Home » Russia » 6 curiosidades incríveis sobre a cultura russa

6 curiosidades incríveis sobre a cultura russa

cultura russa
24 set 2021 Russia 0 COMENTÁRIOS

A Rússia é cheia de maravilhas, desde sua história, até obras arquitetônicas e literárias. Por isso, conhecer a cultura russa é mergulhar em um mundo novo, cheio de particularidades.

Curioso para saber como funciona a vida dos russo no maior país do mundo? Confira esse post com 6 curiosidades sobre os costumes russos!

1. Os russos adoram receber visitas, mas não vá de mãos vazias!

jantar na russia

Uma das características da Rússia é a hospitalidade dos seus habitantes, inclusive com mesas postas e generosas. Os russos também gostam de visitar amigos e conhecidos.

Mas não vá de mãos vazias! Se um russo te convidar para visitar a sua casa, leve algo como forma de agradecimento e contribuição. Não se preocupe em levar coisas caras, o presente não é o importante, e sim o gesto de levá-lo.

2. É proibido usar sapatos dentro de casa

Quando falamos que é proibido entrar de sapatos na casa de alguém na Rússia, não queremos dizer que há uma lei que proíba isso. Na verdade, esse é mais um costume dos russos.

Se o anfitrião não tiver um chinelo para lhe oferecer, ainda assim recomendamos tirar os sapatos quando chegar à casa de alguém na Rússia. 

3. Compromisso com o “sim” e com o horário

No Brasil, temos o costume de dizer “sim” quando, na verdade, queremos dizer “veremos”. Na Rússia é diferente. Quando um russo disser para você que vai fazer algo ou ir a algum lugar, ele toma isso como um compromisso.

Além do comprometimento com a palavra, os russos são pontuais. Os famosos “5 minutinhos” são, de fato, um atraso na cultura russa!

4. O famoso sorriso russo

sorriso russo

Temos o costume de estranhar quando alguém não sorri para nós. No Brasil, um pequeno sorriso não significa grandes coisas, mas é uma maneira de deixar o outro confortável, nem que esse sorriso seja apenas para cumprimentar um desconhecido na rua.

Na Rússia, quando em contato com desconhecidos, é muito difícil arrancar um sorriso de um russo. Isso não significa que eles sejam apáticos, muito pelo contrário!

Os russos são brincalhões, animados e sarcásticos. Mas a cultura russa diferencia o comportamento entre familiares e amigos do comportamento com desconhecidos.

5. Banho russo

Você já ouviu falar no “banho russo”? O banho russo é um banho de vapor que, para os russos, purifica o corpo e a alma.

Os russos frequentam esse banho não apenas para se lavar, mas também para socializar com amigos.

Depois de uma estadia razoável no vapor, os russos costumam mergulhar em uma piscina de gelo ou água gelada. Parece loucura, né? Mas o ritual é muito interessante!

Se tiver a oportunidade de tomar um banho russo, não perca!

6. Os russos celebram o ano novo duas vezes!

Os russos seguem o calendário juliano, o que significa que muitas celebrações são atrasadas em duas semanas. O natal, por exemplo, cai dia 07 de Janeiro, enquanto o ano novo cai no dia 14 de Janeiro.

Embora o ano novo seja celebrado na virada do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro, muitas pessoas comemoram a data também no dia 14 de janeiro, celebrando um “feliz ano novo velho”.

Quer saber mais sobre a cultura russa?

Confira nossos outros posts sobre esse país incrível e cheio de maravilhas que é a Rússia!

 

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Conheça a culinária da Rússia: um misto de carnes, vegetais e sabores agridoces
Conheça a culinária da Rússia: um misto de carnes, vegetais e sabores agridoces
< LEIA MAIS
Conheça a Rússia, da Série Países do Ártico
Conheça a Rússia, da Série Países do Ártico
< LEIA MAIS
Turismo na Rússia: o maior país do mundo
Turismo na Rússia: o maior país do mundo
< LEIA MAIS