Home » Destinos » Visto ETIAS: entenda o que é, como tirar e quanto custa

Visto ETIAS: entenda o que é, como tirar e quanto custa

Visto ETIAS
05 mar 2021 Destinos, Dicas de Viagem, TIPOS DE VIAGEM 0 COMENTÁRIOS

Se você deseja viajar em 2022 para algum país da Europa fica ligado nessa novidade! A partir do ano que vem será obrigatório possuir uma permissão de viagem para entrar em diversos países europeus, chamado de visto ETIAS. 

Esse visto vem como uma medida de segurança do território, prevenindo a imigração irregular ou ilegal nos países da União Europeia. Países que antes eram isentos do visto – como o Brasil e mais de 14 países latino-americanos – precisarão providenciar essa autorização antes de sair de casa. 

Entenda com a gente o que é o visto ETIAS, como tirar e quanto ele custa. Acompanhe! 

O que é o visto ETIAS?

Primeiramente, a sigla ETIAS significa “Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem”. A União Europeia criou este programa, principalmente, para reforçar e proteger a segurança de suas fronteiras. 

Objetivo do ETIAS

Seu principal objetivo é identificar possíveis ameaças ou riscos associados a visitantes que viajam para países europeus. Atualmente, a entrada no continente é regida pelo Tratado de Schengen, que isenta automaticamente o visto de brasileiros na Europa por até 90 dias.

Porém, no formato atual, o turista precisa de alguns comprovantes de passagem de volta, hospedagem e condições financeiras, além de contar com um seguro de viagem com cobertura de no mínimo 30 mil euros. De acordo com o novo sistema, brasileiros que viajam à Europa para fins de turismo deverão solicitar uma isenção de visto para visitas com duração máxima de três meses. 

Por que o ETIAS foi criado?

De acordo com o Etias Visa, o objetivo desse visto é como se fosse uma forma de proteção a mais de suas fronteiras, identificando possíveis ameaças ou riscos associados a visitantes que têm como destino a Europa. Todas as inscrições são checadas através de diversos arquivos de segurança como SIS, EUROPOL DATA, VIS, Interpol e outros. 

Esse tipo de autorização foi criada apenas para viagens e visitas mais curtas. Estudantes e pessoas que desejam trabalhar no território devem solicitar um tipo diferente de visto.

Quando o ETIAS entra em vigência?

O cadastro no sistema entra em vigência para todos os visitantes que atualmente estão isentos de vistos até o final de 2022. A partir daí, essa autorização será obrigatória para todas as viagens de trânsito, negócios ou turismo com duração máxima de 90 dias. 

Quais países solicitam essa validação? 

Como dito anteriormente, o ETIAS será exigido de todos isentos de visto por todos os países da União Europeia, com exceção de Bulgária, Chipre, Irlanda e Romênia, pois essas nações têm regras próprias para a emissão de visto e não fazem parte do Espaço de Schengen.

Isso significa que você precisará emitir a autorização de viagem para 26 países, sendo 22 da União Europeia e outros quatro não pertencentes da UE (Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein)

Os países são: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.

Como fazer para tirar o ETIAS?

O ETIAS estará disponível de forma online para todos os viajantes que desejam visitar um ou mais países da União Europeia. E para se inscrever, o requerente precisa de um passaporte válido, endereço de e-mail e um cartão de débito ou crédito para realizar o pagamento da taxa de inscrição. 

Neste formulário, o viajante precisa informar seus dados pessoais, como nome, número de passaporte, nível de escolaridade, emprego, se possui parentes na Europa, o país de entrada da viagem e outros países que pretende visitar. Depois disso, o solicitante também precisa preencher um questionário de segurança e saúde, esclarecendo seus antecedentes criminais e condição médica. 

Quanto tempo leva a inscrição e validação?

A maioria das inscrições são processadas em questão de minutos, e todas elas são checadas através de vários arquivos de segurança. Assim que ela for revisada, o solicitante recebe o documento no endereço de e-mail fornecido. 

Caso o visto seja negado, o solicitante irá receber uma explicação dos motivos para a negação, e tem a oportunidade de contestar a recusa mediante a apresentação de novos documentos. 

Recomendo solicitar essa validação duas semanas antes de sua viagem, pois a inscrição pode passar por uma revisão adicional, que pode demorar de 96 horas,  duas semanas para poder saber se o pedido foi aprovado ou não.

Custos

A taxa de inscrição custa 7 euros, em torno de 60 reais aqui no Brasil. E menores de 18 anos não pagam essa taxa, estão isentos. O viajante mostra a validação digital, junto com o passaporte ao entrar no continente, e é válido por 3 anos ou até a expiração de seu passaporte. 

Agora que você já conhece o visto ETIAS e como solicitar ele, não vai esquecer na hora da sua expedição em! Confira nossos roteiros aqui.

E continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre a Expedição Aurora Boreal®!

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Quer ver a Aurora Boreal? Saiba qual é a melhor época
Quer ver a Aurora Boreal? Saiba qual é a melhor época
< LEIA MAIS
Países onde é possível ver a Aurora Boreal? Mitos e Verdades
Países onde é possível ver a Aurora Boreal? Mitos e Verdades
< LEIA MAIS
Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos
Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos
< LEIA MAIS