Home » Destinos » Turismo nas Ilhas Faroé: turismo épico no arquipélago dinamarquês

Turismo nas Ilhas Faroé: turismo épico no arquipélago dinamarquês

Turismo nas Ilhas Faroé
10 maio 2021 Destinos, Ilhas Faroe, Países do Ártico, TIPOS DE VIAGEM 0 COMENTÁRIOS

No último post da série “Turismo no Ártico”, vamos conhecer como é o turismo nas Ilhas Faroé, um conjunto mágico de ilhas no norte da Europa.

Turismo nas Ilhas Faroé
Ilhas Faroé na Dinamarca

Também conhecidas como Ilhas Feroe ou Ilhas Féroe, este arquipélago de 18 ilhas é um território dependente da Dinamarca.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essas ilhas e quais são suas principais atrações de turismo nas Ilhas Faroé.

Ilhas Faroé: um pouco de história e algumas curiosidades

Com uma população de apenas 147 mil pessoas, este arquipélago possui uma área total de 1500 km². 

A capital Tórshavn fica na maior ilha, chamada Streymoy, e possui uma população de 16 mil habitantes.

Desde 1948, as Ilhas Faroé são uma região autônoma da Dinamarca. Isso significa que possuem um Alto Comissário, que representa a Rainha Dinamarquesa, um parlamento com apenas uma câmara, e um primeiro-ministro, que é chefe de governo.

Aos poucos a região se torna cada vez mais autônoma em relação à Dinamarca, não sendo excluída, portanto, uma futura independência do país. 

As ilhas estão localizadas no norte da Europa, entre a Escócia, a Islândia e a Noruega.

Por sua morfologia “acidentada” e sua uma formação geográfica repleta de fiordes, nenhum local da ilha está a mais de 5 km do mar!

Em feroês, língua materna dos habitantes das ilhas, o nome “Ilhas Faroé” significa “ilha das ovelhas”.

E a razão é muito curiosa: existem mais ovelhas do que habitantes lá

A língua feroês é falada por todos os habitantes, mas o inglês também é bem comum, embora os sinais nas estradas sejam todos na língua local. Parte da aventura de conhecer um local e cultura novos!

Vamos conhecer agora as principais atrações turísticas deste arquipélago cheio de surpresas!

Turismo nas Ilhas Faroé

As Ilhas Faroé são um destino fantástico para quem gosta de turismo na natureza, pois suas maiores belezas e atrações estão relacionadas com a própria formação histórica e geológica das ilhas.

Túneis subaquáticos coloridos

túneis subaquáticos
Túnel subaquático nas Ilhas Faroé

Vamos começar com uma das únicas atrações turísticas que, diferentemente das outras, foi construída pelos homens nas Ilhas Faroé: seus túneis subaquáticos!

Para facilitar a locomoção entre as ilhas e incentivar o turismo, o governo local construiu diversos túneis subaquáticos que conectam a maioria das ilhas no arquipélago.

Como os maiores e mais famosos pontos turísticos estão localizados em diversas ilhas, você pode se locomover tranquilamente e de forma rápida entre elas para visitar todos os locais que desejar.

Além de, claro, também apreciar essa experiência única que é fazer um passeio de carro debaixo do mar em túneis coloridos!

Penhasco de Trælanípa

Penhasco nas Ilhas Faroé
Penhasco de Trælanípa nas Ilhas Faroé

Muito famoso nas redes sociais, o Penhasco de Trælanípa possui uma característica incrível: deixa o espectador duvidar da sua própria visão, pois causa a impressão de que o lago está acima do mar por uma mera ilusão de ótica.

No entanto, o lago Leitisvatn, também conhecido como Sørvágsvatn, está, de fato, a 140 m acima do mar!

O nome do penhasco, Trælanípa, significa “penhasco escravo”, e reza a lenda que este nome lhe foi dado ainda na Era Viking.

Cachoeira Fossá

cachoeira nas ilhas faroé
Cachoeira Fossá nas Ilhas Faroé

Fossá é a cachoeira mais alta encontrada no arquipélago, com uma queda de 140m no total, além de possuir uma cascata dupla.

Quando o clima não está chuvoso, a sua largura chega a ser relativamente pequena, mas quando chove bastante, sua largura pode chegar a 30m!

Ela fica localizada ao norte da principal ilha do arquipélago, Streymoy, e seu nome significa “rio com cachoeiras” na língua faroense.

Villingardalsfjall

Turismo nas Ilhas Faroé
Villingardalsfjall nas Ilhas Faroé

O Villingardalsfjall é um local que trago como exemplo do que se pode encontrar apenas passeando entre os vilarejos e mantendo um olhar atento à paisagem ao redor.

A trilha para esta montanha começa em Viðareiði, um assentamento que existe desde 1530 e que possui uma pequena igreja fundada em 1892.

No caminho também é possível vislumbrar a vista das ilhas Fugloy e Svínoy. 

Próximo à montanha, você encontra o penhasco de Enniberg, que é considerado um dos promontórios mais altos do mundo, com 754 metros de altura.

Ao longo de todos os passeios que você faz pelas ilhas, você se depara por todos os lados com paisagens pitorescas como essa.

Por isso, talvez a melhor recomendação para quem visita as Ilhas Faroé é manter sempre o olhar atento ao que a própria natureza local tem para oferecer.

Caçada à Aurora®

Aurora Boreal nas Ilhas Faroé
Expedição Aurora Boreal® que guiei e coordenei nas Ilhas Faroé em 2015.

Outra atração pitoresca que encontramos no arquipélago é a Caçada à Aurora®, um fenômeno da natureza que dadas as condições certas nos brinda com uma imagem e sensações indescritíveis para quem o presencia.

Por se localizar no extremo norte europeu, as Ilhas Faroé oferecem condições climáticas, geográficas e de luminosidade que possibilitam encontrarmos as famosas luzes do norte ou northern lights.

As condições climáticas e a intensidade das atividades solares são alguns dos elementos aos quais precisamos nos atentar para vislumbrar esse espetáculo da natureza.

Por isso, a nossa expedição oferece uma equipe técnica preparada para essa caçada! 

Com toda a segurança, conforto e respeitando a legislação local de cada país, guiamos essa empreitada para encontrar a Aurora Boreal em diversos formatos, cores e perspectivas.

Confira tudo sobre nossa próxima Expedição Aurora Boreal® para as Ilhas Faroé e venha conosco ver a olho nu essa maravilha épica da natureza num local estonteante como esse arquipélago mágico.

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Conheça a Rússia, da Série Países do Ártico
Conheça a Rússia, da Série Países do Ártico
< LEIA MAIS
Canadá, da Série Países do Ártico
Canadá, da Série Países do Ártico
< LEIA MAIS
Iglus de cristal: um local singular para ver a Aurora Boreal
Iglus de cristal: um local singular para ver a Aurora Boreal
< LEIA MAIS