, além de termos um clima propício para isso.
Lembre-se, latitude próxima à 66 Graus Norte, preferencialmente acima disso.
Céu limpo e sem nuvens. Quanto mais frio melhor e sem interferência de outras luzes, principalmente das cidades.Fuja do centro.
Cada um dos países que podemos ter aurora boreal tem suas facilidades e complicações, tentarei de maneira sucinta colocar todas elas.
Rússia
Esqueça. Só se você realmente quiser completar todos os países que se pode ver a Aurora Boreal. Não é difícil ver Aurora na Rússia mas a dificuldade do idioma, da estrutura, das estradas e das cidades, além do frio intenso grande parte do tempo, com certeza torna-a o lugar mais complicado para ir caçar Aurora. Ainda pretendo voltar a Rússia para “caçar”, mas o preparativo deve ser especial.
Finlândia
Sendo o Euro bem mais barato, já é uma boa vantagem sobre a Noruega, a Coroa Norueguesa é super valorizada. As paisagens de contos de fadas me fazem colocar a Finlândia como um excelente local para ver Aurora Boreal. Uma dica legal é colocar a Kilpisjarvi como destino caso você esteja indo também para a Noruega. Caso você queira ficar na região mais oriental da península Escandinava, vá para Rovaniemi que também é a cidade do Papai Noel. Lembre que a Finlândia tem um clima muito mais gelado que a Noruega.
Suécia
Em poucos locais da Suécia se pode ver a Aurora Boreal com facilidade. Abisko e Kiruna são os dois pontos do mapa Sueco que se pode apontar como excelentes para vê-la. O preço é similar ao da Noruega e a temperatura igual a da Finlândia. Não posso carimbar Suécia como excelente lugar. O ICE HOTEL, em Kiruna, é muito peculiar mas já existem outros hotéis desses espalhados pelo mundo.
Dinamarca
Muito arriscado. Tive a sorte de ver nas Ilhas Faroe e na Groenlandia a Aurora Boreal nessas lindíssimas regiões. A dificuldade de chegar e os preços estratosféricos não ajudam em nada.
Noruega
Tromso, capital da Aurora Boreal na Noruega. Aurora Boreal na Noruega já está na lista de muitos viajantes. O meu prazer como coach realmente é dar um total contentamento com relação a caçada da aurora e todos os temas que compõe as regiões, por isso não me contento somente em dizer que a Noruega é um excelente lugar para ver a Aurora como também é a melhor opção de conforto. Tromso tem um aeroporto internacional, restaurantes espetaculares e é uma cidade universitária com toda estrutura para receber turistas que vão até lá ver a Aurora. Não se esqueça que contratar um caçador de Auroras é de suma importância para o sucesso da viagem. Se prepare com o bolso, o lugar é muito caro. Os preços dos serviços são insanos pois, como dizem , nada é perfeito. A temperatura é a mais amena de todos os outros países, em razão da corrente do Golfo do México levar águas mais quentes até o Ártico.
Islândia
País único. Terra e fogo. Está posicionada bem debaixo do que eu chamo de estrada da Aurora Boreal. Preço insano, dificuldade de transporte, estruturas e estradas bloqueadas durante boa parte do ano. Um lugar para não se aventurar sozinho. Voltarei com certeza a Islândia ver mais Aurora Boreal.
Canadá
Em razão da deformação da oval, inclinação da Terra e outros fatores, a estrada da Aurora entra pra dentro do Canadá e chega a atingir os grandes lagos americanos. Não é sempre que isso ocorre e Churchill e Yellowknife são as duas principais localidades pra se ver a Aurora no Canadá. A dificuldade do visto e a temperatura glacial são os dois pontos negativos, mas a quantidade de Auroras em Churchill no ano é incrivelmente alta.
Alasca
Esse Alasca. A última fronteira, rústico, lindo, exuberante, vida selvagem, Auroras, comida farta e frio. Em setembro a média de temperatura é similar a da Noruega porém, depois de novembro, a coisa fica terrível. Não é tão frio quanto o Canadá e a Sibéria mas chega fácil a -25ºC. Precisa de visto, mas é um visto mais comum do que o Canadense. Eu coloco Alasca no topo da lista com a certeza absoluta! Empatado com a Noruega, dentro da minha visão, levando em consideração vários fatores.
Resumindo, para sua primeira viagem e para correr menos riscos possíveis de não encontrar a Aurora Boreal, eu indico a região da Lapônia Norueguesa e Finlandesa, além do incrível estado Norte Americano do Alasca.
Espero ter o prazer de estar junto com vocês como coach nas suas caçadas e se não der… Contem comigo. Boa sorte e muitas luzes. 🙂
Mas não basta só ir até os lugares. Como aqui fazemos o serviço completo, clique aqui e veja algumas dicas para caçar a nossa Dama da Noite!!