As 5 mentiras sobre Aurora Boreal (e as verdades por trás delas)!
Nesse post iremos revelar 5 mentiras sobre Aurora Boreal que as pessoas acreditam ser reais, mas que são apenas mitos criados ao longo do tempo e espalhados na internet. Veja a seguir as verdades sobre Aurora Boreal escondidas por trás dessas mentiras, e explicadas por nosso caçador Marco Brotto.
Veja a seguir as 5 mentiras sobre a Aurora Boreal.
Com tantas mentiras na internet fica difícil acreditar no que é ou não real, mas são posts como esse que nos ajudam a desmistificar fatos e circunstâncias que são passados sem o menor conhecimento ou fundamento. A seguir veja as 5 mentiras sobre aurora boreal que estão disseminadas na internet mas que não condizem com a realidade. Você irá conhecer as verdades escondidas por trás destes mitos sem fundamento e tudo isso revelado por um especialista, Marco Brotto o caçador de Auroras Boreais.
1- A Aurora Boreal só acontece no Inverno.
Mentira.
A Aurora Boreal é um fenômeno, que acontece devido ao encontro do plasma solar com os elementos da atmosfera terrestre. Portanto,isso é mais uma das mentiras sobre aurora boreal, pois ela existe em qualquer época do ano. Porém, quando é temporada de solstício no verão do hemisfério norte, a duração do dia é mais longa e a claridade da luz solar sobrepõe a claridade da Aurora Boreal. É por isso fica quase impossível a enxergar durante o dia nessa época do ano. Assim como as estrelas, as quais nós também não conseguimos ver durante o dia, as Auroras também podem ocorrer no verão, porém é muitíssimo difícil visualiza-las durante o dia.
2 – É necessário passar frio para ver as Auroras.
Mentira.
Isso também é outra das mentiras sobre aurora boreal espalhada na internet, mas que não corresponde com a realidade. A Aurora Boreal não tem nenhuma relação direta com o frio. Durante o mês de Setembro de 2017, quando é verão do hemisfério norte, realizamos três expedições, e conseguimos ver dezenas de Auroras com a temperatura a quase 20°C positivos no Alaska, Finlândia e Noruega.
Confira algumas das Expedições onde conseguimos ver as Auroras Boreais:
• Expedição no Alaska, veja aqui.
• Expedição na Finlândia, veja aqui.
• Expedição na Noruega, veja aqui.
3 – Cada país tem uma cor de Aurora.
Mentira.
Pura besteira, a Aurora Boreal é um fenômeno que transcende o plano da Terra, estamos falando de algo que não tem interferência nenhuma de fatores naturais da terra a não ser nos casos onde podem ocorrer a aparição de nuvens. Isto é, a Auroral Boreal pode sim variar de cor, porém o país onde ela é encontrada não ocasiona nenhuma interferência no fenômeno.
4 – O lugar mais “fácil” para enxergar a Aurora Boreal é na Noruega.
Mentira.
A Noruega pode sim ser o lugar mais popular escolhido pelos turistas para enxergar tal fenômeno, mas não existe um lugar mais fácil para ver Aurora. Cada país e região onde podemos encontrar as Auroras têm suas características e suas peculiaridades, em alguns lugares o deslocamento é mais fácil, em outros o clima é mais agradável, em outro a logística pode ser melhor. Já em alguns lugares as acomodações são mais aconchegantes, mas isso não os torna mais “fáceis”. Com certeza a maneira mais “fácil” de ver a Aurora é estar bem assessorado com uma pessoa comprometida, experiente e que siga as normas de segurança.
5 – É só ficar por 3 ou 4 dias em algum país do Ártico, observando o céu, e enxergará o fenômeno.
Mentira.
É claro que se você conversar com um morador do Ártico, ele te dirá que já está cansado de ver Auroras. Mas para quem tem o sonho, nunca viu e viajou milhares de km para conhecer é melhor não correr o risco de viajar para Noruega ou outro país do Ártico e não presenciar o tão sonhado fenômeno. Levando em consideração que a região de Fairbanks no Alaska tem uma das melhores médias de Auroras Boreais no mundo e essa média não passa de 120 noites ao ano, essa atividade é menos que 70 visualizações a olho nu. E por este motivo não arrisque uma viagem com 3 ou 4 noites sem um especialista legalizado para lhe guiar e sem um roteiro específico.